[Festival] Longas de Kristen Stewart, Lav Diaz, o documentário Palestino, entre outros, marcam presença da distribuidora Filmes do Estação no Festival do Rio 2025

 

As Produções internacionais:


“A Cronologia da Água”, primeira direção de Kristen Stewart, que estreou na Mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes


“Fernão de Magalhães”, de Lav Diaz, protagonizado por Gael Garcia Bernal teve sua première no Festival de Cannes 


 “Nino de Sexta a Segunda”, de Pauline Loquès, Prêmio Estrela em Ascensão na Semana da Crítica


“Paraíso Prometido”, de Erige Sehiri, filme de abertura da Mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes


“Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe”, documentário Palestino de Sepideh Farsi, participou do ACID, no Festival de Cannes


“Nós acreditamos em vocês”,  de Charlotte Devillers e  Arnaud Dufeys que participou do Festival de Berlim 2025 com Menção Especial na Mostra “Perspectivas”


“As Correntes”, (As Correntes) de Milagros Mumenthaler, que esteve na competição dos Festivais de Toronto, San Sebastian e New York


“A Mensageira”, de  Iván Fund, vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Berlim 2025




Entre as produções internacionais, oito longas que participaram de vários festivais.“A Cronologia da Água”, primeira direção de Kristen Stewart, que estreou na Mostra Un Certain Regard, é o destaque. O longa de ficção “Nós acreditamos em vocês” (“On Vous Croit”) Charlotte Devillers, Arnaud Dufeys, participou do Festival de Berlim 2025.


O longa “Nino de Sexta a Segunda”, de Pauline Loquès, estreou na Semana da Crítica de Cannes 2025, onde conquistou o prêmio de Melhor Ator (Prêmio Estrela em Ascensão) e o Prêmio do Público (Valbonne Audience Award). No Festival de Deauville conquistou o Prix d'Ornano-Valenti )Prêmio de Melhor Primeiro Filme Francês), e foi selecionado para o Festival de Toronto 2025.


“Las Corrientes”, de Milagros Mumenthaler, que participou da competição em Toronto TIFF, do San Sebastian Film Festival e do New-York Film Festival deste ano


“Paraíso Prometido” (“Promissed Sky” ), de Erige Sehiri, que participou do Festival de Cannes 2025 na Mostra Un Certain Regard, do  Shanghai International Film Festival e do New Zealand Film Festival.


O documentário Palestino “Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe” (“Put your soul on your hand and walk”), de Sepideh Farsi, foi apresentado na ACID Cannes 2025 e no Festival de Toronto 2025.


“A Mensageira” (“El Mensaje”), de  Iván Fund, Prêmio do Júri na Berlinale 2025 e além de ser selecionado para o Festival de San Sebastian.


“Fernão de Magalhães”, de Lav Diaz, protagonizado por Gael Garcia Bernal teve sua première no Cannes Film Festival e esteve no New York Film Festival, Toronto International Film Festival, Sydney Film Festival e New Zealand Film Festival.



Filmes do Estação - Bio


Filmes do Estação, a distribuidora do Grupo Estação, fundada em 1990,  é responsável por inúmeros lançamentos de filmes independentes, brasileiros e internacionais, de sucesso de público e crítica. Neste período lançou mais de 300 títulos e relançou diversas coleções de clássicos. Em 2024, três dos seus lançamentos fizeram parte das listas de melhores do ano: o documentário francês “Orlando, Minha Biografia Política”, de Paul B. Preciado, “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa e “Malu”, de Pedro Freire - praticamente unanimidade entre o público e a crítica, Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante (Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha) no Festival do Rio e conquistou três prêmios no Grande Otelo 2025, oferecido pela Academia Brasileira de Cinema:  Melhor Primeira Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante para Juliana Carneiro da Cunha.


No primeiro semestre de 2025, lançou quinze filmes internacionais, com destaque para o indiano “Sempre Garotas”, da diretora Suchi Talati, vencedor do Prêmio do Público de Melhor Filme e do Prêmio Especial do Júri de Melhor Atriz no Festival Sundance de 2024, e para o mais recente filme do renomado diretor Costa-Gavras, “Uma Bela Vida”, - uma delicada e iluminadora reflexão sobre o fim da  vida,  que já ultrapassou 35.000 espectadores. Entre os clássicos,  começou com "Em Busca do Ouro", de Charlie Chaplin, e agora retoma seu projeto de coleções com a recém-lançada mostra Truffaut Por Completo, e o lançamento da coleção Agnès Varda ainda em 2025. Para 2026, a Filmes do Estação prepara o lançamento de grandes títulos, como o “As Vitrines”, novo longa da diretora e roteirista Flavia Castro, “A Cronologia da Água”, primeira direção de Kristen Stewart, que estreou na Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes e o longa documental Palestino "Put Your Soul in Your Hand and Walk”, que estreou na Mostra ACID Cannes. A distribuidora possui diversas parcerias com projetos ainda em fase de desenvolvimento, de forma a pensar estratégias de lançamento dos filmes desde o seu início.



@filmesdoestacao 






DESTAQUES FESTIVAL DO RIO 2025


FILMES INTERNACIONAIS







 A CRONOLOGIA DA ÁGUA 



QUA (08/10) 19:30 Cine Odeon - CCLSR 


SEX (10/10) 16:00 Estação NET Botafogo 1


DOM (12/10) 19:15 Estação NET Gávea 5



Fotos 



“A Cronologia da Água”, filme de estreia na direção da atriz e diretora Kristen Stewart, terá sua primeira exibição na Mostra Panorama do Festival do Rio 2025. Após participar do Festival de Cannes 2025 (França) na mostra Un Certain Regard, o longa chega ao Brasil, com distribuição da Filmes do Estação.



O longa, uma adaptação do livro de Lidia Yuknavitch, "The Chronology of Water," é protagonizado pela atriz Imogen Poots, que vive uma nadadora olímpica que luta para superar uma infância traumática marcada por abuso sexual. Criada em um ambiente dilacerado pela violência e pelo álcool, Lidia Yuknavitch parecia destinada à autodestruição e ao fracasso, até que as palavras lhe ofereceram uma liberdade inesperada na forma de literatura. 



Sinopse:


Uma nadadora olímpica foge de um lar abusivo com uma bolsa de estudos no Texas, mas a perde por conta de vícios. Por meio da escrita, da família e da autodescoberta, ela supera seu passado.



Elenco: Imogen Poots, Thora Birch, Jim Belushi, Tom Sturridge, Charllie Carrick, Jeremey Ang Jones, Kim Gordon.



Ficha técnica:


Direção: Kristen Stewart


Fotografia: Corey C. Waters


Design de produção: Jennifer Dunlap


Produção: Scott Free, CG Cinema International, Forma Pro Films SIA, Nevermind Pictures


Distribuidora brasileira: Filmes do Estação




Festival de Cannes Primeira exibição do filme



Kristen Stewart teve uma estreia como diretora no Festival de Cannes 2025, com o filme "A Cronologia da Água" (The Chronology of Water), apresentado na mostra Un Certain Regard e aclamado pela crítica com aplausos de pé. A atriz também chamou atenção pelo seu estilo no tapete vermelho.



Bio Kristen Stewart


A atriz Kristen Stewart, aclamada internacionalmente, atua desde a infância e ganhou amplo reconhecimento em 2008 com a saga de filmes Crepúsculo (2008–2012). Stewart estrelou uma grande variedade de produções, alcançando sucesso tanto em projetos comerciais quanto independentes. Entre seus trabalhos no cinema estão Branca de Neve e o Caçador (2012), A Longa Caminhada de Billy Lynn, de Ang Lee (2016), além de diversas seleções no Festival de Cannes: Na Estrada, de Walter Salles (2012), Acima das Nuvens, de Olivier Assayas (2014) — pelo qual recebeu inúmeros prêmios, incluindo um César de Melhor Atriz Coadjuvante —, Personal Shopper (2016), escrito especialmente para ela pelo mesmo diretor, e Café Society, de Woody Allen.


Em 2017, Stewart dirigiu seu primeiro curta-metragem, Come Swim, que teve sua estreia no Festival de Cannes. Em 2025, estreia na direção de longas-metragens com “A Cronologia da água”, baseado no livro de memórias homônimo da escritora Lidia Yuknavitch, e que teve sua première Mundial na Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes.





Nós Acreditamos em Vocês (On vous croit)





QUI (02/10) 16:45 Estação NET Botafogo 1


QUA (08/10) 19:00 Estação NET Rio 4


DOM (12/10) 21:45 Estação NET Gávea 3



Sinopse:


Hoje, Alice está perante um juiz, sabendo que não há margem para erro. Ela precisa falar por seus filhos e confrontar o pai deles, já que sua custódia está sendo questionada. Será que ela conseguirá fazer as vozes deles serem ouvidas e protegê-los antes que seja tarde demais?



Festivais:


Festival de Berlim 2025 (Alemanha) – Menção Especial na Mostra Perspectivas


TOFIFEST International Film Festival 2025 (Polônia) | Menção Honrosa para a atriz Myriem Akheddiou


Reims International Thriller Film Festival 2025 (França) | Prêmio Sang Neuf, Prêmio Jovem, Prêmio Especial do Júri de Melhor Atriz para Myriem Akheddiou




Direção: Charlotte Devillers, Arnaud Dufeys


Roteiro: Charlotte Devillers, Arnaud Dufeys


Fotografia: Pépin Struye


Edição: Nicolas Bier


Trilha Sonora: Lolita Del Pino


Design de Som: Lolita Del Pino


Direção de Arte: Mathilde Lejeune


Casting: Coline Potier


Produtores: Arnaud Dufeys, Arnaud Ponthière


Produtores Executivos: Arnaud Dufeys, Arnaud Ponthière


Empresa produtora: Makintosh Films


Distribuidora brasileira: Filmes do Estação



Elenco:


Myriem Akheddiou (Alice)


Laurent Capelluto (O Pai)


Natali Broods (A Juíza)


Ulysse Goffin (Etienne)


Adèle Pinckaers (Lila)



Ficção, Drama, Francês, Cor, DCP, 78 min.


Bélgica, 2025



Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1hcU0cpi1z_Tn_hiXvUsxfNYVaZNf-DUw?usp=sharing




NINO DE SEXTA A SEGUNDA




QUI (02/10) 19:00 Estação NET Gávea 2


SAB (04/10) 21:00 Estação NET Rio 4


SEX (10/10) 14:00 Estação NET Botafogo 1




Sinopse:


Em três dias, Nino enfrentará um grande desafio. Mas, primeiro, seus médicos lhe atribuíram duas tarefas vitais. Duas missões que levarão o jovem em uma jornada por Paris, forçando-o a se reconectar com o mundo — e consigo mesmo.



Festival e prêmios:


Festival de Cannes 2025 (França) – Prêmio Estrela em Ascensão na Semana da Crítica e Prêmio do Público Valbonne


Prix d'Ornano-Valenti – Prêmio de Melhor Primeiro Filme Francês


Festival de Toronto TIFF 2025 (Canadá) | 


Toronto International Film Festival 2025 (TIFF) | Platform Competition



Ficha técnica:


Elenco:


Théodore Pellerin


William Lebghil


Salomé Dewaels


Jeanne Balibar



Direção e roteiro: Pauline Loquès


Produção: Sandra da Fonseca


Fotografia: Lucie Baudinaud


Som: Nassim El Mounabbih, Claire Cahu, Amaury Arboun, Simon Apostolou


Edição: Clémence Diard


Direção de Arte: Aurette Leroy


Empresa produtora: Blue Monday Productions


Distribuidora brasileira: Filmes do Estação


Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1CDZpoWG6Fc7BzxDOaBesmaHcfqfRgl3N?usp=drive_link


PARAÍSO PROMETIDO (PROMISED SKY)





SAB (04/10) 14:00 Kinoplex São Luiz 3


TER (07/10) 18:30 Cinesystem Belas Artes 2


QUI (09/10) 21:00 Estação NET Rio 4



Sinopse:


Marie, uma pastora marfinense e ex-jornalista, vive na Tunísia há dez anos. Sua casa torna-se um refúgio para Naney, uma jovem mãe em busca de um futuro melhor, e Jolie, uma estudante determinada que carrega as esperanças de sua família. A chegada de uma menina órfã desafia seu senso de solidariedade em um clima social tenso, revelando tanto sua fragilidade quanto sua força.



Festivais:


Festival de Cannes 2025 (França) | Un Certain Regard


Shanghai International Film Festival 2025 | Fora de competição


New Zealand Film Festival 2025 | Retratos



Ficha técnica:



Direção: Erige Sehiri


Roteiro: Erige Sehiri, Anna Ciennik, Malika Louati


Elenco: Aïssa Maïga, Deborah Christelle Lobe Naney, Laetitia Ky


Empresas produtoras: Maneki Films, Henia Production



País: França, Tunísia, Catar


Duração: 92 minutos




As Correntes (Las Corrientes)





DOM (05/10) 14:45 Estação NET Gávea 5


SEX (10/10) 18:45 Kinoplex São Luiz 4


SEG (13/10) 16:30 Estação NET Botafogo 1



Sinopse:


Durante uma viagem de negócios a Genebra, uma decisão impulsiva de Lina leva a consequências perigosas. De volta a Buenos Aires, ela tenta enterrar seu segredo, mas o passado sombrio que deixou para trás ressurge para ameaçar sua vida atual.



Festivais:


Festival de Toronto TIFF 2025 (Canadá) | Platform Competition


San Sebastian Film Festival 2025 (Espanha) | Competição Internacional


New-York Film Festival 2025 (Estados Unidos) | Competição principal



Direção: Milagros Mumenthaler


Elenco: Isabel Aimé González Sola


Fotografia: Gabriel Sandru


Montagem: Gion-Reto Killias


Produção: Eugenia Mumenthaler, Violeta Bava, Rosa Martínez Rivero, David Epiney


Empresas Produtoras: Alina Film, Ruda Cine


Direção de Arte: Ailí Chen


Figurino: Simona Martínez


Roteiro: Milagros Mumenthaler


Som: Carlos Ibañez Diaz, Federico Esquerro, Denis Séchaud


Distribuição brasileira: Filmes do Estação



País: Suíça, Argentina.


Idioma: Espanhol


Duração: 104 min.



Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1wsMhDXURlsqrIbn2RmWhHOCleHfIG0n0?usp=drive_link




GUARDE O CORAÇÃO NA PALMA DA MÃO E CAMINHE 





SAB (04/10) 15:45 Cine Carioca José Wilker - Sala 2


SEG (06/10) 16:00 Cinesystem Belas Artes 2


QUI (09/10) 18:45 Estação NET Rio 4



Sinopse:


Uma cineasta conecta-se com uma mulher palestina em Gaza que documenta a vida sob bombardeios. Seus mais de 200 dias de trocas digitais ganham um novo significado após a morte de Fatem em um ataque israelense em 16 de abril de 2025.



Festivais:


ACID Cannes 2025 (França)


Festival de Toronto TIFF 2025 (Canadá) | Premiere Norte Americana



Ficha técnica:



Direção: Sepideh Farsi


Elenco: Fatma Hassona


Fotografia: Sepideh Farsi


Edição: Sepideh Farsi, Farahnaz Sharifi


Produtor Executivo: Javad Djavahery


Empresa de Produção: Rêves d'Eau Productions


Som: Pierre Carrasco


Trilha Sonora Original: Cinna Peyghamy


Distribuição brasileira: Filmes do Estação



Reportagens: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/04/19/saiba-quem-era-fotografa-morta-pouco-apos-filme-em-que-atuou-ser-selecionado-para-festival-em-cannes.ghtml



https://www.theguardian.com/film/2025/aug/20/put-your-soul-on-your-hand-and-walk-review-fatima-hassouna-memorial-palestine





A MENSAGEIRA (EL MENSAJE)





SEX (03/10) 16:50 Estação NET Rio 5


QUA (08/10) 21:30 Cinesystem Belas Artes 4


SAB (11/10) 19:45 CineCarioca José Wilker 2



Sinopse:


Nas estradas empoeiradas do interior da Argentina, o dom de uma jovem menina leva seus guardiões oportunistas a vender consultas mediúnicas para animais como forma de sustento. Seja mágica ou fraude, uma coisa é certa: o serviço é real — e a inocência, um tesouro.



Stills: https://drive.google.com/drive/folders/1oVVGhm-EcTY3asd57667EoDDA9kQe3-q?usp=drive_link



Festivais:


Berlinale – Competição – Prêmio do Júri


San Sebastian International Film Festival – Horizontes Latinos


International Film Festival of Uruguay – Around the World


Hong Kong International Film Festival – Global Vision


Istanbul Film Festival – Around the World


Beijing International Film Festival – Tiantian Award Competition – Best Supporting Actress, Best Artistic Contribution, Best Cinematography


Jeonju International Film Festival – World Cinema


Art Film Fest Kosice



Bio diretor:


Iván Fund nasceu em San Cristóbal, Argentina, em 1984. Seus filmes foram exibidos em festivais como Cannes (Un Certain Regard), Veneza, Berlim, San Sebastián, Rotterdam, Viennale, BFI Londres, Busan, BAFICI, Havana, Neighboring Scenes no Lincoln Center, Lima e Mar del Plata, entre muitos outros, recebendo diversos prêmios.


Além de dirigir seus próprios projetos, Fund atua também como roteirista, produtor, diretor de fotografia e montador. Seu mais recente filme, El Mensaje, participou do WIP Latam do Festival de San Sebastián em 2024 e terá sua estreia na Competição Oficial da Berlinale 2025.


Filmografia:


The Message – 2025


Dusk Stone – 2021


The will come soft rains – 2018


Toublanc – 2017


The Organism – 2015


The Amazement – 2014


AB – 2013


I got lost a week ago – 2012


Today I Felt No Fear – 2011


The Lips – 2010


The Laugh – 2009



Elenco

Mara Bestelli



Marcelo Subiotto



Anika Bootz



Betania Ca


ppato



Equipe Técnica

Direção: Iván Fund



Roteiro: Iván Fund, Martín Felipe Castagnet











FERNÃO DE MAGALHÃES





DOM (05/10) 20:20 Estação NET Rio 4


DOM (12/10) 13:45 Cinesystem Belas Artes 4


TER (14/10) 16:30 Estação NET Botafogo 1


 


Sinopse: Século XVI. Fernão de Magalhães, um jovem e ambicioso navegador português, se rebela contra o poder do Rei, que não apoia seu sonho de descobrir o mundo. Ele convence a Coroa Espanhola a financiar sua ousada expedição às lendárias terras do Oriente. A viagem se revela exaustiva além do imaginável, com a fome e os motins levando a tripulação ao limite. Ao chegar às ilhas do arquipélago malaio, Magalhães muda de postura. Ele se torna obcecado pela conquista e pela conversão, o que desencadeia levantes violentos fora de seu controle.


Esta não é a lenda de Magalhães, mas a verdade sobre sua jornada.


Stills: https://drive.google.com/drive/folders/1jZRr9wRa4FfbH1blWw6LvgVgSzXAI-jE?usp=drive_link


Direção LAV DIAZ


Protagonizado por GAEL GARCÍA BERNAL





Festivais:



Cannes Film Festival – Cannes Premiere


New York Film Festival – Main Slate


Sydney Film Festival


New Zealand Film Festival – Journeys – South East Asia


Toronto International Film Festival – Wavelengths


Busan International Film Festival – ICON



Elenco:


Gael García Bernal


Ângela Azevedo


Amado Arjay Babon


Ronnie Lazaro


Hazel Orencio


Tomás Alves


Bong Cabrera


Brontis Jodorowsky


Baptiste Pintaux



Bio diretor:

Lav Diaz é um cineasta radicado nas Filipinas. É reconhecido por seu estilo narrativo contemplativo e pela profunda exploração do panorama sociopolítico filipino através do cinema. Nascido em 1958, em Cotabato, Diaz influenciou profundamente a cena cinematográfica internacional com sua abordagem única à duração e à narrativa.

Sua obra frequentemente aborda temas como a história, o sofrimento e a condição humana, marcada por um estilo característico que inclui longos planos e visuais em preto e branco. Entre seus principais filmes estão Norte, o Fim da História (2013), Do Que Vem Antes (2014) e A Mulher que Se Foi (2016), que receberam aclamação da crítica e diversos prêmios em prestigiados festivais internacionais, como o Festival de Veneza e a Berlinale.

Seus filmes são amplamente exibidos e desafiam o público tanto pela duração quanto pela profundidade, ultrapassando os limites do cinema convencional para criar narrativas provocativas e reflexivas.





Nenhum comentário