Novidades

[News] Vida e obra de Alceu Valença são tema de documentário

“Alceu Valença — Na Embolada do Tempo” viaja pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença: da infância na cidade de São Bento do Una, no agreste pernambucano, passando pelo início da carreira como músico profissional pela incorporação de influências da cultura popular, até culminar em seu estrelato, com o sucesso de suas canções, shows em diversas partes do mundo e aparições na televisão.

O documentário, a ser exibido pelo Curta!, mostra os bastidores de uma maratona de shows feitos ao longo de 2018, além de sua vasta produção musical e de suas reflexões sobre seu passado, sobre sua relação com a música, com suas raízes e com as mazelas do mundo. Produzido pela TVZero, o longa foi dirigido por Paola Vieira (de “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana”) e viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A exibição é na Segunda da Música, 06/01, às 22h30.

Série ‘Cineastas’ dedica episódio inédito ao diretor Claudio Assis

O diretor pernambucano Claudio Assis, responsável por filmes como “Baixio das Bestas”, “A Febre do Rato” e “Piedade” – este último lançado recentemente -, está sob as lentes de Hermes Leal em episódio inédito da série “Cineastas”, exibida no Canal Curta!. Claudio fala de seus filmes, sempre realizados com parcerias de sucesso, como os atores Matheus Nachtergaele, Dira Paes, Chico Díaz, Leona Cavalli e Hermila Guedes, além de Xico Sá, Walter Carvalho, Hilton Lacerda e Lírio Ferreira. Episódio inédito na Quarta do Cinema, 08/01, às 23h10.

Segunda da Música – 06/1

22h30 – "Alceu Valença – Na Embolada do Tempo” (Documentário)
O filme é uma viagem pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença, personagem único da música brasileira. Sua obra e reflexões são apresentados através da costura de músicas, depoimentos, vasto material de arquivo e registros de viagens feitas pela equipe do documentário com Alceu e sua equipe ao longo de 2018. Diretores: Paola Vieira . Duração: 86min Classificação: Livre. Horários alternativos: 7 de janeiro, terça-feira, às 02h30 e às 16h30; 8 de janeiro, quarta-feira, às 10h30; 11 de janeiro, sábado, às 13h05; 12 de janeiro, domingo, à 22h20.

Terça das Artes – 07/1

23h – "Joan Miró de perto” (Documentário)
Joan Miró é uma figura icônica no mundo artístico. Quanto mais o tempo passa, mais seu trabalho se torna universal: ultrapassa fronteiras e gêneros, vai além de museus, está nas paredes de prestigiadas instituições e se estende ao design e à arquitetura. Este documentário traz a excepcional presença de Joan Punyet Miró, seu administrador e neto, e acessa seu estúdio, revelando arquivos nunca vistos para descobrir a faceta menos conhecida do artista: sua privacidade. Diretor: Albert Solé Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 8 de janeiro, quarta-feira, às 03h e às 17h; 9 de janeiro, quinta-feira, às 11h; 12 de janeiro, sábado, à 14h

Quarta de Cinema – 08/01

20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz os curtas-metragens “Sem Coração” e “E o Galo Cantou”

Sem Coração
Léo vai passar férias na casa de seu primo, em uma vila pesqueira. Lá, ele conhece uma menina apelidada de "Sem Coração".. Diretor: Nara Normande. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 9 de janeiro, quinta-feira, às 00h e às 14h; 10 de janeiro, sexta-feira, às 08h; 11 de janeiro, sábado, às 14h40; 12 de janeiro, domingo, à 01h.

E o Galo Cantou
Em uma pequena propriedade rural, Pedro quer se abrir para o mundo e conhecer coisas novas, mas ele é o filho que ficou para cuidar da terra e da família. Diretor: Daniel Calil Duração: 22min. Classificação: Livre Horários alternativos: 9 de janeiro, quinta-feira, às 00h28 e às 14h28; 10 de janeiro, sexta-feira, às 08h28; 11 de janeiro, sábado, às 15h10; 12 de janeiro, domingo, à 01h30.

23h10 – “ Cineastas” (Série) - Episódio: “Claudio Assis”
A maneira singular de filmar do cineasta pernambucano Cláudio Assis, que solta o verbo para falar de seus filmes, sempre realizados com parcerias de sucesso, como os atores Matheus Nachtergaele, Dira Paes, Chico Díaz, Leona Cavalli e Hermila Guedes, além de Xico Sá, Walter Carvalho, Hilton Lacerda e Lírio Ferreira. Diretor: Hermes Leal. Duração : 45min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 9 de janeiro, quinta-feira, às 03h10 e 17h10; 10 de janeiro, sexta-feira, às 11h10; 11 de janeiro, sábado, às 22h; 12 de janeiro, domingo, às 13h.

Quinta do Pensamento – 09/01

21h40– “José e Pillar” (Série) - Relato sobre a vida do grande escritor português José Saramago e de sua mulher Pilar del Rio enquanto ele termina um de seus livros em sua casa na Espanha. O cotidiano simples e amoroso do casal é retratado de forma singela e direta Diretor: Miguel Gonçalves Mendes Duração: 127min Classificação: Livre. Horários alternativos: 10 de janeiro, sexta-feira, às 01h40 e às 15h40; 11 de janeiro, sábado, às 18h10; 13 de dezembro, segunda-feira, às 9h40.

Sexta da Sociedade – 10/01

22h20 – “ Cortina de Fumaça” (Documentário)
O filme "Cortina de Fumaça" coloca em discussão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas consequências político-sociais em países como o Brasil, em particular na cidade do Rio de Janeiro. Através de entrevistas nacionais e internacionais com médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis, o jornalista Rodrigo Mac Niven traz uma nova visão neste início do século XXI, que rompe o silêncio e questiona o discurso proibicionista. Um documentário sobre um tema polêmico que precisa ser debatido de forma honesta e atual. Diretor: Rodrigo Mac Niven . Duração: 87 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 11 de janeiro, sábado, às 02h20; 13 de janeiro, segunda-feira, 16h20; 14 de janeiro, terça-feira, às 10h20.

Sobre o Curta!

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento  em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais:

www.facebook.com/CanalCurta , https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br .



Nenhum comentário