[News] Alexandre Tharaud lança ¨Versailles¨



Quem, se não Alexandre Tharaud, seguiria um álbum dedicado às formidáveis três sonatas finais de Beethoven com um recital de peças compactas de Lully, Rameau, François Couperin e outros compositores associados à corte francesa nos séculos XVII e XVIII?

“Sempre fui atraído pela música francesa desse período”, explica Tharaud, cujo amplo catálogo para o selo Erato abrange Bach, Scarlatti, Haydn, Mozart, Chopin, Brahms, Rachmaninov, Satie, a música do Jazz Age Paris e a obra da cantora e compositora francesa Barbara. “Eu vejo este álbum como um buquê de peças curtas de diferentes compositores da época. É uma homenagem aos compositores de Versalhes. Eles foram ativos durante os reinados de Luís XIV, Luís XV e Luís XVI e o mais novo deles, Claude Balbastre, morreu em 1799, 10 anos após o início da Revolução Francesa”.

Segundo Tharaud e até onde sabemos, várias dessas peças não foram gravadas anteriormente no piano moderno - ele menciona a música de Balbastre, Jacques Duphly e Pancrace Royer. Como ele explica, Lully não escreveu para teclado solo, mas a orquestra Marche Pour La Cérémonie Des Turcs, do Le Bourgeois Gentilhomme foi transcrita para piano várias vezes. Para este álbum, Tharaud fez o próprio arranjo da peça, com o objetivo de capturar toda a riqueza de suas sonoridades e enfatizar sua natureza dançante.

Algumas das peças que Tharaud considerou para inclusão pareciam imediatamente confortáveis no teclado do piano; outras pareciam pesadas e, portanto, inadequadas para o álbum. Por exemplo, a escrita altamente ornamentada de Jean-Henry d'Anglebert (1629-1691) pode ser complicada no instrumento moderno, que tem uma ação e sonoridade mais pesadas do que um cravo do século XVII. Dito isto, uma das cinco obras de D'Anglebert que Tharaud selecionou foi originalmente escrita para órgão (o túmulo da Fuga), e ele ressalta que Rameau às vezes concebia sua música de teclado em termos orquestrais, organizando certas peças de teclado para orquestra.

Tharaud lança o programa com uma obra que descreve como "uma obra-prima absoluta", o Prelúdio que abre o primeiro livro de peças de teclado de Rameau. "É como estar sozinho em Versalhes, abrindo as portas e entrando naquelas salas enormes e imponentes. A música começa com uma primeira seção de simplicidade contemplativa e desarmante, e depois se move para um prelúdio claramente definido que poderia ter sido escrito por Bach. De certa forma, resume todo o programa em apenas alguns minutos”.



Confira a tracklist do projeto:

Jean-Philippe RAMEAU (1683 – 1764) : Prélude from Premier Livre de pièces de clavecin (1706): Suite in A minor
Jean-Philippe RAMEAU (1683 – 1764) : Le Rappel des oiseaux from Pièces de clavecin (1724): Suite in E minor
Robert DE VISÉE (1655 – 1733) : Sarabande from Livre de pièces pour la guitare (1686) Suite No.9 in D minor
Jean-Philippe RAMEAU (1683 – 1764) : Tambourin from Pièces de clavessin: Suite in E minor
Joseph-Nicolas-Pancrace ROYER (1705-1755) : L’Aimable from Premier livre de pièces pour clavecin (1746)
Jean-Philippe RAMEAU (1683 – 1764) : Gavotte et Doubles from Nouvelles Suites de pièces de clavecin (1726–7): Suite in A minor
Jean-Henry D'ANGLEBERT (1629-1691) : Sarabande “Dieu des Enfers”  after Jean-Baptiste Lully’s La Naissance de Vénus in Pièces de clavecin
Joseph-Nicolas-Pancrace ROYER (1705-1755) : La Marche des Scythes from Premier livre de pièces pour clavecin
Jean-Philippe RAMEAU libretto LOUIS FUZELIER : Aria: “Viens, Hymen” (Phani) from Les Indes galantes (Deuxième Entrée, Scène 2)
Joseph-Nicolas-Pancrace ROYER (1705-1755) : Premier et Deuxième Tambourin from Premier livre de pièces pour clavecin
François COUPERIN (1668 – 1733) : Les Ombres errantes from Quatrième Livre de pièces de clavecin (1730): Ordre 25ème de clavecin in E flat
Jacques DUPHLY (1715-1789) : Rondeau “La Pothouïn” from Quatrième Livre de pièces de clavecin (1768)
JEAN-PHILIPPE RAMEAU transcr. piano 4-hands LÉON ROQUES : Les Sauvages from Nouvelles Suites de pièces de clavecin: Suite in G (excerpt)
Jean-Henry D'ANGLEBERT (1629-1691) : Chaconne [from Pièces in C]
Jean-Henry D'ANGLEBERT (1629-1691) : Ouverture de Cadmus after Lully’s Cadmus et Hermione, in Pièces de clavecin
François COUPERIN (1668 – 1733) : Passacaille from Deuxième Livre de pièces de clavecin (1717): Ordre 8ème de clavecin in B minor
Jean-Henry D'ANGLEBERT (1629-1691) : Fugue grave pour orgue in Pièces de clavecin
Jacques DUPHLY (1715-1789) : La de Belombre from Troisième Livre de pièces de clavecin (c.1756)
Jean-Baptiste LULLY (1632 – 1687) - transc. piano ALEXANDRE THARAUD : Marche pour la cérémonie des Turcs from the comédie-ballet Le Bourgeois Gentilhomme
Claude BALBASTRE (1724 – 1799) : La Suzanne from Premier Livre de pièces de clavecin (1759)
Jean-Henry D'ANGLEBERT (1629-1691) : Variations sur Les Folies d’Espagne in Pièces de clavecin

Alexandre Tharaud, piano
Sabine Devieilhe, soprano (track #9)
Justin Taylor, piano (track #13)


Ouça agora na plataforma digital de sua preferência:

                                                        Spotify:
                                                        Deezer:
                                                        Apple Music:
                                                       YouTube Music:




Nenhum comentário