[Critica] Elis


Cantora desde a infância, Elis Regina Carvalho Costa (Andreia Horta) entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli (Gustavo Machado), com quem acaba se casando. Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a "Pimentinha" não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos.

O que eu achei?
Admito que não sou um grande fã de MPB, mas por curiosidade resolvi ir assistir o filme que retrata a vida e morte da nossa saudosa Elis Regina. Fui com a mente aberta para entender um pouco da história dessa cantora que tanto nos agraciou com sua voz estupenda, e digo logo de cara, que me surpreendi com tamanha qualidade do filme que me foi apresentado na tela.

O filme tem uma qualidade incrível, e retrata logo no inicio essa história da menina humilde que vem para cidade grande, cheia de sonhos para conseguir seu lugar ao sol, uma voz de surpreender qualquer um, e um coração cheio de sonhos, foi assim que a pequena (literalmente) Elis, chega à cidade do Rio de Janeiro, para uma gravação em uma gravadora que havia lhe prometido uma chance de ser lançada através deles.
Mas como nem tudo é perfeito e coisas mudam, ela e seu pai são trazidos a realidade do mundo dos negócios, e modéstia a parte, até mesmo eu não teria fechado negócios com uma cantora que viesse dois meses atrasada para a gravação do seu CD.
Mas não foi esse não que fez com que a menina do sul desistisse do seu maior sonho que era se tornar cantora.

Sua vida nos é apresentada de uma forma tão informal, com cenas que realmente são tão real, que muitas vezes esqueci que estava assistindo um filme, e me via como se estivesse assistindo a própria Elis nas situações retratadas. Andreia Horta, que trouxe à vida a Elis no filme, merece aplausos de pé, pois sua atuação incrível foi imprescindível para fazer esse filme me surpreender tanto quando o mesmo fez.

Esse filme consegue nos trazer algo histórico, emotivo e importante no sentido cultural, pois nos apresenta a história de alguém tão conhecido, e nos enche com o íntimo da vida de alguém que até então, podemos não ter tido a oportunidade de conhecer a fundo sua carreira e pessoal. Elis Regina é sentimento, é paixão, é complexidade. O filme retrata cada ponto de sua complexa personalidade com uma perfeição incrível, que me impressionou ao ponto de não desgrudar os olhos da tela e ficar com aquela cara de quero mais a cada momento de suspense.

Então, RECOMENDO com letras maiúsculas esse filme incrível, que com certeza irá encher os olhos de todos que assistirem, e que irá trazer a história de uma das maiores cantoras do Brasil, com seu requinte, seu trabalho maravilhoso, e sua voz FENOMENAL.

Trailer:


8 comentários:

  1. Um filme que assistirei com minha mãe, com certeza.
    Fernandabapcorreia@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, sem exagero algum,a cantora marcou a história da música brasileira.
    Dizem que possuía uma personalidade forte e marcante.

    Bem,gosto de MPB,mas da cantora curto somente umas duas músicas... Mas mesmo assim gostaria de assistir o filme ,e conhecer um pouco mais de sua história.

    Boa dica!

    ResponderExcluir
  3. Oi IAN
    Elis é DIVA! Acho sensacional quando lançam filmes assim, precisamos incentivar mais as pessoas a conhecerem os cantores de MPB <3
    Com certeza ela tem uma história emocionante e estou louca para assitir!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Fiquei na dúvida se tenho que por meu e-mail em todos os comentários ou só no da postagem que estou participando do TOP comentarista...
    na dúvida segue
    aichha_carolina_p@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. eu não tive oportunidade de assistir (e acho que por aqui já saiu do cinema)
    eu adoro a voz da elis, confesso que não sou muito fã de biografias, mas como minha mãe e irmã são eu anotei a dica para assistir com elas
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Séria eu a maior não conhecedora de MPB ? Porque eu não fazia a minha ideia de quem é essa cantora, tenho certeza que meu pai deve saber, então eu li a resenha meio que perdida mas nada que uma busca no Google depois não ajude. Eu acho que vou dar uma chance ao filme vai que eu gosto. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ian!
    Como minha adolescência foi permeada pelas músicas fabulosas da Elis, de quem sou eternamente fã, ver um filme que a homenageia e conta um pouco de sua vida e de seu lado artístico é fabuloso.
    Certeza que assistirei.
    Semaninha cheia de felicidade!!!
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir