[News] Dia Nacional do Livro: caso de saudação nazista no Rio chama atenção para protagonismo feminino na extrema direita
Livro de pesquisadoras da UFF e da USP investiga como mulheres constroem liderança e mobilização política na extrema direita brasileira
Como as mulheres participam da construção e da disseminação de ideias da extrema direita brasileira? Essa é uma das questões investigadas pelas pesquisadoras Christina Vital da Cunha, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Jacqueline Moraes Teixeira, da Universidade de São Paulo (USP), no livro Mulheres e extrema direita no Brasil. Publicada pela Editora Elefante, a obra analisa a atuação de lideranças femininas e as relações entre política, gênero, religião e redes digitais.
O tema ganha um exemplo recente com o registro de uma mulher fazendo uma saudação nazista ao deixar um local de votação no Rio de Janeiro, durante o segundo turno das eleições de 2026. O nazismo é uma ideologia totalitária, racista e ultranacionalista, historicamente associada à extrema direita. Embora o episódio represente uma manifestação específica de extremismo, a atuação feminina nesse campo político abrange diferentes formas de participação, que não se restringem a manifestações explícitas de radicalismo.
Em Mulheres e extrema direita no Brasil, as autoras examinam como mulheres constroem lideranças, disputam espaço na política institucional e mobilizam bases eleitorais. A pesquisa acompanha também a circulação de ideias em meios de comunicação, comunidades religiosas e redes digitais, analisando como referências de gênero, maternidade e família são mobilizadas na construção de autoridade e engajamento político.
O debate ocorre em um contexto de violência política no país. Segundo balanço divulgado pelo governo federal em 28 de outubro, 45 ocorrências registradas entre 24 e 26 de outubro deixaram 47 vítimas, dez delas mortas. De acordo com o levantamento, as vítimas eram apoiadoras de Lula, e os autores seriam apoiadores ou partidários de Flávio Bolsonaro. Os episódios incluem agressões físicas, atropelamentos intencionais e ataques com armas de fogo.
Ficha técnica
Livro: Mulheres e extrema direita no Brasil
Autoras: Christina Vital da Cunha e Jacqueline Moraes Teixeira
Editora: Elefante
2026
112 páginas

Nenhum comentário