[News] Mostra gratuita “Do sonho à realidade: cinema e inteligência artificial” entra em sua segunda e última semana de programação na CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Mostra gratuita “Do sonho à realidade: cinema e inteligência artificial” entra em sua segunda e última semana de programação na CAIXA Cultural Rio de Janeiro
A mostra reúne longas como Metrópolis, Solaris, 2001: Uma Odisseia no Espaço, Robocop e Wall·E, entre outras produções que integram a programação, além de palestras, oficinas e sessões especiais
A partir de terça-feira, 04 de novembro, a mostra “Do sonho à realidade: cinema e inteligência artificial”, entra em sua reta final na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, onde apresenta um mergulho nas diferentes formas de representação da tecnologia na sétima arte. Com programação gratuita, o evento reúne clássicos e obras contemporâneas que atravessam quase um século de imaginação sobre tecnologia, consciência e imagem, refletindo sobre como filmes de THX 1138 (1971), de George Lucas, a “Ela” (2013), de Spike Jonze, espelham as ansiedades e esperanças humanas. Produzida pela Almendra Produções, com coprodução da Lúdica Produções e patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, a mostra reafirma a importância do cinema como espaço de reflexão sobre o futuro e a relação entre humanidade e inteligência artificial.
Entre os destaques desta última semana estão longa como Matrix (Lana Wachowski, Lilly Wachowski, 1999), “Robocop – O Policial do Futuro” (Paul Verhoeven, 1987), “A.I. – Inteligência Artificial” (Steven Spielberg, 2001) e “2001: Uma Odisseia no Espaço" (Stanley Kubrick, 1968).
A mostra também exibe raridades, como “THX 1138”, primeiro longa metragem de George Lucas, “Loss of Sensation” (Alexandr Andriyevsky, 1935), raro filme soviético e uma das primeiras representações de robôs no cinema, “Do Além” (Stuart Gordon, 1986), clássico cult de ficção científica, “O Homem Mecânico” (André Deed, 1921) e “Balé Mecânico” (Fernand Léger, 1924), em sessão especial de abertura, com acompanhamento musical ao vivo de Vasconcelos Sentimento e contribuição de uma I.A.
Além das exibições, a programação se desdobra em palestras, oficinas, debates e sessões acessíveis, criando pontes entre a história do cinema e os debates contemporâneos sobre ética, tecnologia e humanidade. Nesta semana estão previstas atividades com nomes como o influenciador e pesquisador Matheus Sodré e o crítico e pesquisador Philippe Leão.
A programação inclui ainda uma sessão comentada de “Frankenstein”, com Ádamo da Veiga, Alyne Costa e Marconi Felinto, do coletivo Terranias – Núcleo de Pensamento Ecológico (PUC-Rio), que propõe um diálogo entre o clássico literário e os dilemas. Além de uma exibição em película 35mm de “Alphaville” (Jean-Luc Godard, 1965), reforçando o diálogo entre passado e futuro tecnológico da imagem cinematográfica.
Segundo Diogo Cavour, um dos curadores, a mostra parte da constatação de que a vida contemporânea está profundamente marcada pela generalização das mediações tecnológicas e pela intrusão, cada vez mais acelerada, dos algoritmos e das inteligências artificiais no cotidiano. “O cinema, como arte da modernidade, é tomado aqui como uma ferramenta privilegiada para refletir sobre as tensões entre humanidade e tecnologias não orgânicas, evidenciando tanto os entusiasmos quanto os receios que permeiam esse debate”, explica.
Gabriel Martins, que também assina a curadoria, destaca que mais do que acompanhar as inovações técnicas ligadas ao uso de inteligência artificial em produções audiovisuais, a mostra propõe interrogar como o próprio cinema tematizou historicamente a intrusão tecnológica. “Questões como o medo da autonomização das máquinas, a consciência artificial, a obsolescência programada, as emoções simuladas, e a possível superação do humano pela máquina são revisitadas, não como problemas novos, mas como dilemas constantemente atualizados pela arte cinematográfica”, ressalta.
Como complemento, será lançado um catálogo com ensaios inéditos e traduções de textos fundamentais sobre cinema, tecnologia e inteligência artificial. A publicação reúne pesquisadores, artistas e pensadores, entre eles Jonathan Crary, Giselle Beiguelman e Bruna Della Torre, que discutem o papel das imagens e das máquinas no mundo contemporâneo. O catálogo amplia o escopo crítico da mostra, funcionando como uma extensão reflexiva da curadoria.
Programação
SEMANA 2
- 04/11 (terça-feira)
15h – Loss of Sensation (Aleksandr Andriyevski, 1935) | 88 min - P&B/Legendado - 12 anos
17h – Solaris (Andrei Tarkovsky, 1972) | 166 min - Cor/Legendado - 14 anos - 05/11 (quarta-feira)
15h – Robocop - O Policial do Futuro (Paul Verhoeven, 1987) | 102 min - Cor/Legendado - 14 anos
17h15 – A.I. Inteligência Artificial (Steven Spielberg, 2001) | 146 min - Cor/Legendado - 12 anos - 06/11 (quinta-feira)
14h45 – Ela (Her) (Spike Jonze, 2013) | 126 min - Cor/Legendado - 14 anos
17h30 – Mesa 2: “Cinema, imagem e IA”, com Matheus Sodré, Orlando Calheiros e Philippe Leão. Mediação: Maria Bogado - 07/11 (sexta-feira)
14h – Do Além (Stuart Gordon, 1986) | 85 min - Cor/Legendado - 16 anos
16h – THX 1138 (George Lucas, 1971) | 86 min - Cor/Legendado - 14 anos
18h – Alphaville* (Jean-Luc Godard, 1965) | 99 min - P&B/Legendado - 12 anos
*Em película 35mm. - 08/11 (sábado)
10h30 – Sessão infantil/infantojuvenil: Wall-E (Andrew Stanton, 2008) | 98 min - Cor/Dublado - Livre
14h – Frankenstein (James Whale, 1931) | 71 min - P&B/Legendado - Livre
15h40 – Mesa 3: Conversa sobre a obra Frankenstein, com Ádamo da Veiga, Alyne Costa e Marconi Felinto, do grupo de pesquisa Terranias – Núcleo de Pensamento Ecológico (PUC-Rio).
17h30 – Matrix (Lana Wachowski, Lilly Wachowski, 1999) | 137 min Cor/Legendado - 14 anos - 09/11 (domingo)
15h – 2001: Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968) | 149 min - Cor/Legendado - 12 anos
ATIVIDADES - SEMANA 2
- “Cinema, imagem e IA”, com Matheus Sodré, Orlando Calheiros e Philippe Leão | Mediação de Maria Bogado _06/11 | 17h30
Partindo de perspectivas que atravessam o cinema, a antropologia e a arte, o debate aborda como as novas tecnologias de IA desafiam as noções de realidade e imaginação, tensionando a política e repensando o papel do humano diante de máquinas capazes de ver, criar e interpretar o mundo visual contemporâneo. A proposta é discutir as transformações que as tecnologias de IA provocam na percepção de imagens e no campo da subjetividade. - Sessão comentada de Frankenstein, com Ádamo da Veiga, Alyne Costa e Marconi Felinto, do grupo de pesquisa Terranias – Núcleo de Pensamento Ecológico (PUC-Rio) _08/11 | 15h40
SERVIÇO
Mostra “Do sonho à realidade: cinema e inteligência artificial”
Data: 28 de outubro a 09 de novembro de 2025
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio – Rua do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Classificação etária: consulte a programação
Retirada de ingressos para os filmes: 30 minutos antes de cada sessão ou atividade programada
Oficinas e masterclass: distribuição de senhas 30 minutos antes de cada evento
Horários da bilheteria: Terça a sábado, 13h às 19h, e domingos e feriados, 13h às 18h
Acesso para pessoas com deficiência
Entrada gratuita
Para mais informações sobre a programação, acesse:
CAIXA Cultural:https://www.
Telefone: (21) 3083-2595
Instagram: @caixaculturalrj @mostracine.ia @almendra.producoes @ludica.producoes
Nenhum comentário