[Eventos] Políticas culturais e integridade da informação são destaques no XIV Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura, na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio

 

Imagem: Mídia Pura

Presidente do Instituto Burburinho Cultural, Priscila Seixas participa de mesa sobre fascismo e algoritmos no XIV Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura, na Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, no Rio, nesta quinta-feira (23). Priscila vai apresentar o trabalho “Cultura em disputa: políticas culturais no Brasil sob o olhar da integridade da informação”. A mediação será do professor Marco Schneider, líder do grupo de pesquisa Perfil-i (CNPq/IBICT).


“A Cultura sofreu um duro golpe através do seu novo rebaixamento de status, sofrido no ano de 2019, no governo anterior, que revogou sua posição ministerial. Através da Medida Provisória nº 870, órgãos e secretarias do antigo MinC foram incorporados ao Ministério da Cidadania. Esse processo de enfraquecimento e de consolidação da extinção ministerial foi um projeto político orientado para escamotear qualquer possibilidade de uma visão mais estruturada sobre a Cultura”, afirma Priscila, que divide a autoria da pesquisa com Pedro Henrique Conceição dos Santos.


A investigação tem como objetivo principal a análise crítica dos processos de desinformação e disputa simbólica em torno das políticas culturais no Brasil, tendo como foco a CPI da Lei Rouanet e a reconfiguração do setor a partir das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo: “O texto articula fundamentos da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura para compreender a cultura como território estratégico de soberania e disputa. Ao atualizar o debate com os desdobramentos recentes do campo

cultural, argumenta-se que a atual situação da cultura se insere na discussão da integridade da informação, principalmente para entender os conflitos ideológicos na política contemporânea brasileira no setor”, completa Priscila.


Priscila Seixas da Costa é pesquisadora e gestora cultural. Doutora em Mídia e Cotidiano e pós-doutoranda no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), é presidente do Instituto Burburinho Cultural, organização com atuação nacional e internacional que desenvolve projetos inovadores nas áreas de cultura, educação, tecnologia e letramento digital.


Há quase 20 anos lidera iniciativas que tratam a cultura como ferramenta estratégica para enfrentar problemas sociais complexos — do racismo à exclusão informacional —, com foco na formulação de políticas públicas transformadoras. É autora do livro “Método Burburinho de Produzir Cultura”, no Brasil, e da tese que deu origem ao livro “Não somos corruptos: a Lei Rouanet e o poder da mídia”, com lançamento previsto para 2026. Foi reconhecida com o Prêmio Impacto Cultural RJ (2023) por sua contribuição à cultura como vetor de desenvolvimento humano e social.


Trabalho

Cultura em disputa: políticas culturais no Brasil sob o olhar da integridade da informação

Autores: Priscila Seixas da Costa e Pedro Henrique Conceição dos Santos

Data: 23/10 (quinta-feira)

Horário: 9h às 11h

Link disponível para assistir online (o evento é híbrido):

https://www.youtube.com/watch?v=cYSmI-3uvqg&list=PLaMooh6fwqcpAjvb6ZDg1V8wwMRUUGJ8C&index=5


Sobre o evento

XIV Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura

Tema: Direito e democratização da Comunicação, da Cultura e da Informação

Data: 21 a 23 de outubro de 2025

Horário: 9h às 17h30

Local: Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134,

Botafogo (RJ - RJ).

Realização: FCRB, UFF, UFRJ, IBICT e PUC-Rio.


Inscrições

https://doity.com.br/xiv-coloquio-de-economia-politica-da-comunicacao-e-da-cultura


Sobre o Instituto Burburinho Cultural

É sediado no Rio de Janeiro e, neste mês de outubro, completa 19 anos de criação, produção e administração de projetos culturais, com colaboradores por todo o país e fora do Brasil. É vocacionado e especializado na criação, planejamento, gestão e realização de projetos culturais por meio de recursos públicos, diretos ou indiretos. A Burburinho

desenvolve projetos como o Engenhoka, Criar Jogos, Futuro Queer, Arena Viva, Pro7eto Arco-Íris e Pescando Tradições. Atuando em diversas cidades do país, vem articulando parcerias de sucesso e triangulando iniciativa privada, setor público e grandes ideias. A missão é proporcionar novas oportunidades para o público, com ética profissionalismo e

transparência, impactando vidas, criando pontes entre diferentes setores da sociedade e promovendo a diversidade e a inclusão.






Nenhum comentário