[News] Estreias de setembro ultrapassam os limites de telas e palcos no CCBB Rio
![]() |
| "Sem título”, José Pedro Croft. Foto: Divulgação. |
No Centro Cultural Banco do Brasil, não há muros intransponíveis para as manifestações culturais. Por isso, as estreias de setembro não se intimidam com convenções e experimentam com formatos tanto nas telas quanto nos palcos e cinemas do CCBB.
A partir do dia 27, as três dimensões são postas em xeque na mostra José Pedro Croft: reflexos, enclaves, desvios. A retrospectiva do artista plástico português conta com gravuras, esculturas e desenhos que o tornaram uma referência de inovação. Influenciada pela arquitetura, a geometria de Croft é um monumento à desconstrução. Além disso, são os últimos dias para conferir as exposições CORpo MANIFESTO, individual de Sérgio Adriano H, e Frestas de Renata Tassinari.
A experimentação também contagia os palcos. No dia 11, a poesia incomparável do samba brasileiro ganha os holofotes em Negra Palavra - Poesia do Samba. O espetáculo do coletivo Complexo Negra Palavra, com a atriz convidada Olivia Araújo, utiliza letras de lendas do samba, como Arlindo Cruz e Cartola, sem acompanhamento musical, destacando a força e importância poética de todo o gênero. Durante todo o mês, o CCBB segue agraciado pela presença de Zezé Motta e seu monólogo Vou Fazer de Mim um Mundo e, até o dia 21, a criançada ainda pode conferir as aventuras ecológicas mágicas de Tistu, o Menino do Dedo Verde. Já a montagem de Hamlet da Cia Teatro Esplendor se despede do Rio com suas últimas apresentações.
Enquanto isso, os projetores seguem incansáveis. Para começar, dos dias 03 a 08, eles nos levam a um vizinho sul-americano através da Mostra de Cinema Peruano. Em seguida, de 10 a 15, diversos países da África projetam seus olhares contemporâneos nas telas com a Mostra de Cinemas Africanos. Depois, a partir do dia 17, a mostra Chaplin materializa a genialidade de Carlitos em seu habitat natural: o escurinho, mudo ou não, do cinema. E ainda tem a programação do mês da parceria Cinemateca do MAM no CCBB.
O Centro Cultural Banco do Brasil também abraça todos os estilos musicais. O Música no Museu, que leva os maiores compositores clássicos para dentro de instituições culturais, completa 28 anos. Para quem não resiste a uma oportunidade para dançar, a Resenha Black Bom retorna com grandes hits da Black Music. E ainda tem a Junta Local, a feira gastronômica conhecida por sua comida boa, local e justa, e suas atrações musicais.
E tem novidade no Espaço Conceito! A partir do dia 4, o projeto Queremos! no CCBB promove encontros culturais de diversas cenas independentes da música carioca. As cinco datas contam com pocket shows variados, desde o indie carioca ao jazz da Baixada, além de debates inspiradores.
No encontro presencial do mês, o Clube de Leitura recebe o professor Eucanaã Ferraz, o poeta Paulo Britto e o cantor e compositor Arthur Nogueira para uma homenagem a Antonio Cicero, escritor e membro da ABL falecido em 2024.
Informações detalhadas sobre toda a programação, ingressos e releases de cada evento estão disponíveis no site bb.com.br/cultura.
Confira o resumo da programação de setembro abaixo:
EXPOSIÇÕES
Entrada gratuita.
JOSÉ PEDRO CROFT: REFLEXOS, ENCLAVES, DESVIOS
1º andar - 27 de setembro a 17 de novembro
Quarta a segunda - Das 9h às 20h
A exposição José Pedro Croft: reflexos, enclaves, desvios, reúne obras do artista português cuja produção transita entre escultura, desenho e gravura, sem hierarquias formais. Ao longo de mais de três décadas, Croft desenvolveu uma poética marcada pela investigação das relações entre corpo, espaço e percepção. A gravura, técnica reprodutiva por excelência, ganha em sua obra um caráter único e experimental. Matrizes são retrabalhadas, recombinadas e transformadas, criando composições que exploram os limites entre o gesto gráfico e a tridimensionalidade. Cheios e vazios, cor e não-cor, linha e volume compõem uma coreografia visual que se desdobra em múltiplas formas. Essa tensão entre o plano e o espaço revela uma unidade poética que atravessa os meios expressivos. A monumentalidade das impressões e sua presença arquitetônica convocam o espectador a uma experiência sensorial, onde olhar e corpo são igualmente mobilizados.
Curadoria: Luiz Camilo Osório.
Classificação indicativa: livre
ANCESTRAL: AFRO-AMÉRICAS
1º andar - quarta a segunda
Até 1º de setembro
CORpo MANIFESTO
2º andar - quarta a segunda
Até 15 de setembro
RENATA TASSINARI: FRESTAS
2º andar - quarta a segunda
Até 15 de setembro
ARTES CÊNICAS
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura
Oficinas, workshops e outras atividades relacionadas: entrada gratuita.
NEGRA PALAVRA - POESIA DO SAMBA
Teatro III - 11 de setembro a 5 de outubro
Quarta a sábado e segunda: 19h Domingo: 18h
O Complexo Negra Palavra convida a atriz Olivia Araújo para, ao lado de seis atores do coletivo, levar a Poesia do Samba para a cena, dizendo poemas de grandes sambistas como Cartola, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Nélson Cavaquinho, Jovelina Pérola Negra, Bezerra da Silva, Lecy Brandão, Jorge Aragão, Nei Lopes e tantos outros bambas. A alta voltagem dos poemas, muitas vezes relegada a segundo plano por causa da beleza e força das melodias, aqui assume o protagonismo. As letras de samba ganham aqui o destaque que merecem: são os maiores poemas populares da cultura brasileira.
Poetas: Arlindo Cruz, Beto Sem Braço, Bezerra da Silva, Camunguelo, Carlos Caetano, Cartola, Dona Ivone Lara, Fundo de Quintal, Geraldo Pereira, Guará, Jorge Aragão, Jovelina Pérola Negra, Lecy Brandão, Manelzinho Menezes, Mário Décio da Viola, Martinho da Vila, Nei Lopes, Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento, Paulinho da Viola, Rodrigo Leite, Serginho Meriti, Silas de Oliveira, Synval Silva, Wilson Baptista e Zé Kéti
Dramaturgia e roteiro: Renato Farias Direção: Muato e Renato Farias. Elenco: Adriano Torres, Eudes Veloso, João Manoel, Jorge Oliveira, Lucas Sampaio e Rodrigo Átila. Atriz convidada: Olívia Araújo
Duração: 70 min
Classificação indicativa: livre
OCUPAÇÃO CIA TEATRO ESPLENDOR
HAMLET
Teatro III – 2º andar
Até 08 de setembro
TISTU, O MENINO DO DEDO VERDE
Teatro II – 2º andar
Até 21 de setembro
VOU FAZER DE MIM UM MUNDO
Teatro I – Térreo
Até 5 de outubro
MÚSICA
Entrada gratuita
MÚSICA NO MUSEU 28 ANOS
Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Quartas-feiras
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. Confira programação completa em bb.com.br/cultura
03/09 - Fernanda Cruz, piano. Programa: Francisco Mignone, Villa-Lobos, Erik Satie, Tchaikovsky e Chopin.
10/09 - Duo André Figueiredo, tenor e Dilia Tosta, piano. Programa: O Amor e a voz.
17/09 - Silas Barbosa, piano. Programa: Clássicos internacionais.
24/09 - Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Ezequei Peres, Fernanda Cruz e Maria Helena de Andrade, piano. Programa: Homenagem aos 100 anos de falecimento de Erik Satie e 150 anos de falecimento de George Bizet.
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação indicativa: livre
CINEMA
Entrada gratuita
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em bb.com.br/cultura
MOSTRA DE CINEMA PERUANO 2025
Cinema I
De 03 a 08 de setembro
O projeto apresenta um recorte representativo da atual produção cinematográfica do Peru e aproxima o público do CCBB e a comunidade peruana da diversidade cultural do país andino. A programação inclui filmes pré-candidatos ao Oscar, como Manco Cápac (2021) e Rainhas (2024), além da animação Ainbo: o espírito da Amazônia (2021), produção com forte identidade peruana e foco na cultura amazônica.
Curadoria: Consulado-Geral do Peru no Rio de Janeiro
MOSTRA DE CINEMAS AFRICANOS
Cinema I
De 10 a 15 de setembro
Criado em 2018, o projeto surge em resposta à escassez de plataformas no Brasil para a exibição de filmes africanos recém-lançados. Com 17 edições realizadas ao longo de 7 anos, a mostra chega ao CCBB com foco no cinema contemporâneo da Nigéria. Com programação composta por 16 filmes (10 longas e 6 curtas) e minicurso sobre a produção cinematográfica nigeriana, o evento conta ainda com a presença dos cineastas convidados Mamadou Dia (Senegal) e Ema Edosio (Nigéria).
Curadoria: Ana Camila Esteves (Brasil) e Jacqueline Nsiah (Gana)
CHAPLIN
Cinema I
De 17 de setembro a 13 de outubro
Retrospectiva histórica e completa da obra de Charles Chaplin, um dos maiores ícones do cinema mundial. A programação inclui cerca de 80 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, além de sessão inclusiva, curso gratuito e debate com especialistas. Poucos artistas conseguiram atravessar o tempo e tocar tantas gerações quanto Chaplin. Seus filmes seguem encantando crianças, jovens e adultos — todos juntos, lado a lado, rindo, se emocionando e reconhecendo algo de si nas cenas de Carlitos. A programação inclui filmes icônicos, como O garoto (1921), Luzes da cidade (1931) Tempos modernos (1936) e O grande ditador (1940), entre muitos outros.
Curadoria: José de Aguiar
CINEMATECA DO MAM NO CCBB
Cinema II
De 17 a 29 de setembro
A programação do mês da Cinemateca do MAM no CCBB se compõe de títulos que, grosso modo, formam um primeiro conjunto de acontecimentos políticos registrados de forma audiovisual em larga escala. Além de cineastas profissionais e da mídia corporativa, canais alternativos e plataformas de compartilhamento de vídeos produziram um inédito caleidoscópio de imagens e sons de manifestações públicas, confrontos e momentos de espera, muitos deles transmitidos em tempo real e constituintes de uma nova dinâmica de criação de imagens em movimento. A pequena mostra reúne material que se relaciona tanto com a sensibilidade explosiva do momento quanto com o registro dos acontecimentos recentes do país.
Curadoria: Hernani Heffner
IDEIAS
Entrada gratuita
CLUBE DE LEITURA CCBB 2025
10 de setembro – 17h30 - Quarta
Biblioteca - 5º andar
O Clube de Leitura recebe Eucanaã Ferraz e Paulo Henriques Britto para uma homenagem ao escritor, compositor e membro da ABL Antonio Cicero, falecido em 2024. Eucanaã é professor de literatura brasileira na UFRJ e publicou, entre outros, Sentimental (Prêmio Portugal Telecom de Poesia, 2012) e Retratos com erro (Prémio de Poesia de Oeiras, Portugal, 2020). Paulo Britto é poeta, tradutor, professor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde maio de 2025. É uma das vozes mais expressivas da literatura brasileira contemporânea, conhecido pela linguagem sofisticada e ao mesmo tempo coloquial. O encontro contará ainda com participação especial do cantor, compositor e produtor paraense Arthur Nogueira, último parceiro musical do homenageado e que está em turnê com o show Arthur Nogueira canta Antonio Cicero: Embarque para Citera. O livro a ser debatido será A Cidade e os Livros (2002) de Antonio Cicero.
Curadoria: Suzana Vargas. Mediação: Suzana Vargas e Ramón Nunes Mello.
ESPAÇO CONCEITO
Térreo - Quarta a segunda
Entrada Gratuita
QUEREMOS! NO CCBB
4 de setembro a 2 de outubro
Quintas-feiras, às 17h30
Queremos! no CCBB é uma série de cinco encontros que celebra a diversidade e a potência das cenas culturais independentes do Rio de Janeiro. Realizado no Espaço Conceito Banco do Brasil RJ, o projeto reúne artistas, produtores e agentes criativos em debates inspiradores, seguidos de pocket shows que traduzem em música a identidade vibrante desses movimentos. De jazz da Baixada ao indie carioca, passando pelo funk, samba e rimas urbanas, cada encontro é uma imersão em expressões culturais vivas e transformadoras.
Os eventos acontecem todas as quintas-feiras de setembro, das 17h30 às 20h30. Mais do que entretenimento, o projeto propõe uma reflexão sobre o papel da cultura e da inovação como ferramentas de transformação social, ampliando o alcance de vozes que estão moldando o futuro da arte no Brasil.
Classificação Indicativa: 16 anos
PROGRAMA EDUCATIVO
1° andar - Quarta a segunda
Entrada Gratuita
O CCBB Educativo – Lugares de Culturas é um programa de mediação cultural que desenvolve ações para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil.
No mês de setembro o programa irá oferecer uma programação voltada para a pessoa surda, amigos e familiares. Visitas mediadas, contação de histórias acessíveis e atividades pensadas para promover a inclusão. Venha participar com a gente!
O CCBB Educativo – Lugares de Culturas oferece visitas mediadas à exposição em cartaz no quarto andar do CCBB. Através da mediação em galeria, alunos e demais visitantes terão a oportunidade de ampliar seu repertório e conhecer mais sobre as obras presentes na mostra.
EVENTOS
Entrada gratuita
JUNTA LOCAL NO CCBB
Dia 20 de setembro - Área externa
Sábado, das 12h às 19h
A feira Junta Local reocupa a área externa do Centro Cultural Banco do Brasil, uma parceria com comida boa, local e justa, estabelecendo conexões entre quem come e quem faz. A Feira também contará com atrações musicais.
Benefício especial: Clientes Banco do Brasil que utilizarem cartão Ourocard para pagamento ganharão 20% de desconto em todas as barracas.
RESENHA BLACK BOM
Dia 26 de setembro - Área externa
Sexta, das 17h às 20h
O Grupo Black Bom retorna ao CCBB para colocar todo mundo para dançar com sua tradicional resenha, que vai pulsar com os maiores sucessos da Black Music.
MUSEU BB
Entrada gratuita
4º andar
DO SAL AO DIGITAL: O DINHEIRO NA COLEÇÃO BANCO DO BRASIL
O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
PAISAGENS E PESSOAS: O RIO PELOS OLHOS DE DEBRET
Até 29 de setembro
BIBLIOTECA
5º andar - Quarta a segunda
Regras de visitação e mais informações em: bibliotecasbb.com.br e/ou biblioteca.ccbbrj@bb.com.br
EXPOSIÇÃO ENTRE TÁBUAS E TELAS: A HISTÓRIA DO LIVRO
De 17 de setembro até 30 de novembro
Quarta a segunda – Das 9h às 20h
Entrada gratuita - Não é necessário retirar ingresso. | Classificação indicativa: livre
A Biblioteca Banco do Brasil, criada em 1931, conta atualmente com um acervo de mais de 250 mil exemplares, salão de leitura, quatro salas dedicadas a acervo geral e obras de referência, sala infantojuvenil e espaço para pequenos leitores, além de salas com coleções especiais e obras raras. Nesta temporada, apresenta a exposição Entre Tábuas e Telas: a história do livro. Serão exibidas obras que ilustram toda a sua trajetória, desde os primórdios, até a atualidade. Mais que um objeto, o livro é testemunha da história. De tábuas de argila a edições digitais, ele atravessou civilizações, carregando saberes, crenças e descobertas. Celebrando a nomeação do Rio como capital mundial do livro, convidamos o leitor a explorar a trajetória do livro enquanto suporte — suas formas, materiais e transformações.
SERVIÇO
Releases e materiais de divulgação de cada programação disponíveis no site do CCBB.
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais:
facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj |tiktok.com/@ccbbcultura
Ingressos:
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.
Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura.
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).
ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).



Nenhum comentário