[Crítica] Abandonados

 

Sinopse:

Em 1989, quatro homens embarcam em um veleiro que parte da cidade de Picton na Nova Zelândia, para o país Tonga. Todavia, o diário de bordo é drasticamente alterado quando uma volumosa onda vira o barco de ponta cabeça, obrigando os tripulantes a passarem 119 dias lutanto por sobrevivência à deriva enquanto tentam chegar em terra firme.




 O quê eu achei?

Originalmente lançado em 2015,Abandonados(Abandoned, no original) dirigido por John Laing(Absent Without Leave,Beyond Reasonable Doubt) narra a história da tripulação do Rose Noelle formada por Jim(Dominic Purcell, de Blade:Trinity e da série Prison Break), John (Peter Feeney) Phil (Greg Johnson) e Rick (Owen Black) que saiu da Nova Zelândia rumo a outro país insular: Tonga. No caminho, o barco é virado de ponta cabeça por uma onda gigante, deixando-os à deriva e longe da civilização por 119 dias.

Baseado em uma história real que aconteceu em 1989, o longa feito originalmente para a televisão mostra a luta pela sobrevivência dos tripulantes; após o estoque de água acabar, eles construíram um aparelho para coletar água da chuva cortando tubos de plástico. Após cerca de dois a três meses, cracas e moluscos começaram a crescer nos cascos, facilitando a pesca.

É claro que tiveram que enfrentar vários obstáculos como o desespero, a solidão, a saudade de suas respectivas famílias- suas esposas aparecem com os filhos achando que os maridos e pais tinham morrido- e as desavenças uns com os outros, fora os perigos do mar aberto, como tubarões, mas após cento e dezenove dias- que pareceram uma eternidade e após terem sido dado como mortos- conseguiram retornar à terra firme e reencontrar seus entes queridos.

Um testemunho comovente- e recente- de um dos relatos mais extraordinários de sobrevivência humana. Vale a pena conferir.

Estreia em 28 de agosto exclusivamente no canal Filmelier +.


                          Trailer:



                 



Nenhum comentário