[News]“Cinthilando pelo mundo” chega à Bienal do Livro do Rio de Janeiro com histórias de uma jornada transformadora
“Cinthilando pelo mundo” chega à Bienal do Livro do Rio de Janeiro com histórias de uma jornada transformadora
Além da Escócia, morou também na Itália, Inglaterra e Holanda. Registrados em seus diários, os aprendizados dessas vivências foram moldando a “Cinthia andarilha”, que decidiu transformar tudo isso em livro. Assim nasceu Cinthilando pelo mundo: a vida que eu escolhi, obra que, assim como a autora, também tem viajado bastante. Após lançamentos em Brasília, Salvador, Fortaleza, São Luís e São Paulo, o livro agora estreia na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no dia 19 de junho, às 14h, no estande Z-13 da Editora Ipê das Letras, no Riocentro.
Formada em Turismo, com pós-graduação em Gestão Ambiental, Cinthia nunca atuou na área. “Um dia me dei conta de que a vida que havia construído não me servia mais, e eu estava adoecendo gravemente. Decidi deixar tudo para trás e seguir em busca do meu sonho”, relembra. O chamado era claro, o destino falava alto. Filha do italiano Vittorio Arena, que veio para o Brasil aos seis anos fugindo da guerra, Cinthia herdou esse espírito desbravador. O avô materno viajou pelo interior da Bahia, e a mãe, primeira da família a estudar, saiu de lá para viver em Brasília.
Foi na Holanda, durante uma sessão de cura com medicinas da floresta, que Cinthia sentiu que era hora de retornar ao Brasil. Mesmo relutando em deixar a Europa, seguiu o coração e voltou para Brasília para cuidar da mãe, que vivia sozinha. Pouco depois, o mundo seria surpreendido pela pandemia da COVID-19. Durante o isolamento, Cinthia mergulhou em cursos de autodesenvolvimento e encontrou na escrita autobiográfica um novo caminho. “Voltei muito mais rica de mim mesma. Ao revisitar as anotações dos diários, percebi claramente as transformações que havia vivido”, diz.
Sobre o livro
Lançado em dezembro de 2024 pela Editora Ipê das Letras, o livro Cinthilando pelo mundo: a vida que eu escolhi apresenta, de forma leve e sensível, a trajetória de uma mulher que escolheu o mundo como lar.
Ao longo das viagens, que incluíram 21 estados brasileiros e 40 países, a autora descobriu que o maior presente foi o autoconhecimento.
No prefácio, a escritora e mentora Paula Quintão já revela ao leitor a essência do que encontrará nas páginas:
“E talvez essa seja a verdade sobre a Cinthia. Ela está em viagem e em constante transformação. Caminha pela vida como uma peregrina que coleta histórias, vivências e o espírito do outro humano, que nem sempre se reconhece viajante como ela.”
Coincidências simbólicas também marcaram o caminho do livro. O primeiro exemplar enviado para outro estado foi para a Bahia, terra natal da família materna. “A atendente dos Correios se chamava Alice, como minha avó, e a rua do destinatário tinha o nome de meu avô, Laureano”, conta emocionada.
Cinthia resume sua filosofia em uma frase que abre um dos primeiros capítulos do livro:
“Se Deus me quisesse parada num único lugar, ele teria me feito árvore.”
Cinthia rian Arena: Foto: Eny Miranda
Serviço
Lançamento do livro Cinthilando pelo mundo: a vida que eu escolhi
Onde: Bienal do Livro do Rio de Janeiro – Riocentro
Quando: 19 de junho de 2025
Horário: 14h
Estande: Z-13 – Editora Ipê das Letras
Preço: R$ 73,00 (livro físico) / R$ 25,00 (e-book)
Instagram da autora: cinonthemove
Endereço: Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Nenhum comentário