[News] “Uma Bela Vida”, novo filme do premiado diretor Costa-Gavras, será lançado dia 17 de julho, pela distribuidora Filmes do Estação
“Uma Bela Vida”, novo filme de Costa-Gavras, diretor vencedor do Oscar e da Palma de Ouro, exibido na competição do renomado Festival de San Sebastián no ano passado, será lançado dia 17 de julho pela distribuidora Filmes do Estação. Entre os filmes de maior destaque de Costa-Gavras estão: “Z” (1969) - vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Montagem, além do Prêmio do Júri em Cannes; “Missing” (1981) - Oscar de Melhor Roteiro e Palma de Ouro em Cannes; “Muito Mais que um Crime” (Music Box -1989) - Urso de Ouro em Berlim; e “Amém” (2002) - César de Melhor Roteiro.
Baseado em livro do jornalista e ensaísta Régis Debray e do médico Claude Grange, chamado "Le Dernier Souffle" (que é nome do longa-metragem na França), a nova produção de Costa-Gavras traz o encontro entre um renomado filósofo Fabrice (vivido por Denis Podalydés) e Dr. Augustin (interpretado por Kad Merad), um médico especializado em cuidados paliativos.
O diretor também concorreu em San Sebastián com “O Capital” (Le capital 2012), além de ter em seu currículo o Prêmio Donostia, um prêmio honorário concedido anualmente no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, recebido em 2019, quando também exibiu seu filme “Adults in the Room”. Costa-Gavras é presidente da Cinemateca Francesa desde 2007.
Sinopse:
O encontro entre o renomado filósofo Fabrice e Augustin, um médico especializado em cuidados paliativos. Através das histórias dos pacientes, Fabrice descobre as diferentes formas de lidar com a vida e a morte.
“Uma Bela Vida” (Le dernier souffle)
País: França
Duração: 100 min
Elenco: Charlotte Rampling, Hiam Abbass, Ángela Molina, Karin Viard, Kad Merad, Denis Podalydès, Agathe Bonitzer, Marilyne Canto, Namory Bakayoko, Jade Phan-Gia, Virginie Sibalo, Maria McClurg
Ficha técnica:
Roteiro e Direção: Costa-Gavras
Produtores: Costa-Gavras, Alexandre Gavras, Michèle Ray, Michèle Ray-Gavras
Música: Armand Amar
Fotografia: Nathalie Durand
Edição: Costa-Gavras , Loanne Trevisan
Design de Produção: Catherine Werner Schmit
Bios
Costa-Gavras - Direção e roteiro
Costa-Gavras (Loutra-Iraias, Grécia, 1933) trabalhou como assistente de diretores como René Clair, René Clement, Jacques Demy, Marcel Ophüls e Jean Becker. Em 1965, dirigiu seu primeiro longa-metragem, “Crime no Carro Dormitório” (Compartiment tueurs / The Sleeping Car Murders). Entre seus filmes de maior destaque estão “Z” (1969), vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Montagem, além do Prêmio do Júri em Cannes, “Missing” (1981), Oscar de Melhor Roteiro e Palma de Ouro em Cannes, “Muito Mais que um Crime” (Music Box -1989), Urso de Ouro em Berlim, e “Amém” (2002), César de Melhor Roteiro. Em 2012, concorreu em San Sebastián com “O Capital” (Le capital), também dirigiu "Estado de Sítio" (1972) e "O Quarto Poder" (1997). Em 2019, recebeu o Prêmio Donostia, um prêmio honorário concedido anualmente no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián. No mesmo ano, Costa-Gavras recebeu o prêmio Jaeger-LeCoultre Glory to the Filmmaker na 76ª edição do Festival de Cinema de Veneza, novo filme do cineasta, "Adults in the Room", que foi exibido neste ano. Ele é presidente da Cinemateca Francesa desde 2007.
Filmes do Estação - Distribuidora
A Distribuidora Filmes do Estação, braço de distribuição do Grupo Estação, completa um ano de atuação no mercado, após a retomada de suas atividades, em 2024. Fundada originalmente em 1990, foi responsável por lançamentos de sucessos brasileiros e internacionais e distribuiu no Brasil cerca de 300 títulos, se especializando também no relançamento de clássicos. Em 2024, retornou às atividades com o propósito de continuar a formar novas gerações de amantes do cinema. Pensando em lançar cada filme de forma atenta, criativa, original e cuidadosa, a empresa opta por trabalhar com poucos projetos por ano. Dentre os brasileiros, a Filmes do Estação distribuiu, ao longo de sua trajetória, filmes independentes como "Cheiro do Ralo", de Heitor Dhalia; "Riscado", de Gustavo Pizzi e "Juízo", de Maria Augusta Ramos. em 2024, dos sete filmes lançados, três deles fizeram parte de listas de melhores do ano: o documentário francês “Orlando, Minha Biografia Política”, de Paul B. Preciado, e os filmes nacionais “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa e “Malu”, de Pedro Freire. Em 2024, a distribuidora também lançou os filmes nacionais “De Pai para Filho”, de Paulo Halm, “Fausto Fawcett na Cabeça”, de Victor Lopes, “Transe”, de Anne Pinheiro Guimarães e Carolina Jabor (estes três em parceria com a Arthouse), além do documentário “Ospina, Cali, Colômbia”, do diretor português Jorge Carvalho. Em 2025, já lançou vários filmes internacionais, com destaque o premiado “Sempre Garotas”, de Suchi Talati, e lança “Uma Bela Vida”, de Costa-Gavras, além de longas nacionais, como “As Vitrines”, da diretora e roteirista Flavia Castro, seu quarto longa-metragem, uma produção de Marcello Maia, em parceria com a Globo Filmes.
Site: https://filmesdoestacao.com.br/
Instagram e tiktok: @filmesdoestacao
Nenhum comentário