[News] Último dia da ocupação Anexa_CCBB leva show de Mahmundi, feira sustentável e uma série de atividades gratuitas no CCBB SP

 

Mahmundi. Créditos: Roma Joana

No sábado, 21 de junho, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo recebe a programação de encerramento da ocupação Anexa_CCBB: Movimentos Miméticos, com atividades gratuitas que combinam arte, música e sustentabilidade no anexo do CCBB SP e no cinema da instituição.



A partir das 11h, o cinema do CCBB sedia uma palestra com o artista Craca — heterônimo de Felipe Julián — que propõe uma imersão nas relações entre arte sonora, escuta e espaço urbano. Atuando entre a sound art e o que denomina listening art, Craca aborda a escuta como prática estética, antropológica e política, a partir de temas como linguagem, urbanização e comunidade.  Com uma trajetória que inclui participações em exposições como Bienal do Mercosul, BienalSur e FILE, o artista compartilha experiências e processos criativos que conectam som, arte e intervenção no território.



Em seguida, às 13h, acontece uma visita mediada à ocupação artística, conduzida por Lia Vissotto, diretora da Cinnamon e idealizadora do projeto, o curador convidado Felipe Brait e o próprio Craca, convidando o público a uma experiência sensorial e reflexiva por entre as instalações do espaço anexo.



A partir das 14h, o local se transforma em um ambiente de celebração com a Ocupação Sonora #3, que apresenta uma série de DJ sets e pocket show ao longo da tarde e início da noite:



14h – Pensanuvem (DJ set)

15h30 – Meu Caro Vinho (DJ set)

16h30 – Mahmundi (pocket show)

17h – Cremosa Vinil (DJ set)

18h30 – Veraneio (DJ set)



Pensanuvem é uma DJ paulistana que discoteca desde 2009 e é a criadora, produtora e DJ residente de algumas festas em São Paulo. Atualmente responde pela “Macumbia”, que surgiu em 2011 e homenageia diversos estilos da música caribeña. Meu Caro Vinho é o nome artístico de Ivisson Cardoso, crítico musical e YouTuber que, em suas discotecagens, transita por clássicos da música preta mundial dos anos 1980 e 90, boogies obscuros dos anos 1970 e sonoridades dançantes da Bahia. 



Mahmundi, cantora, compositora, produtora musical e instrumentista que se consolidou como uma das artistas mais autênticas e inovadoras de sua geração, já foi indicada ao Grammy Latino em 2019. O duo Cremosa Vinil é  formado pelas DJs Julia Weck e Rafa Jazz. Juntas, assumem a cabine com sets 100% em vinil, evocando a memória dos bailes com apresentações recheadas de jazz, funk, soul, disco, boogie e house. Já Veraneio, formado por pai e filho, Dinho e Jean Pereira, celebra três gerações de DJs da família Pereira — batizado em homenagem à Veraneio C-1416 de 1966, carro que acompanhou a história da família. A dupla promove um back-to-back intergeracional que conecta passado e futuro nas pistas, com uma pesquisa marcada pela brasilidade groove, soul-funkeada e pela fusão entre disco, funk-soul, brazilian boogie e house.



Feira Ponto no CCBB: gastronomia, rastreabilidade e afeto 



Durante todo o dia, das 12h às 20h, o público também poderá visitar a Feira Ponto, com estandes de produtores que valorizam a rastreabilidade, a produção local, práticas agroecológicas e modos de vida mais conscientes. A curadoria é assinada pelo chef colombiano radicado no Brasil Mario Panezo. 



Entre os participantes, está Minha Vó Fazia, que oferece cookies artesanais com receitas afetivas. Café Certo oferece cafés especiais com perfis sensoriais personalizados; a vinícola Bella Quinta, de São Roque (SP), elabora vinhos artesanais maturados em ânforas de cerâmica, enquanto Barbagianni é uma pequena importadora especializada em vinhos naturais italianos. A Gloriosa Pimenta é uma marca familiar apaixonada por…pimentas. Como opções de lanches, Leal Lanchonete, com opções inspiradas em comida de rua, unindo ingredientes brasileiros a toques asiáticos, e Yeah! Manjah, focada em pesca sustentável que respeita os ecossistemas marinhos, oferecendo, no dia do evento, ostras frescas direto do mar. 



A ocupação Anexa_CCBB: Movimentos Miméticos está em cartaz no CCBB São Paulo desde 26 de abril e se encerra em 22 de junho. Realizado pela produtora cultural Cinnamon, o projeto transforma o espaço anexo do centro cultural em um ecossistema artístico multilinguagem, reunindo instalações, videoarte, música ao vivo, palestras e ações sustentáveis.



Inspirado no mimetismo, fenômeno biológico em que seres vivos se adaptam ao ambiente por meio da imitação, o projeto propõe reflexões sobre as formas de coexistência entre indivíduos, natureza e tecnologia. Entre as ações de responsabilidade ambiental está a instalação Beleza Corrosiva, da artista Giselle Beiguelman, que conta com um ponto de coleta de lixo eletrônico, em parceria com a consultoria iWrc e a Coopermiti, garantindo o descarte adequado dos materiais.



Sobre a Cinnamon


A Cinnamon é uma produtora de conteúdo e cultura que atua desde 2002 desenvolvendo projetos no Brasil e no exterior, envolvendo artistas como Björk, Mick Rock, Will Smith, Roman Polanski, Ennio Morricone, Michel Gondry, Cat Power, Matthew Barney, Jum Nakao, Nelson Leirner, Berna Reale, entre muitos outros. Com experiência em audiovisual, música, artes visuais e arte e tecnologia, a Cinnamon conecta pessoas, marcas e instituições por meio de experiências que ampliam o alcance da criação artística e geram impacto cultural real.  www.cinnamon.com.br



Sobre o CCBB SP


O Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado para formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. A instalação e manutenção de nosso espaço em um prédio, em pleno centro da capital paulista, reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade. Temos como premissa ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas. Essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, compreender, pertencer, interagir e compartilhar. Temos consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar sua relevância para a sociedade e seu poder de transformação das pessoas. Acreditamos que a arte dialoga com a sustentabilidade, uma vez que toca o indivíduo e impacta o coletivo, olha para o passado e faz pensar o futuro. Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio, que por si só já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil.  



SERVIÇO:


Encerramento da ocupação Anexa_CCBB: Movimentos Miméticos

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico (Anexo e Cinema)

 Quando: sábado, 21 de junho de 2025

 Entrada gratuita 


Programação

 • 11h – Palestra com Craca (Cinema CCBB)

 • 13h – Visita mediada com Lia Vissotto, Felipe Brait e Craca (Espaço Anexo)

 • 14h às 20h – Ocupação Sonora #3 (Espaço Anexo)

   – 14h: Pensanuvem (DJ set)

   – 15h30: Meu Caro Vinho (DJ set)

   – 16h30: Mahmundi (pocket show)

   – 17h: Cremosa Vinil (DJ set)

   – 18h30: Veraneio (DJ set)

 • 12h às 20h – Feira Ponto (Espaço Anexo)


CCBB SP


Entrada gratuita  


Ingressos: Retirada de ingressos em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB   


Classificação Livre  


Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças    


Contato: (11) 4297-0600 | ccbbsp@bb.com.br 


Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.    


Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.    


Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.    


Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).    


  


bb.com.br/cultura  


instagram.com/ccbbsp | facebook.com/ccbbsp | tiktok.com/@ccbbcultura  





Nenhum comentário