[News] Mel Maia, Lívia Silva, Leticia Braga, Juliana Alves, Milhem Cortaz, Shirley Cruz, Roberta Rodrigues e Nicole Orsini estão no elenco de “Apenas 3 Meninas”, novo filme com direção de Susanna Lira
![]() |
Foto: Rodrigo Montenegro |
Em 2020, três amigas se deparam com dados alarmantes: uma em cada quatro adolescentes brasileiras não têm acesso mensal a absorventes; 20% das adolescentes do país não têm água corrente em casa e cerca de 200 mil estudam em escolas sem banheiro. A ONU estima que uma em cada dez meninas no mundo deixe de frequentar a escola todo mês por causa da menstruação.
Foi diante dessa realidade que Amanda, Bia e Maria Fernanda decidiram agir para transformar a vida de centenas de mulheres ao seu redor e criaram a primeira lei do Brasil que garante a distribuição gratuita de absorventes. A lei foi proposta pelo deputado Renan Ferreirinha e aprovada por unanimidade pela ALERJ em 2021. A história inspiradora dessas jovens será retratada no filme “Apenas 3 Meninas”, com direção de Susanna Lira (“Torre das Donzelas”, “Rotas do Ódio”) produção da PANORÂMICA e coprodução da ELO STUDIOS e PARAMOUNT PICTURES BRASIL.
Com as filmagens iniciadas ontem no Rio de Janeiro, o longa traz um elenco estelar. Mel Maia, Lívia Silva e Letícia Braga vivem as protagonistas Amora, Irene e Luana, respectivamente. Milhem Cortaz será Elias, pai de Amora; e Juliana Alves interpretará Jo, uma mulher multifacetada que acumula inúmeras funções, como tantas brasileiras. Já Shirley Cruz interpreta Edna, mãe de Irene e Nicole Orsini, a amiga da escola que não acredita nas meninas.
"’Apenas 3 Meninas’ mostra a trajetória de três amigas da Zona Norte do Rio de Janeiro que, impactadas pela pobreza menstrual, se unem para transformar não só suas vidas, mas também a realidade da comunidade onde vivem. Sem acesso a itens básicos de higiene, essas adolescentes descobrem, com coragem e solidariedade, o poder da mobilização por uma causa: a garantia de absorventes gratuitos para quem precisa", explica a diretora Susanna Lira.
“Não tirei essa história da cabeça até conseguir os direitos e os recursos para filmá-la. É uma alegria imensa poder, a nosso modo, contribuir para a causa das meninas, que é também de todos nós. Espero que o filme ajude nossa sociedade a despertar para o problema imenso que é não contar com absorventes todos os meses. É simples de resolver e o resultado é imediato na vida das mulheres de baixa renda.”, diz Mara Lobão, sócia da Panorâmica.
“Nós, da ELO STUDIOS, somos apaixonados por boas narrativas. Contar uma história tão potente como essa nos motiva ainda mais a entregar um filme à altura. Acreditamos no impacto social do cinema e esperamos que ‘Apenas 3 Meninas’ inspire o público e mostre que a transformação é possível - ainda que requeira muita luta”, afirma Sabrina N Wagman, CEO da ELO STUDIOS.
Susanna Lira
Susanna Lira é uma cineasta com uma longa e reconhecida carreira no Brasil e no exterior. Pós-graduada em Filosofia, Direito Internacional e Direitos Humanos, com especialização em biopolítica criminal e mestre em Psicanálise. Já dirigiu 19 longas e dezenas de curtas e séries. Seus trabalhos mais recentes são: “#SalveRosa” (com Klara Castanho e Karine Teles) que será lançado ainda em 2025, o documentário “Fernanda Young: Foge-me Ao Controle”; a série “Jessie & Colombo” (Globoplay), a série “Adriano Imperador” para a Paramount e “Casão, Num Jogo sem Regras” para o Globoplay. Também foi diretora geral da série de ficção de 10 episódios intitulada “Não Foi Minha Culpa” para a Star +.
Panorâmica
PANORÂMICA é uma produtora com mais de 20 anos de mercado, que já criou e produziu mais de 50 séries de diferentes formatos e 15 filmes de longa-metragem. Realiza conteúdos originais de diversos gêneros em parceria com os principais players do mercado audiovisual, como as distribuidoras Disney, Paramount, Warner, Vitrine, Elo Studios, Downtown, Galeria, Globo Filmes e os streamings Disney+, Netflix, Amazon, Globoplay e Max.
A Panorâmica é a principal produtora de conteúdos infanto juvenis do Brasil, com vasta experiência em adaptações de best-sellers brasileiros. Seus produtos são reconhecidos pela crítica (Emmy, Banff, APCA, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e pelo público brasileiro e internacional (10 mais vistos em plataformas de streaming).
A produtora lançou em 2024 os longas FAZENDO MEU FILME, em coprodução com Galeria Distribuidora, PRINCESA ADORMECIDA, coprodução com FSA, Warner Bros e distribuição da Manequim Filmes, TUDO POR UM POP STAR 2, uma coprodução e distribuição da Disney, e a série infantil LAB DE CHEF, uma coprodução com o FSA e Canal Futura. E lançará, ainda esse ano, o longa #SALVEROSA com Klara Castanho e Karine Teles, coprodução da Elo Studios e Paramount Pictures Brasil.
ELO STUDIOS
A ELO STUDIOS acredita que histórias movem o mundo. Produzimos e distribuímos conteúdos que inspiram,provocam, conectam e reinventam perspectivas, levando narrativas impactantes a públicos diversos. Atuamos como ponte entre criadores e audiências globais, entregando entretenimento que desperta emoções, desafia e ressoa.
São mais de 20 produções originais, incluindo Caindo na Real (Telecine, TV Globo), Avenida Beira-Mar (vencedor do Festival de Guadalajara), Divinas (Lifetime), Desafio Impossível (Disney+) e Lupi & Baduki (Max), além de diversos projetos em diferentes estágios de desenvolvimento e produção.
Sempre com foco em inovação, autenticidade e impacto, produzimos branded entertainment, criando histórias envolventes em parceria com marcas, agências e canais. Entre os títulos, estão Mulheres no Comando (formato sobre empreendedorismo feminino apresentado por Fabi Saad) e Contar para Viver (Unesco/Cappuccino).
Desde 2005, a ELO STUDIOS distribuiu mais de 500 títulos de todas as regiões do Brasil, levando histórias brasileiras a mais de 100 países. Entre eles, O Menino e o Mundo, indicado ao Oscar. No cinema, mais de 120 filmes foram lançados, incluindo Medida Provisória, de Lázaro Ramos, o filme nacional mais assistido em 2022. O lineup dos próximos anos inclui grandes produções em parceria com Claro, Globo Filmes, Funcine Investimage, Paramount, Sony, Telecine e Warner.
Liderada por Ruben Feffer, Flavia Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon (CEO), a ELO STUDIOS promove a inovação tanto em termos criativos quanto nos modelos de negócio, impulsionando narrativas que transcendem fronteiras e deixam um legado.
Paramount Pictures Brasil
A Paramount Pictures Brasil atua no mercado audiovisual no Brasil desde 1916 com foco no seu conteúdo original, mas também fomenta e apoia o desenvolvimento do cinema brasileiro investindo em conteúdo local. A distribuidora foi responsável pela distribuição de clássicos nacionais, como “Vinicius” (2005), “Tropa de Elite” (2007), “Última Parada 174” (2008), “Homem do Futuro” (2011) e “Raul – O início, o Fim e o Meio” (2012) pra citar alguns. Hoje o estúdio atua como coprodutor de diversas produções nacionais, como “Os Homens São de Marte” (2014), “Loucas pra Casar” (2015), “O Shaolin do Sertão” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 2” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 3” (2019), “Turma da Mônica - Laços” (2019), “Turma da Mônica - Lições” (2021), Minha Irmã e Eu (2023), Pedágio (2023) e Chico Bento (2024) entre outros.
Nenhum comentário