Novidades

[News] CCBNB recebe bate-papo com foco na exposição “Campo de Passagem: Movimento Ondulatório”, de M. Dias Preto

 CCBNB recebe bate-papo com foco na exposição “Campo de Passagem: Movimento Ondulatório”, de M. Dias Preto



Encantada




Encontro gratuito acontece nesta quarta-feira (08), às 17h30, com a participação da pesquisadora Alexia Ferreira e do curador da Mostra, Diego Santos


Nesta quarta-feira (08), a partir das 17h30, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) recebe, na Galeria Antônio Bandeira, a roda de conversa “Memória, Cura e Bixaria”, com Diego Santos, Alexia Ferreira e M.Dias Preto. A ação integra a programação da exposição “Campo de Passagem: Movimento Ondulatório”, que segue em cartaz no equipamento até o dia 10 de dezembro de 2023. 


O encontro tem como proposta agregar e trazer à memória como ponto de cura através das múltiplas narrativas abordadas na pesquisa da Alexia, do trabalho de Diego enquanto artista visual e seu trabalho de curadoria, realizado pela primeira vez, para a exposição e das vivências socioculturais do M.Dias Preto durante a criação das obras presentes no CCBNB. A entrada é gratuita!


Sobre a exposição


A Mostra “Campo de Passagem: Movimento Ondulatório” foi pensada a partir do livro “Campo de Passagem”, que M. Dias Preto desenhou em 2020, resultante de investigações autobiográficas geradoras de um rito de passagem entre as fases da sua vida. Entre um apanhado de memórias que transmitem ao mesmo tempo, presente, passado e futuro, o artista cearense apresenta 80 trabalhos em fotografia, colagem, desenho, instalação e audiovisual.


“Por meio do álbum de família, faço uma reconstrução fictícia de memórias de um corpo dissidente, revelando um processo de registro histórico e biográfico em oposição ao apagamento colonial que fora imposto à população afro, indígena e LGBTQIA+”, destaca M. Dias Preto. 


Nesse contexto, a exposição é um aglutinado de experimentações técnicas através de intervenções em fotografia, utilizando, por exemplo, strass adesivo, restauração e colorização digital de fotografia de arquivo, recorte de fragmentos de imagens, ilustração digital e processo de queima e costura sobre fotografia. E são justamente a partir desses processos que se constrói o foco sobre o real e o imaginário. 


Este projeto é apoiado pelo IX Edital das Artes de Fortaleza (SecultFor) - Lei Nº 10.432/2015 e é apoiado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) - Lei Nº 18.012 de 1º de abril de 2022. 


SERVIÇO


Roda de Conversa - “MEMÓRIA, CURA E BIXARIA” com Diego Santos, Alexia Ferreira e M.Dias Preto.

Dia 08 de novembro às 17h30

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (R. Conde d'Eu, 560 - Centro)

Entrada Franca


Exposição “Campo de Passagem: Movimento Ondulatório”, de M. Dias Preto

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste R. Conde d’Eu, 560 – Centro,  

Abertura: 1º de novembro de 2023, às 18h30, com apresentação de DJ Bugzinha e Ana Lu Dias.

Visitação: até o dia 10 de dezembro de 2023, horário de visitação: terça a sábado de 9h às 17hs.

Entrada Franca

Classificação indicativa: 14 anos



--
Bebel Medal
Jornalista 

Nenhum comentário