Novidades

[News]Festival Nordestino de Teatro (FNT) realiza Edição Especial 30 anos

 Festival Nordestino de Teatro (FNT) realiza Edição Especial 30 anos


O FNT acontece de 15 a 18 de novembro em Guaramiranga (CE). Toda a programação tem acesso gratuito



Coletivo Trama de Gato


Trupe Caba de Chegar


Há 30 anos, em 1993, começou a trajetória de um dos mais relevantes projetos culturais das artes cênicas, envolvendo o Ceará e estados vizinhos: o FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. Nasceu em uma realidade que para muitos seria inviável, visto que 90% da população adulta da cidade no início da década de 1990 estava na sombra do analfabetismo. Mas a arte em Guaramiranga tinha base sólida, firmada por mestras e mestres da tradição cênica, que inspiraram as primeiras manifestações teatrais, os dramas, e o surgimento do grupo de teatro Cangalha, que principiou o movimento de onde surgiria o FNT.


Para marcar a data e ensaiar futuros para o festival diante de tantos desafios no meio do caminho, de 15 a 18 de novembro acontece o FNT Edição Especial 30 anos. Com acesso gratuito a toda a programação, o festival terá atividades em locais diversos, como a praça e o hall do Teatro Municipal, a sede e a praça da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), a Av. Vicente Soares, que é o acesso ao Conjunto Frei Domingos, as ruas de Guaramiranga e o Odilon Bar.


Com o forte envolvimento da população desde os seus primeiros anos, artistas, grupos, coletivos, pesquisadores, estudantes e professores do Nordeste e de outras regiões se encontram anualmente na cidade serrana do Ceará, vivenciando uma verdadeira imersão na arte teatral, com exibição, fruição, pensamento, conhecimento e reflexão, que, entre muitos resultados, articulam e influenciam políticas de formação, difusão e circulação teatral.  


AS MOSTRAS


Realizadora do festival, a AGUA preparou esta edição especial do FNT como uma reverência a todas as forças que moveram sua criação e como gratidão à trajetória percorrida. É uma programação que festeja o teatro popular dos reisados, as cenas curtas aprendidas com os dramas, a magia do espetáculo improvisado vivido no Cangalha e outras tantas maravilhas da arte teatral descortinadas desde a edição número um.


PROGRAMAÇÃO


O FNT Edição Especial 30 anos terá quatro dias de atividades a partir das 10h da manhã até o final da noite, com mostras de teatro, oficinas, debates e música. A Cerimônia de Abertura será à noite na Praça do Teatro, mas desde cedo tem arte na cidade. Para o público infantil, a mostra FNT para Crianças dá as boas-vindas no dia 15 com o Festejo dos 30 anos do FNT, no Palco da Vicente Soares, local que receberá o público infantil nos outros dias com oficinas circenses e espetáculos. 


Mostra Cenas Germinantes nasce nesta edição com o propósito de dar uma contribuição simbólica ao futuro do teatro cearense, favorecendo o debate estético-político acerca do futuro de nossa produção teatral apoiando processos de montagem de espetáculos propostos por coletivos e/ou encenadores cearenses. Estão na mostra o Coletivo Paralelo, de Maracanaú (“Volare: De Brasil Para El Mundo”); Cia Curral de Pedras, de Quixadá (“Olho D’água”); Coletivo Flecha Lançada Arte, de Crato (“Coragem – Somos Vozes dos Nossos Ancestrais”); intérpretes Isadora Ravena e Georgia Vitrilis (“Inferno”), Teatro Máquina (“Movediça”) e Trama de Gato (“Gato Preto”), de Fortaleza. Nas manhãs seguintes às apresentações, os trabalhos apresentados serão temas dos Diálogos Germinantes, na sede da AGUA. A curadoria desta nova mostra é de Gyl Giffony, que no dia 17, também na sede da AGUA, lança o livro “O lugar invocado: teatralidades e espaços de memória da violência sociopolítica na América Latina”.


A tradicional Mostra Palco Ceará terá espetáculos selecionados dos grupos Trupe ‘Caba de Chegar (“A fábula do Monturo Velho”), Companhia de Teatro Epidemia de Bonecos (“Pas de temps”) e Grupo Evan Teixeira (“O bode quer”), de Fortaleza; Circo Muamba, de Aracati (“Bafafá” e “Tudo junto e misturado”); Coletivo Bota o Teu, de Maracanaú (“Sarau bota o teu”); e, como convidada, a Trupe Motim de Teatro, de Quixeré (“Pequeno show de horrores para sustos medonhos” e “Laborioso contato – um palhaço anuncia o fim do mundo”). A curadoria tem a assinatura das atrizes e pesquisadoras Dane de Jade e Rejane Reinaldo e do jornalista e professor Magela Lima, que nesta edição conduz a Oficina de Crítica Teatral, que é uma atividade formativa da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité (ELT).


Tem mais espetáculos no festival. A Turma 3 da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité (ELT Maciço) apresenta “Corri longe demais para chegar em casa”, resultado do processo formativo do Projeto Escolas da AGUA – Música Teatro e Comunicação, que conta com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Na Cena Plural, tem música (Forró na Feira com Bya Dançarina, de Baturité), performance em Libras com o professor de libras, ator performer e mímico Lauro Neto (“De Charlie Chaplin a Lampião”) e o artista mágico e mentalista surdo Lucas Dias Ferreira (“O Mentalista Surdo”), e tem teatro com o convidado Teatro Brincante, de Pentecoste (“Cinderela: A história que sua mãe não contou”). A tradicional mostra Música no FNT acontecerá nas quatro noites, com artistas de Guaramiranga, Baturité, Redenção e Fortaleza, no Palco da Vicente Soares e no Odilon Bar.  


Para o público da cidade e visitantes, o sábado de encerramento do festival terá Cortejo de Guaramiranga e Intervenções Circenses nas ruas da cidade, Solenidade de Encerramento na Praça do Teatro com homenagens do FNT e apresentação do grupo de tradições “Arte, Cultura e Memória”. Como espetáculo de encerramento, o grupo Dona Zefinha apresenta o show "Invocado que só", com a participação do Mestre Vicente Chagas.


ENSAIOS DE FUTUROS - POLÍTICAS PARA TEATRO


Para a AGUA, esta edição especial de 30 anos levanta algumas questões: Reconhecemos os municípios como base da vida cultural e ambiente de nascimento das manifestações artísticas. Assim sendo, como a Política Nacional Aldir Blanc pode ser mecanismo de fortalecimento de grupos, coletivos, equipamentos e eventos teatrais nos municípios do Ceará?; Dada a realidade da Política Nacional Aldir Blanc, como organizar, ampliar, fortalecer sistemas de participação e governança que favoreçam o desenvolvimento do Teatro em nosso país, a partir das Políticas Culturais gerenciadas pelos Estados?; Ainda sob impactos da Pandemia Covid-19, o que podemos comemorar enquanto ações efetivas e eficazes para a retomada do Teatro em todo seu sistema de criação, produção, circulação e difusão?; Vivendo um tempo de crises humanitárias, guerras culturais, emergência climática no contraponto de potências criativas das novas gerações, de inovação das tecnologias e de ampliação das lutas por direitos humanos, o que esperamos do futuro do Teatro?


Este questionamento vai nortear, no dia 16, uma das ações mais enriquecedoras do festival, o Ciclo de Debates do FNT, que terá como tema “Ensaios de futuros - políticas para Teatro”, reunindo representantes de instituições públicas, organizações do terceiro setor, redes, fóruns e iniciativas privadas em torno da partilha de práticas bem-sucedidas e para apreciação de propostas em curso que possam servir de base para o exercício de festejar 30 anos do festival pensando sobre o futuro do Teatro. 


QUEM FAZ O FNT


Completar 30 anos de FNT não é um mérito que se possa atribuir unicamente à Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, instituição fundada um ano antes da criação do festival. Dois importantes parceiros acompanham o projeto anualmente, viabilizando sua continuidade. Um desses parceiros é o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE). É o grande apoiador do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, estando presente desde a primeira edição. 


Dentre as 29 edições do FNT – em 2022 foi realizada a 28ª – a Enel Ceará está presente em 27 delas, apoiando o projeto por meio de Leis de Incentivo Fiscal. Sem esta parceria o FNT não teria alcançado o respeito e a representatividade que tem em todo o Nordeste e a visibilidade que conquistou.


FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com a consultoria da Quitanda Soluções Criativas. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Guaramiranga e o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), por meio da Lei do Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel.


SERVIÇO

FNT – Edição Especial 30 anos – De 15 a 18 de novembro de 2023 em Guaramiranga, Ceará. Informações no site e nas redes sociais do FNT: www.fntguaramiranga.com.br e @fntguaramiranga (Instagram e Facebook).


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

DÉGAGÉ

Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira

Nenhum comentário