[News] Patrick Sampaio nas últimas semanas da novela


O ator Patrick Sampaio tem em sua trajetória trabalhos em tv, cinema, já cantou em uma banda, dançou, coreografou, é bacharel em Artes Cênicas e atuou em diversos espetáculos teatrais. Como roteirista da última temporada da incensada produção da Rede Globo, Amor & Sexo, no ano de 2018 (Prêmio de Melhor Programa de TV pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte) experimentou falar de temas sensíveis e pouco explorados pela TV.

Mas seu maior desafio nos últimos meses tem sido interpretar dois personagens em Espelho da Vida, novela de Elizabeth Jhin, em exibição na faixa das 18 horas da Rede Globo. Nela Patrick vive Felipe Dutra e também sua encarnação anterior, Otávio de Luris, em duas épocas distintas da trama – nos dias atuais e no passado, em 1930, respectivamente. Personagens que vem ganhando cada vez mais destaque e centralidade na história desde a estreia e que trazem em suas atitudes um certo mistério – seja como o espírito atormentado e vingativo de Felipe, seja através das atitudes ambíguas de Otávio no passado.
"Atuar é dos maiores tesões do mundo, e na frente ou atrás das câmeras, o que me move é contar histórias relevantes, provocar pensamento crítico.”, declara Patrick Sampaio

Para alegria do carioca do bairro do Méier, seu desempenho tem sido elogiado pelo público e pela crítica. No Twitter, Patrick tem sido celebrado como capaz de inspirar medo e sustos como Felipe, mas ternura como Otávio. Recentemente, também foi elogiado pela coluna Telinha do Jornal Extra com a seguinte nota:

"Patrick Sampaio tem chamado atenção em 'Espelho da Vida'. O ator dá nuances bem diferentes quando é Felipe, o espírito, e Otávio, sua antiga encarnação.”
Com um currículo extenso e diverso, Patrick agora está dedicado aos seus personagens e ressalta o quanto a oportunidade que recebeu é gratificante, quando afirma:

"Trabalhar com cada uma dessas pessoas, autores, diretores e atores que, de várias maneiras, me formaram e ainda me ensinam tanto, é uma honra imensa. Mergulhar de cabeça é o mínimo que eu poderia fazer e tem sido emocionante".
Já a atuação em um programa tão engajado politicamente como Amor & Sexo é apenas mais uma mostra de seu DNA de militância, visível também no envolvimento em movimentos que lutam por melhores condições para a Cultura nos últimos anos, principalmente no Rio de Janeiro, entre eles o "Reage, Artista!”, a Frente Brasileira de Teatro e o Conselho Municipal de Cultura, do qual foi membro e renunciou em protesto.

Redes sociais do ator
@patricksampaio          @patricksampaiogram

SOBRE OS PERSONAGENS DE ESPELHO DA VIDA
FELIPE DUTRA (Dias atuais)

Felipe é uma espécie de fantasma, um personagem que viveu nos dias atuais de Espelho da Vida e permanece rondando seus desafetos como um espírito atormentado, que retorna para criar vários conflitos e se vingar. Uma tragédia e uma reviravolta envolvem suas aparições. Felipe é primo e melhor amigo de Alain (João Vicente de Castro), teve um caso com Isabel (Alinne Moraes), noiva de Alain, anos atrás. Quando Alain descobre a traição, eles brigam feio e Alain espanca o primo, parando apenas quando Isabel afirma estar grávida de Felipe. Logo depois do ocorrido, Felipe morre. Apesar de não ter sido diretamente responsável pela morte de Felipe, Alain se sente culpado, pois pode ter acelerado o óbito, resultado de um aneurisma cerebral descoberto logo após a briga.

Algum tempo depois, Isabel dá à luz a menina Priscila (Clara Galinari), que desenvolve forte afeto pelo pai morto se relacionando com ele através de fotos. Ao longo da trama, o espírito de Felipe passa a aparecer para a menina em sonhos, algo que começa quando a menina se perde e passa por apuros sozinha em uma gruta. A freqüência das aparições se intensifica quando Isabel, após um teste de DNA, revela que a menina, na verdade, não é filha de Felipe, mas de Alain.


                  Na reta final da novela, Felipe vem ganhando mais poder, conseguindo interagir com a matéria em situações como o afogamento da vilã Isabel (Alinne Moraes), em que prende a ex-amante embaixo d'água, e ao quebrar com um soco o espelho em que o primo Alain (João Vicente de Castro) se observava.


                  A vingança de Felipe e o que ele será capaz de fazer com Isabel e Alain até o fim da narrativa tem sido dos principais motores da elogiada dramaturgia de Espelho da Vida.


OTÁVIO DE LURIS (viveu no passado, em 1930, como a encarnação anterior de Felipe)

Irmão de Gustavo Bruno (João Vicente de Castro), o misterioso Otávio volta dos estudos em Paris e passa a ajudar o irmão a conquistar Julia Castelo (Vitória Strada), herdeira supostamente rica da família Castelo. O interesse de Gustavo por Julia se inicia por motivos financeiros,  mas logo depois, Gustavo realmente se apaixona por ela e passa a não medir esforços para casar-se com a jovem. Ainda que Gustavo esteja apaixonado, o fato de estar disposto a qualquer coisa para ter Julia - inclusive a mentir, conspirar e quem sabe matar - parece assustar Otávio, que fica contrariado.

Otávio também conhece o verdadeiro amor de Julia, um amigo em comum, Danilo Breton (Rafael Cardoso), com quem ele e o irmão estudaram em Paris. Mesmo reticente, Otávio segue colaborando com o irmão, pois esse promete ajudá-lo a ficar com Dora (Alinne Moraes), por quem Otávio é completamente apaixonado.
A personalidade de Otávio vai, aos poucos, revelando-se dúbia.

"Espelho da Vida" gira em torno do mistério de quem terá matado Julia Castelo na vida passada. Em pesquisas realizadas com o público e em declarações espontâneas na internet, Otávio é apontado como um dos possíveis assassinos, o que justificaria sua morte precoce na vida seguinte.










Seleção de cenas no GloboPlay

Cenas Felipe

Espírito de Felipe (Patrick Sampaio) ameaça
Alain (João Vicente de Castro) e quebra o espelho 

Vicente (Reginaldo Faria) tenta aconselhar Felipe (Patrick Sampaio) 

Isabel (Alinne Moraes) tem pesadelo com Felipe (Patrick Sampaio)

Felipe (Patrick Sampaio) afoga Isabel (Alinne Moraes)

Cenas Otávio

Otávio (Patrick Sampaio) confirma que Danilo (Rafael Cardoso) continua ingênuo

Otávio (Patrick Sampaio) e Dora (Alinne Moraes) se beijam

Dora (Alinne Moraes) consegue de Otávio (Patrick Sampaio)
o paradeiro de Danilo (Rafael Cardoso)

Otávio (Patrick Sampaio) confessa a Gustavo (João Vicente de Castro) que
revelou a Dora (Alinne Moraes) o paradeiro de Danilo (Rafael Cardoso)






Nenhum comentário