[Resenha] A Passagem

Sinopse: Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos vestígios de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue.
Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país – talvez um planeta – que nunca mais será o mesmo. A cada noite a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior.
Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas o começo de uma longa jornada – através de décadas e milhares de quilômetros – até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado.
A passagem é um suspense implacável, uma alegoria da luta humana diante de uma catástrofe sem precedentes. Da destruição da sociedade que conhecemos aos esforços de reconstruí-la na nova ordem que se instaura, do confronto entre o bem e o mal ao questionamento interno de cada personagem, pessoas comuns são levadas a feitos extraordinários, enfrentando seus maiores medos em um mundo que recende a morte.
Quase um século depois que uma pesquisa científica financiada pelo Exército dos Estados Unidos foge do controle, tudo o que resta é uma paisagem apocalíptica. As cobaias utilizadas nos experimentos – prisioneiros a caminho do corredor da morte – escaparam do laboratório e iniciaram uma terrível carnificina, alimentando-se de qualquer ser com sangue nas veias e espalhando por todo o continente o vírus inoculado nelas.
Um em cada 10 habitantes pode ter sido infectado. Os outros nove se tornaram presas desses virais, criaturas animalescas extremamente ágeis e fortes cujos únicos pontos fracos parecem ser a hipersensibilidade à luz e uma pequena área frágil próxima ao esterno.
Em uma fortificação construída nas montanhas, cercada de muralhas de concreto e holofotes superpotentes, uma comunidade tenta sobreviver aos constantes ataques noturnos. Mas a precária estrutura que a protege está com os dias contados: as baterias que alimentam as luzes começam a falhar e uma invasão é iminente.
Não se sabe o que aconteceu ao resto do mundo: a comunicação foi cortada, não há governo e o Exército nunca cumpriu a promessa de voltar. Provavelmente estão todos mortos. Mas a chegada de uma misteriosa andarilha traz novas expectativas: ao que tudo indica, ela tem as mesmas habilidades dos virais, mas não sua necessidade de sangue. Agarrando-se a essa esperança, um grupo parte da Colônia para buscar mais sobreviventes – e a verdade fora dos muros.
Com uma narrativa tensa e bem-estruturada, Justin Cronin constrói personagens de complexidade psicológica surpreendente. Na transição do mundo que conhecemos para um que não poderíamos imaginar encontra-se uma humanidade sitiada pelos próprios erros.
A passagem é o primeiro livro de uma trilogia. Em Os Doze, segundo título da série, conheceremos mais sobre os acontecimentos que deram início ao caos e as decisões individuais que podem levar a humanidade a um fim ainda pior que a mera extinção. A cidade dos espelhos, que conclui essa emocionante saga, é aguardado para 2014.
O que eu achei?

O livro 'A Passagem', de Justin Cronin, é um daqueles títulos mega desejados, mas que são mega difíceis de se achar – ou são caros. Mas eis que finalmente o encontrei em uma feira do livro e acalmei essa minha ânsia. E digo: que livro! Misturando drama, sci-fi e um mundo pós-apocalítico com tons de distopia, ' A Passagem' nos leva numa jornada durante décadas de história.

A descoberta de um vírus que dá ao seu portador uma força sobre-humana e uma capacidade de regeneração extremamente alta chamou a atenção do governo e das forças armadas norte-americanas, que resolveram trabalhar nesse vírus e em suas variações e seus efeitos em cobaias humanas.

Quem são as cobaias? Prisioneiros sentenciados a morte. Doze prisioneiros mantidos em uma unidade de segurança no subsolo e monitorados 24 hora por dia, enquanto pesquisa-se o efeito do vírus no corpo deles, as mutações e tudo o mais. Contudo, vendo que não há nada de muito promissor acontecendo com essas cobaias, eles decidem procurar uma nova: uma criança. E é ai que entra Amy e o policial Wolgast, que é responsável por entregar Amy para os pesquisadores – tal como fez com os outros. Contudo, devido ao passado de Wolgast, uma conexão muito forte o liga a menina, e ele faz de tudo para livra-la do seu destino. Mas não há para onde correr.

As primeiras cobaias, que ao uma especie de vampiro extremamente poderosos, conseguem fugir, e se dá início ao fim do mundo como conhecemos. E apenas uma pessoa pode mudar esse futuro.

Amy.



A escrita do livro é extremamente analítica, e explora não apenas o vírus e seus efeitos, mas tudo o que envolve desde a pesquisa até o seu uso. Vemos como a ganância e a busca pelo poder torna os homens cegos aos efeitos de suas escolhas. É interessante notar que o vírus e suas vítimas não são o foco principal dessa história, mas são personagens importantes para o desenvolvimento.

Para mim o ponto centra, além da essência humana – tanto o lado bom quanto o ruim -, a sociedade é o ponto principal. Vemos uma sociedade avançada, culta e teoricamente poderosa ruir e ser dizimada, e uma nova nascer, cercada pelo medo e pelo desconhecido. Vemos com essa colônia de novas pessoas sobrevivem dia a pós dia, como se organizam socialmente, e como se organizam politicamente também, com a criação de hierarquias e heranças de nome. Acompanhamos uma gênese em um Éden sem esperanças, sem conhecimento, sem nenhum futuro próspero a vista.

As personagens são absolutamente maravilhosas, desde o pior ser humano até o mais carismático. Há uma atmosfera de sobrenatural que cerca a todos, e cada um tem uma importância imensurável para a história como um todo – que se desenvolve em longas 816 páginas. Ninguém está ali por acaso, nem nada acontece por acaso.

A construção de Cronin desse novo mundo a partir das cinzas do mundo antigo, e dos sobreviventes chega a ser aterrador. A que ponto o ser humano é capaz de ir para se tornar invencível, imortal? E até que ponto além disso, quando tudo parece seguir para um precipício existencial, o ser humano é capaz de ir para se manter vivo? Será que em um mundo onde o perigo espreita pelas sombras literalmente, há alguma esperança para a raça humana? Uma de nossas protagonistas, e o principal elo entre o mundo antigo e o novo, irá nos dizer e nos levar nessa descoberta.

A história, mesmo sendo longa, soube explorar bem os pontos necessários para tudo o que ela se propôs – ganancia, destruição, renascimento, sobrevivência -, e trabalha minuciosamente para desenvolver de forma verossímil o destino do planeta. Vários elementos são utilizados na narrativa, para dar novos olhares e perspectivas sobre os acontecimentos, como uso de diários de algumas personagens, o que dá um peso emocional muito maior a história.

Sem dúvidas, o livro é uma leitura incrível, que mexe com a sua mente do início ao fim, surpreendendo a cada capítulo e alimentando cada vez mais a sua ansiedade, junto com o medo. Que venha agora sua sequência, 'Os Doze'.

Esse livro terá uma série lançada ano que vem, pela FOX. Vocês podem conferir mais informações assistir ao trailer da série AQUI.

Nenhum comentário