[Nerds & Geeks] Homem-Aranha: personagem e suas adaptações



O Amigão da Vizinhança é um dos personagens mais queridos da Casa das Ideias. Para comemorar o lançamento do novo filme, Homem-Aranha: de volta ao lar, estreando Tom Holland, resolvi falar sobre a história do super-herói e de suas ínúmeras adaptações.

Um dia, no escritório da Marvel, Stan Lee estava à procura de inspiração. Ele queria continuar com o sucesso do Quarteto Fantástico e precisava de um personagem que os leitores adolescentes fossem capaz de se identificar, um garoto inseguro, que tivesse seus problemas como qualquer outro rapaz da sua idade, tímido com as garotas, meio nerd e inseguro. Ele estava imaginando esse personagem quando viu uma aranha escalando a parede de sua sala. Daí surgiu a ideia de um garoto que adquire super-poderes após ser picado por uma aranha radioativa. A primeira aparição do Cabeça de Teia foi publicada no dia 5 de junho de 1962, no número 14 da revista Amazing Adult Fantasy e fez sucesso imediato no traço de Jack Kirby e Steve Ditko, os desenhistas originais.

A história de Peter Parker sofreu algumas modificações ao longo dos anos mas sua essência é sempre a mesma: durante uma visita a um laboratório em uma excursão da escola e adquire as capacidades de escalar paredes, superforça, supervelocidade e um sexto sentido que alerta do perigo iminente. Parte dessa origem foi modificada na série Spider-Man Chapter One-publicada no Brasil com o título de Homem-Aranha- Gênesis, publicada pela Abril em 13 partes entre 1998 e 1999.

O icônico uniforme já passou por várias mudanças. O tradicional azul e vermelho foi substituido pela primeira vez em 1984, quando Parker retorna das Guerras Secretas com uma roupa preta com uma aranha branca no centro. Mal sabia ele que se tratava do alienígena Venom, que mais tarde tomaria posse de seu corpo. A namorada de Peter, a Gata Negra fez um uniforme idêntico ao antigo e entre 1984 e 1988, o herói alternou entre os uniformes. Nessa época, a cronologia do personagem estava bagunçada então os editores decidiram publicar a minissérie Guerras Secretas com algumas mudanças em relação às edições americanas e uma delas foi fazer Peter vestir o uniforme padrão na revista exclusiva do personagem até o ponto em que a história sincronizar com o crossover. Foi uma completa reformulação do Homem-Aranha.

O herói teve vários interesses românticos ao longo de sua trajetória:a primeira, diferentemente do que muitos fãs podem pensar, não foi Gwen Stacy, foi uma garota chamada Liz Allan. Peter nutria uma paixonite por ela mas Liz era namorada de Flash Thompson, um valentão do colégio que fazia bullying com Peter mas admirava o Homem-Aranha. Anos mais tarde, ela se casaria com Harry Osborn, que assumiria a identidade do seu pai como o vilão Duende-Verde. Liz namorou Foggy Nelson, amigo de Matt Murdock, o Demolidor, por um tempo.Mas a primeira garota com quem ele se relacionou foi Betty Brant,secretária do chefe J. Jonah Jameson do Clarim Diário.Eles namoraram por um tempo mas Betty culpava o Homem-Aranha pela morte de seu irmão durante um duelo com o Duende-Verde. Ela acabou se casando com Ned Leeds,outro repórter. Mas o grande amor de Peter Parker foi Gwendolyne Stacy, filha do capitão de polícia George Stacy. Mas tudo acaba em tragédia quando o Duende Verde arremessa Gwen da ponte George Washington, em Nova York.Depois dessa experiência traumática, o posto de maior inimigo do Cabeça de Teia deixa de ser do Doutor Octopus e passa a pertencer ao Duende Verde. Após a morte de Gwen, Peter se envolve com Mary Jane Watson e chegou a pedi-la em casamento duas vezes mas ela só aceitou a proposta na terceira vez e houve uma edição especial do casamento do Homem-Aranha em 1987.Na trilogia de filmes dirigida por Sam Raimi (de O Chamado) ela é interpretada pela atriz Kirsten Dunst e a cena do beijo de cabeça para baixo é uma das mais famosas do cinema.

Na galeria de vilões, estão presentes figuras como Electro, Venom, o Homem-Areia, o Lagarto, o Duende Verde, o Doctor Octopus e o Abutre, que apareceram nos filmes. Alguns vilões que eu gostaria que fossem retratados são Kraven, o caçador, o Escorpião, o Chacal e o vampiro Morbius.

Houveram várias adaptações dos quadrinhos para os meios audiovisuais: oito séries animadas, a primeira de 1967 a 1970. a segunda de 1981 a 1982, a terceira de 1982 a 1983, a quarta de 1994 a 1998, a quinta de 1999 a 2001, a sexta em 2003, a sétima de 2008 a 2009 e a oitava de 2012 a 2016, três filmes animados dirigidos por Nicholas Hammond, Spider-Man, em 1977, Spider-Man strikes back em 1978 e The dragon´s challenge, em 1981 e uma produção japonesa, pouco conhecida do público, em 1979. Há sete filmes live-action, sendo três com Tobey Maguire, dois com Andrew Garfield, uma aparição em Capitão América:Guerra Civil e o novo, com Tom Holland. Ano que vem, em 2018, ele retornará em Vingadores:Guerra Infinita e em sua continuação, em 2019. De volta ao lar também ganhará uma sequência, ainda sem título, em 2019.

Durante os seus mais de 50 anos de vida, o Homem-Aranha continua sendo um dos mais populares heróis da Marvel e suas revistas ainda são um dos títulos mais vendidos. A Broadway até criou um musical em 2010, Spider-Man:Turn off the dark, com músicas escritas por ninguém menos do que Bono Vox e The Edge. Contava a origem do personagem, desde a fatídica picada, passando pelo romance com Mary Jane e seus duelos com o Duende Verde.Interessante observar que até o mito grego da Aracne era abordado.

Uma coisa é certa: Peter Parker ainda nos manterá ´´grudados´´ em suas histórias por um bom tempo!



10 comentários:

  1. Oi Clara,
    Não consigo gostar muito do homem aranha. Até assisti aos filmes mas não é meu super herói favorito.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Aichha, qual é seu super-herói favorito\
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amo o Aranha!Ele é divertido e meu crush desde os 4 anos e nem sabia ler nessa época!
    Mesmo assim aprendi muitas coisas que nem sabia sobre ele com sua postagem Clara, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Djamila,
      fico feliz que tenha aprendido mais sobre ele com a minha matéria! Veja De volta ao lar e me fale o que achou. Bjs

      Excluir
  4. Clara,
    Arrasou na postagem, confesso que não sabia muitas das curiosidades citadas, mas Homem-Aranha sempre foi um dos personagens que menos curto, eu até me encantei na época do Maguire mas agora mesmo para ver o filme novo ainda não quis ir, e o marido tá aqui pedindo urgente rs.Sou muito DC, eu amo Batman e Mulher Maravilha. Da Marvel meus favoritos são Capitão América e Homem de Ferro.bjos
    Sei que muita gente curte, e saber como foi criado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raffa,
      Eu gostava do Tobey e confesso que fiquei meio com um pé nas costas quando anunciaram que o Andrew Garfield iria substituir mas acabei gostando dele. Leva o Gabriel para ver, tadinho, não vai privá-lo de ver um dos maiores heróis da Marvel. Também adoro o Capitão América mas fiquei meio decepcionada quando descobri que ele é um agente da Hidra. E confesso que também prefiro DC à Marvel. Bjs

      Excluir
  5. Bom, sou suspeita em falar pois meu herói preferido sempre foi o homem aranha....acho que ele representa muitos que são ignorados pela sociedade mas que podem ajudar e mto a esta mesma sociedade. Amei a sua matéria Clara, parabéns.

    thebestwordsbr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia, compartilho da mesma opinião e por isso que sempre fui fã dos X-Men, por representarem as minorias. E o Peter tem essa vantagem por ser um adolescente que se vê cercado de responsabilidades, não é um deus como o Super-Homem. Espero que curta o filme! Bjs

      Excluir
  6. Amei saber mais sobre ele, ele é um dos meus heróis favoritos e muitas dessas curiosidades eu não sabia como a primeira paixão dele e que ele já tinha mais de 50 anos! Só sei q ele é sucesso, vi todos os filmes e com esse novo não será diferente!

    Bjs

    ResponderExcluir