[Resenha] A Vida Secreta das Árvores

E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado? E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos? Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente. Em A vida secreta das árvores, o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. Com um ponto de vista surpreendente e inovador, o livro se tornou um fenômeno na Alemanha, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e teve seus direitos negociados para 18 países. Essa viagem fascinante pela vida das árvores e florestas é um convite a repensarmos nossa relação com a natureza.

O que eu achei? 
O que você sabe sobre as árvores? Que elas vivem paradas em seu lugar, umas florescendo e dando frutos; outras, apenas com suas folhagens. Algumas baixas, outras enormes; umas que existem há algumas décadas; outras, centenárias. Talvez o comum é ter essa ideia básica sobre as árvores, pode indo um pouco além, sabendo nome e especies. Contudo, este livro mostra que elas podem ocultar mistérios e segredos que jamais poderíamos imaginar, nem mesmo nos nossos sonhos mais loucos.

Peter Wohlleben é um engenheiro florestal alemão, que dedicou grande parte de sua vida a estudar e examinar, cientificamente, as árvores. Por isso, imagina-se algo comum, que muitos biólogos fazem. Mas não, ele foi além. E explica, pouco a pouco, detalhe por detalhe, como se dá a vida secreta das árvores.


Esse livro é um estudo minucioso e detalhado, onde nos é apresentado um novo olhar sobre a vida na natureza, nas florestas, onde as árvores são as grandes protagonistas. O tem uma linguagem intimista, como se conversássemos com o autor, e é possível sentir seu deslumbre e sua paixão a cada linha. As descobertas são fascinantes, e mesmo que você leia esse livro sem muitas expectativas, garanto: é IMPOSSÍVEL não ficar abismado com o que é dito. A leitura não apresenta dificuldades. Os capítulos são curtos e sucintos, sem muitas expressões nem nomes científicos, e é capaz de fazer você se perder na leitura sem nem notar. Pode se tornar um pouco cansativo pelo conteúdo mostrar apenas fatos – e para o leitores de historias em geral, faz falta a leitura de um enredo. Mas mesmo assim, consegue ser uma leitura enriquecedora.

Fazendo uma correlação com nós, humanos, o autor conseguiu expôr todo o funcionamento desse mundo oculto - um tema que tinha tudo para ser massante e cansativo -, num relato contagiante e extremamente relevante nos dias atuais. Quem poderia imaginar que as árvores vivem em comunidade? São capazes de conectar-se uma a outra pelas raízes, e assim, cuidar umas das outras, tratando doenças e doando alimento? Que elas se “comunicam”? As descobertas são tantas, que até demora um pouco para poder processar tudo.


Ao ler esse livro, fica impossível passar por uma árvore e não deixar a mente vagar enquanto as admiramos. Acredito que um dos objetivos desse livro é trazer ao leitor a sensação de empatia para com a natureza, uma vez que ele nos coloca lado a lado das árvores, mostrando como temos muito em comum com elas. Mostra-nos, também, a sua importância – e também a das florestas – para todo o ecossistema, e o quanto elas são imprescindíveis para a manutenção de toda vida existente.


Uma ode a natureza, e um alerta para a importância de sua preservação.





4 comentários:

  1. Ganhei esse livro recentemente. E pretendo ler em breve!
    Achei interessante a forma que o autor nos explica sobre o " mundo" das árvores. :)

    ResponderExcluir
  2. Ganhei esse livro em um sorteio tem alguns dias. Esperando ansiosamente chegar para iniciar a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oi Irlan,
    Vi uma reportagem super legal sobre comunicação entre árvores. Acho que este livro representa muito bem essa ligação entre elas. Fiquei super curiosa para ler!
    Beijos

    ResponderExcluir