[News] Dia da Toalha-Origem e livros nerds


  1.   Hoje, dia 25 de maio, é comemorado o dia do orgulho nerd de, o Dia da Toalha. Além da data marcar a estreia do primeiro filme de Star Wars no ano de 1977 (pois é, a franquia está fazendo 40 anos hoje) a data também comemora o legado do escritor britânico Douglas Adams, autor de O guia do mochileiro das galáxias, que morreu em maio de 2001.
  2. Fans no mundo inteiro carregam uma toalha para homenagear o autor, que morreu de um ataque cardíaco e a data foi criada duas semanas após seus falecimento. Na série de livros de O guia do Mochileiro das Galáxias, um inglês chamado Arthur Dent é salvo por seu amigo Ford Prefect, que se revela um alien disfarçado de humano e que a Terra será destruída pelos Vogons, uma raça de aliens hostis. Eles conseguem subir à bordo da nave Vogon antes que o planeta fosse destruído e depois são resgatados por Zaphod Beeblebrox, um primo distante de Ford e passam por várias aventuras em diversos planetas e galáxias. A série é composta pelos livros ´´O guia do mochileiro das galáxias (1), ´´O restaurante no fim do universo´´,(2) ´´ A vida, o universo e tudo mais´´ (3) ´´Até mais e obrigado pelos peixes´´ (4) ´´Totalmente inofensiva´´ (5) todos esses escritos por Adams e em outubro de 2009, no trigésimo aniversário de lançamento do primeiro livro, o irlandês Eoin Colfer (autor da série Artemis Fowl) lançou um sexto volume, intitulado ´´E tem outra coisa´. 
  3. Agora, vamos deixar Douglas Adams um pouco de lado e falar sobre outras obras famosas da literatura nerd.
  4. A série Crônicas de gelo e fogo, de George R.R Martin é célebre por ter inspirado a série de TV Game of Thrones, uma das franquias de maior sucesso da HBO. Conta a história de várias famílias que lutam pelo Trono de Ferro no fictício continente de Westeros.Uma narrativa sangrenta sobre a conquista pelo poder, laços familiares e política são apenas alguns dos temas abordados na série.Conta com 5 livros lançados até o momento (George ainda está escrevendo o sexto, sem data de lançamento) e seis temporadas, sendo que a sétima estreará esse ano na HBO, é uma das sagas de fantasias mais rentáveis de todos os tempos.
  5. A série Discworld de Sir Terry Pratchett, tinha o objetivo de fazer uma paródia dos clichês da literatura de fantasia mas ele fez bem mais do que isso. Criou um mundo único. Discworld é um universo em que a tartarugas gigante A´Tuin carregam os quatro elefantes que carregam o planeta nas costas. Esse planeta é a Terra mas habitada não somente por seres humanos mas sim pro bruxas, magos, trolls e outras criaturas mágicas. O primeiro volume, A cor da magia, narra a história do mago Rincewind, um mago incompetente que sem querer, se torna o guia de DuasFlor, único turista do universo. Quando um terrível incêndio atinge a cidade de Ankh-Mopork, eles começam uma jornada pelo disco afora. Infelizmente, Sir Terry nos deixou em março de 2015 devido a complicações do mal de Alzheimer. Mas seu legado continua e até hoje a série continua vendendo milhões de exemplares por ano, além de ser considerada uma das mais importantes sátiras de fantasia.
  6. Philip K. Dick é autor de Andróides sonham com ovelhas elétricas, que deu origem ao filme Blade Runner, com Harrison Ford, Minority Report, que deu origem ao filme homônimo estrelado por Tom Cruise, O homem do castelo alto, Ubik, Valis, Fluam, minhas lágrimas, Os três estigmas de Palmer Eldritch, Realidades Adaptadas e vários outros. A marca registrada de suas histórias é o questionamento da essência da condição humana e da verdadeira natureza da realidade. Ele publicou 121 contos, 44 livros e 14 coletâneas de histórias curtas.É considerado um dos maiores escritores de ficção científica de todos os tempos.
  7. William Gibson nasceu na Carolina do Sul em 1948 e sua principal obra é Neuromancer, que conta a história de Henry Dorsett Case, um ex-hacker ou cowboy, como eles são conhecidos naquele mundo, foi impedido de trabalhar após ser pego roubando de seus patrões. Eles injetaram uma micotoxina (toxina feita à base de fungos) que causou sérios danos ao sistema nervoso de Henry e o deixou incapaz de se conectar à Matrix, a base de controle daquele mundo.É considerado o precursor do gênero cyberpunk, um gênero da ficção científica que se passa num futuro distópico em que a humanidade vive uma era high-tech low-life, significando que há avanços tecnológicos mas também graves mudanças na organização da sociedade. Gibson é um dos pioneiros da ficção científica ainda vivos.
  8. Ursula K. Le Guin é a autora de A mão esquerda da escuridão, originalmente publicado em 1969, estabeleceu Ursula como uma escritora de ficção científica. Narra a história de Genly Ai, um terráqueo, que é enviado ao planeta Gethen através de Ekumen, a confederação dos planetas, com o intuito de convidar os cidadãos de Gethen a se juntar à confederação.Quando Genly Ai aterrissa em Gethen, ele fica frustrado ao perceber que sabe tão pouco sobre a população. Eles não tem identidade de gênero, são andróginos. A mão esquerda da escuridão foi um dos primeiros livros de ficção científica feminista do gênero publicados e fez sucesso imediato. Foi uma das primeiras obras a abordar o polêmico tema da androginia. Ursula também é autora de O feiticeiro de Terramar, Os despossuídos, As tumbas de Atuan, entre vários outros. Assim como Gibson, ela ainda está viva e reside na cidade de Portland, no estado do Oregon.
  9. Arthur C. Clarke foi um escritor britânico, autor de obras como As fontes do paraíso, O fim da infância, Encontro com Rama, 2001:uma odisséia ao espaço, que deu origem ao filme de Stanley Kubrick, Um dia na vida do século XXI, O terceiro planeta e vários outros. 2001 é considerada sua obra-prima, sobre um monolito, que aterrissa no planeta Terra e assusta seus habitantes, macacos e vai acompanhando a humanidade, desde seu alvorecer até sua evolução
  10. Outros autores, como Robert Heinlein, Frank Herbert, Timothy Zahn, Aldous Huxley, Isaac Asimov e Stanislaw Lew também são importantes autores de ficção científica que merecem ser lidos.




2 comentários:

  1. Acho que devo ser a única que não curte Star Wars. Me julgue!

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse universo Geek e Star Wars com certeza é minha saga favorita <3
    beijos

    ResponderExcluir