[Nerds & Geeks] Star Trek: Uma introdução a uma mania de mais de 50 anos



´´Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Prosseguindo em sua missão de explorar novos mundos, procurar novas formas de vida e novas civilizações, para audaciosamente ir aonde ninguém jamais esteve´´.


A maioria das pessoas reconhece a abertura de Star Trek,uma das mais famosas séries de ficção científica de todos os tempos. Criada por Gene Roddenberry em 1964, a série inicialmente teve um episódio piloto intitulado ´´The Cage´´para o estúdio Desilu mas a ideia foi rejeitada. Ele ofereceu para a NBC, que aceitou. O episódio foi considerado complexo demais e a emissora pediu para Gene alterar algumas coisas. Dos personagens originais, apenas o capitão Spock (Leonard Nimoy)permaneceu no segundo piloto. O episódio estreou no outono de 1966 e apresentou o elenco principal:capitão Kirk (William Shatner), Tenente-Comandante Scott (James Doohan), o Tenente Sulu (George Takei. O programa recebeu críticas variadas em sua estreia mas a série original teve 3 temporadas, até 1969.

Star Trek teve outras séries, a Animated, de 1973 a 74, a Next Generation, de 87 a 94, Deep Space Nine de 93 a 99, Voyager de 95 a 2001, Enterprise de 2001 a 2005 e nesse ano, haverá um reboot produzido pela CBS, estrelando Jason Isaacs (Lúcio Malfoy de Harry Potter) e a data de lançamento ainda está indefinida.

Star Trek é considerado um dos maiores sucessos da ficção científica e tem uma legião de fans mundo afora. Sir Patrick Stewart, o Professor Xavier de X-Men interpretou o Capitão Picard em The Next Generation, tido por muitos trekkers (como os fans da série são conhecidos) como a melhor série depois da clássica.

Três filmes estrelando Chris Pine como Capitão Kirk, Zachary Quinto como Spock e Zoe Saldaña (a Gamora de Guardiões da Galáxia) de Tenente Uhura arrecadaram grandes bilheterias.

Itens como o phaser (a pistola de energia), a nave Enterprise e os uniformes são comercializados e vendidos aos montes. Com a nova série esse ano, é provável que a popularidade só aumente.


3 comentários:

  1. Descansem em paz, Leonard Nimoy e Anton Yelchin. Espero um dia ter a chance de conhecer o grande William Shatner.

    ResponderExcluir
  2. Oi Clara,
    Gosto muito de Star Trek porém meu coração sempre coloca Star Wars em primeiro lugar.
    Beijos

    ResponderExcluir