[News] Lombada: Curitiba recebe festival literário gratuito que celebra a diversidade da literatura e das artes
Divulgação_PUCPRESS
Promovido pela PUCPR e pela PUCPRESS, evento reúne grandes nomes da literatura, como Cristovão Tezza e Aline Bei, além de oficinas, apresentações artísticas e feira de livros e artes gráficas
De 6 a 8 de outubro, Curitiba será palco da sexta edição da Lombada - Festival Literário da PUCPR. Com programação gratuita e aberta a toda a comunidade, o evento reúne escritores, profissionais do campo editorial, artistas, leitores, editoras e livrarias em encontros que transitam entre diversas linguagens. Conversas com autores, oficinas artísticas e literárias, atividades de música, teatro e uma tradicional feira do livro e artes gráficas integram a agenda do festival, que busca aproximar quem escreve, quem produz e quem lê. A Lombada é realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pela PUCPRESS, com apoio da FTD Educação e patrocínio da Chambril.
Entre os destaques está o encontro com o escritor Cristovão Tezza, recentemente homenageado com a maior honraria da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra. Também integra a programação um bate-papo com Aline Bei, nome de grande destaque na literatura brasileira contemporânea, que está com seu livro mais recente, “Uma delicada coleção de ausências”, entre os semifinalistas do Prêmio Oceanos, uma das mais importantes premiações literárias da língua portuguesa. A autora irá compartilhar com o público detalhes sobre seu processo de escrita, as inspirações e as inquietações que marcam o seu trabalho.
Ao longo dos três dias, os visitantes também poderão participar de oficinas práticas que exploram diferentes possibilidades de criação. Entre elas estão “Crônica, um gênero teimoso”, com José Carlos Fernandes; “Encadernação Japonesa”, com ŌTAKE Ateliê; “Linoleogravura”, com Ainodesain; e oficinas de escrita criativa conduzidas por Maria Mion e Gloria Kirinus. A programação também passa pelas conexões entre literatura, arte e design, em debates com profissionais renomados como Laura Teixeira, João Varella e Gustavo Ravaglio; assim como entre literatura e artes cênicas, com a escritora Ligia Souza e a dramaturga Dione Carlos, que integra o quadro de roteiristas da TV Globo, tendo escrito séries e novelas como “Guerreiros do Sol” e “A nobreza do amor”.
Durante todo o evento, uma feira de livros e artes gráficas reunirá editoras e artistas, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer e adquirir uma diversidade de obras com descontos de até 30%. Estão previstos ainda lançamento de livro, performance, recital e um sarau com o Coletivo Pretas com Poesia. A agenda completa do evento está disponível no site oficial da PUCPRESS.
De acordo com Michele Oliveira, gerente da PUCPRESS, “a Lombada nasceu do desejo de criar um espaço de encontro, diálogo e troca de experiências em torno dos livros, da literatura e das artes. Para a PUCPRESS, apoiar a realização do festival é uma forma de ampliar o alcance da produção cultural e acadêmica da universidade, aproximando diferentes públicos e promovendo conversas que inspiram novas leituras, reflexões e descobertas”.
Nesta edição, uma das novidades é o Encontro de Novas Vozes, que acontecerá no último dia do evento, com o objetivo de incentivar a descoberta e a leitura de nomes que estão despontando na literatura paranaense. Entre dezenas de inscrições, foram selecionadas oito obras independentes, que serão apresentadas e estarão disponíveis para compra e autógrafos. “Essa iniciativa reafirma o compromisso da PUCPR em contribuir na formação de novos escritores e na ampliação do acesso à cultura. É uma forma de apoiar e garantir espaço para quem está começando e buscando visibilidade para seus trabalhos literários”, diz Douglas Moreira, gerente da PUCPR Cultura.
Josilaine Cezar Panta, gerente das Bibliotecas da PUCPR, destaca que “receber a Lombada na Biblioteca Central da Universidade reflete nosso propósito de tornar este espaço cada vez mais vivo, acessível e conectado tanto à comunidade acadêmica como a toda a cidade e região. Segundo ela, “a literatura amplia repertórios, nos convida a olhar o mundo por diferentes perspectivas e é essa troca que esperamos fazer com os diferentes convidados e participantes do evento”.
Serviço:
Lombada – Festival Literário da PUCPR
Data: de 6 a 8 de outubro de 2026
Horário: das 10h às 21h
Local: Biblioteca Central - PUCPR - Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho, Curitiba - PR
Outras informações: https://www.pucpress.com.br/lombada/


Nenhum comentário