[News] Cinema do Dragão estreia documentário sobre Hyldon, filme sobre Gaza e relança clássico de Akira Kurosawa

 Cinema do Dragão estreia documentário sobre Hyldon, filme sobre Gaza e relança clássico de Akira Kurosawa



“Morte e Vida Madalena” e “Nem Toda História de Amor Acaba em Morte” são destaques entre os filmes nacionais que seguem em cartaz


Entre 01° e 07 de outubro, o Cinema do Dragão no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura — equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM)—  recebe três estreias. Na quinta, na sala 1, estreia o documentário “Naza”, dirigido por Yuval Abraham e Rachel Szor, que aborda as vítimas civis das operações militares de Israel em Gaza. “Naza” ganhou o Prêmio Especial do Júri em Veneza e reúne o depoimento de 24 membros do Exército e dos serviços de Inteligência israelenses em conflitos armados. Também na sala 1, estreia a cinebiografia “As Dores do Mundo: Hyldon”, dos diretores Emílio Domingos e Felipe David Rodrigues, longa que revisita a trajetória do cantor e compositor baiano Hyldon de Souza Silva, ícone do soul music no Brasil. Já na sala 2, acontece o relançamento de “Ran”, clássico de Akira Kurosawa inspirado em “Rei Lear”, de Shakespeare. “Ran” volta à sala de exibição do Cinema do Dragão em versão restaurada em 4k. 


Reunindo seis filmes nacionais em exibição, a programação inclui o romance “Nem Toda História de Amor Acaba em Morte”, exibido com recursos de acessibilidade (Libras e LSE), “Virtuosas”, “Morte e Vida Madalena” e “Gonzaguinha, Da Maior Liberdade”, que seguem em cartaz. Também são destaques a Sessão Vitrine Petrobras com o filme “Nosso Segredo”, da diretora Grace Passô, e a exibição de “Akira” em versão remasterizada em 4K.. 

No domingo, 4 de outubro, em razão do primeiro turno das eleições, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura estará fechado e não haverá sessões no Cinema do Dragão. A programação retorna normalmente na terça-feira, dia 06. 

Programação Cinema do Dragão | 01 a 07 de outubro

*sujeita a alterações

🎬 www.ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao  


ESTREIAS


NAZA (Reino Unido/Estados Unidos, 2026) - Estreia 

Direção: Yuval Abraham e Rachel Szor // 80 min. // 14 anos // Vitrine Filmes

Sinopse: Filmado à noite dos telhados de Tel Aviv, examina as vítimas civis das operações militares de Israel em Gaza e os sistemas por trás dos assassinatos seletivos de palestinos.

Sala 1 - Sessões:

Quinta (01/10) - 19h50

Sexta (02/10) -  19h50

Sábado (03/10) - 19h50


AS DORES DO MUNDO: HYLDON (Brasil, 2025) - Estreia

Direção: Emílio Domingos e Felipe David Rodrigues // 90 min. // 12 anos // Curta Distribuidora

Sinopse: Hyldon é uma lenda viva. Seu primeiro álbum: “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda” faz 50 anos. Um clássico da música brasileira. Uma série de canções compostas por ele e inspiradas em histórias reais que revelam o soul romântico de um dos maiores compositores da nossa música popular, parceiro de Cassiano e Tim Maia. A formação e o trajeto do menino do sertão da Bahia ao jovem no topo das paradas de sucesso no Brasil. Um artista que sempre fez questão de ser livre.

Sala 1 - Sessões:

Quinta (01/10) - 18h

Sexta (02/10) -  18h

Sábado (03/10) - 18h

Terça (06/10) - 17h30

Quarta (07/10) - 17h30


RAN [Relançamento] (Japão, 1985) - Estreia

Direção: Akira Kurosawa // 160 min. // 14 anos // Pandora Filmes

Sinopse: Um poderoso senhor feudal decide dividir seu reino entre os três filhos, acreditando que a família permanecerá unida depois de sua morte. Mas a disputa pelo poder transforma a herança em uma guerra brutal, marcada por traições, vingança e ambição. Inspirado em "Rei Lear", de Shakespeare, o épico de Akira Kurosawa é uma das obras-primas do cinema japonês.

Sala 2 - Sessões:

Quinta (01/10) - 19h

Sexta (02/10) -  19h

Sábado (03/10) - 19h

Terça (06/10) - 19h

Quarta (07/10) - 19h


EM CARTAZ


NEM TODA HISTÓRIA DE AMOR ACABA EM MORTE* (Brasil, 2026) - 2° Semana

Direção: Bruno Costa // 84 min. // Elo Studios

Sinopse: Sol se apaixona por Lola, uma jovem atriz surda, e elas iniciam um romance. Tudo se complica quando Lola passa a conviver sob o mesmo teto que o ex-marido de Sol, Miguel. Nesse curioso triângulo, eles irão descobrir que a morte de um amor pode ser o nascimento de outro.

Sala 2 - Sessões:

Quinta (01/10) - 17h20

Sexta (02/10) -  17h20

Sábado (03/10) - 17h20

* A exibição deste filme é acompanhada dos recursos de LIBRAS e LSE.


VIRTUOSAS (Brasil, 2025) - 2° Semana

Direção: Cíntia Domit Bittar // 86 min. // 16 anos // Olhar Filmes e Filmes do Estação

App acessibilidade: PingPlay

Sinopse: Um retiro VIP promete aperfeiçoar mulheres em busca de sua melhor versão, sob as regras de uma fé que não admite falhas. Mas essa jornada virtuosa acaba se revelando absurda e perigosa.

Sala 1 - Sessões:

Quinta (01/10) - 16h20

Sexta (02/10) -  16h20

Sábado (03/10) - 16h20

Terça (06/10) - 15h40

Quarta (07/10) - 15h40


MORTE E VIDA MADALENA (Brasil/Portugal, 2025) - 3ª Semana

Direção: Guto Parente // 85 min. // 16 anos // Embaúba Filmes

App acessibilidade: MLoad

Sinopse: Madalena é uma produtora de cinema tendo que lidar com a morte recente do pai, sua gravidez de 8 meses e a produção de uma ficção científica B onde tudo parece dar errado.

Sala 2 - Sessões:

Quinta (01/10) - 15h40

Sexta (02/10) - 15h40

Sábado (03/10) -15h40

-

Sala 1 - Sessões: 

Terça (06/10) - 19h30

Quarta (07/10) - 19h30


GONZAGUINHA, DA MAIOR LIBERDADE (Brasil, 2026) - 5ª Semana

Direção: Susanna Lira // 77 min. // 12 anos // Synapse

App acessibilidade: MLoad

Sinopse: “Gonzaguinha, Da Maior Liberdade” é um filme que busca resgatar em letras, imagens e sons, a fúria e a poesia de um dos artistas mais importantes para a construção e a discussão popular de nossa história democrática: Luiz Gonzaga Jr.

Sala 1 - Sessões:

Terça (06/10) - 14h

Quarta (07/10) - 14h


[Sessão Vitrine Petrobras] NOSSO SEGREDO (Brasil, 2026) - 6ª Semana

Direção: Grace Passô // 108 min. // 14 anos // Vitrine Filmes

App acessibilidade: MovieReading

Sinopse: Nosso Segredo conta a história de uma família negra que tenta reconstruir sua rotina após uma perda recente. Enquanto cada um foge do luto à sua maneira, o filho caçula guarda um segredo capaz de encarar as raízes de suas dores e, juntos, descobrirem um novo caminho

Sala 2 - Sessões:

Quinta (01/10) - 13h40

Sexta (02/10) -  13h40

Sábado (03/10) - 13h40

Terça (06/10) - 16h30

Quarta (07/10) - 16h30


AKIRA [Remasterizado em 4k] (Japão, 1988/2026) - 6ª Semana

Direção: Katsuhiro Ōtomo // 124 min. // 14 anos // Sato Company 

App acessibilidade: MLoad

Sinopse: Em 2019, três décadas após o governo japonês destruir Tóquio com uma bomba nuclear para encobrir um experimento com crianças paranormais, o motoqueiro cyberpunk Kaneda embarca em uma missão perigosa para salvar seu amigo Tetsuo de uma conspiração governamental de proporções inimagináveis.

Sala 1 - Sessões:

Quinta (01/10) - 14h

Sexta (02/10) -  14h

Sábado (03/10) - 14h


ACAMPAMENTO MIASMA: ADOLESCÊNCIA, SEXO E MORTE  (EUA/Canadá, 2026) - 8ª Semana

Direção: Jane Schoenbrun // 112 min. // 18 anos  // Retrato Filmes

App acessibilidade: PingPlay

Sinopse: Após anos de sequências desleixadas, a franquia Camp Miasma é entregue a uma jovem diretora entusiasmada para ser revitalizada. Mas ao visitar a estrela do filme original, hoje uma atriz reclusa e envolta em mistério, as duas mergulham em um mundo ensanguentado de desejo, medo e delírio.

Sala 2 - Sessões:

Terça (06/10) - 14h

Quarta (07/10) - 14h



--
Bebel Medal
Coordenadora de Comunicação - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura 

Nenhum comentário