[News]9° FESTIVAL ECRÃ, com entrada gratuita, acontecerá de 03 a 31 de Julho no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro Cultural Banco do Brasil, na Cinemateca do Museu de Artes Modernas do Rio de Janeiro e On-line
9° FESTIVAL ECRÃ, com entrada gratuita, acontecerá de 03 a 31 de Julho no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro Cultural Banco do Brasil, na Cinemateca do Museu de Artes Modernas do Rio de Janeiro e On-line
De 03 - 06 de julho no CCJF
De 10 - 13 de julho no CCBB Rio de Janeiro
De 24 - 27 de julho na Cinemateca do MAM
De 17 - 31 Online de julho no site festivalecra.com.br
O ECRÃ será realizado, com entrada gratuita, a partir do dia 3 de julho no CCJF, no CCBB, na Cinemateca do MAM e on-line até 31 de julho. Dedicado às experimentações no mundo das artes audiovisuais e do cinema, o Festival ECRÃ chega à nona edição com destaques internacionais, com estreias mundiais e outros já exibidos e expostos em diversos festivais e eventos. O 9° Festival ECRÃ apresenta filmes e videoartes premiados, instalações e jogos eletrônicos de relevância no mundo das artes audiovisuais e presença de realizadores. São 127 obras no total de mais de 150 artistas de 33 países diferentes, com 66 obras brasileiras, incluindo as categorias: Filmes de Longa, Média e Curta-metragens, Videoartes e Novas Mídias, Instalações e Artes Interativas e Games.
O ECRÃ é um festival que qualifica a obra a se inscrever para a Cannes Film Week©, é também para a Bolsa Tarkovski, para o IMDB e nomeado um dos 50 melhores festivais de cinema do mundo pela revista Final Cut.
O Festival ECRÃ é realizado pela 5D Magic e Cara Feia. Apresentado pelo Banco do Brasil e pelo Centro Cultural Justiça Federal (Apoio Institucional); com o Apoio Institucional do do Museu de Artes Modernas do Rio de Janeiro; e o apoio de JL Ribas, Pan-Cinema e Cavideo.
Programação Completa - Datas e horários e programação por local no link abaixo: https://docs.google.com/
document/d/ 1DlCH6C1enet3u22mdOpyg1bmOTwh5 f9AwSTi6UkrCQI/edit?usp= sharing
Entre os destaques nacionais os longas “Relâmpagos de críticas murmúrios de metafísicas”, de Julio Bressane e Rodrigo Lima. A estreia mundial de “Matamortes” de Thiago Martins de Melo, que estará presente no Festival na abertura dia 03 de julho às 18h30 no CCJF. Lucas Parente apresenta “As Muitas Mortes de Antonio Parreiras" no final do mês na Cinemateca do MAM (27/07, 15h). O filme portugês “Fogo do Vento", de Marta Mateus é outro destaque da Categoria, também na Cinemateca.
Nos Filmes de Curta-Metragem estrangeiros destacam-se “Passagem Descuidada” (Careless Passage) de Jerome Hiler e “Peça de teste” (Test Piece) de Kersti Jan Werdal, que virá ao ECRÃ e estará presente no Centro Cultural Banco do Brasil, dia 13 às 16h. O nacional “Dois Nilos”, de Samuel Lobo e Rodrigo De Janeiro é acompanhado por “Ataulfo Alves” de Afrânio Vital, filme de 1973 na primeira noite do ECRÃ no CCBB, às 19h no Cinema I. No Centro Cultural Justiça Federal, “Outro Erro”, novo curta de Bruno Lisboa, faz sua estreia mundial no ECRÃ (04/07 às 18h30).
Os Games ganham vida ao ocuparem os espaços físicos nesta edição do ECRÃ. “Asleep” e “Rhythmania”, de Dex Drakon e do Estúdio Garoa, respectivamente, terão uma sessão especial ao serem jogados na telona, ambas no Centro Cultural Banco do Brasil (“Asleep” 11/07, 19h e “Rhythmania” 12/07, 17h30). Outros Games ficarão disponíveis para serem jogados ao longo dos dias do evento e online (17 ao 31 de julho), para mais informações ver a programação completa no site: festivalecra.com.br
Nas instalações, destacam-se as estreias latinas das interações em óculos de Realidade Virtual (VR), o nacional “De Volta Para o Passado” de Dario Melo Maciel e o internacional “Santuário Blackstar” (Blackstar Sanctuary) de Marques Redd e Mikael Owunna. Em um somos convidados a fazer uma visita à Rui Barbosa e sua casa, que ainda está de pé no bairro carioca de Botafogo; o outro fala poeticamente do primeiro casal homossexual registrado na história da humanidade. “De Volta Para o Passado” ficará disponível no CCBB do dia 10 ao dia 13 de julho, enquanto “Santuário Blackstar” faz parada no MAM dos dias 24 ao 27 de julho. Ocupando a Galeria Cela do CCJF, a Instalação “Nine Lives Cat” traz imagens feitas ao longo de 10 anos do cineasta Thiago Dezan, que cruzou as Américas registrando sintomas de uma sociedade em colapso.
Finalizando os destaques, do Brasil, “Candeias - um ser do seu tempo” de Well Darwin e da Espanha, “Fantasia Estranha” (Uncunny Fantasy) de Albert Bayona, compõem um dos programas da Categoria de Videoartes. O Programa #5 será exibido em duas salas de cinema, uma vez no CCJF e outra vez no CCBB (03/07 às 15h e 11/07 às 17h30, respectivamente). Além da estreia mundial de “K-Hole” de Artur Ilha, que passará em um monitor em loop, junto de outras Videoartes e Novas Mídias, nos períodos do ECRÃ no CCBB e na Cinemateca do MAM.
A Oficina ministrada pelo Cinelab Infantil reforça o comprometimento do Festival ECRÃ com a arte educação e a preocupação em criar novos públicos para a arte e o cinema experimental, uma vez que o workshop é voltado para jovens de 10 a 14 anos. Serão dois dias de encontros no CCBB (sexta, 11/07 e sábado 12/07), nos quais, ao término, um vídeo feito em conjunto, será exibido como produto final do processo.
Ao todo são cinco programas, que incluem filmes curtas, instalações interativas, artes experimentais e videoarte.
PROGRAMA: FOCO CARLOS ADRIANO: Cinepoemas para a Palestina
FOCO Carlos Adriano: Cinepoemas para a Palestina traz ao festival três dos filmes mais recentes de um dos principais nomes do cinema experimental do país. Seus cinepoemas realizados com materiais de arquivo, propõem instigantes relações entre imagem e som no sentido mais elementar, exprimindo forte paixão cinéfila e notável indignação política. Os três filmes exibidos compõem uma trilogia movida pela causa Palestina e a luta anti-colonial.
Na Cinemateca do MAM, quinta dia 24/07 às 19h.
PROGRAMA: FOCO NARCISA HIRSCH
O FOCO Narcisa Hirsch apresenta oito curtas-metragens realizados pela diretora argentina entre 1970 e 1984. O cinema de Hirsch une a filmagem de momentos íntimos e familiares e com uma profunda pesquisa sobre a forma fílmica, tensionando os limites entre o universo simbólico, a abstração e o documentário. Marco do cinema experimental argentino, a produção de Hirsch é o retrato de uma geração de artistas, ao mesmo tempo que um ponto singular na história do cinema experimental.
No CCJF, sábado dia 05/07 às 18h30.
PROGRAMA: OBJETOS SONHO
Os aparelhos cinemáticos intitulados “Objetos Sonho", de autoria da artista visual e cineasta Isabella Raposo, colocados na sala multiuso que antecede o Cinema II do CCBB são para usar. O visitante e o espectador do cinema estão convidados a explorar as possibilidades sensórias, performáticas, combinatórias e audiovisuais de outras possibilidades de imagens e sons em movimento. "Com vários botões de acionamento para diferentes funções, e ao lado de uma sala de exibição tradicional - escura, frontal, passiva, em geral narrativa e não abstrata -, os Objetos Sonho descortinam outras formas de cinema e nos convidam a repensar a relação com as máquinas, antigas e contemporâneas, e suas outras possibilidades de reinvenção e uso", conta Hernani Heffner, curador deste programa do Festival.
No CCBB, de quinta à domingo, de 10 a 13 de julho, das 16h às 20h.
PROGRAMA: THERESA HAK KYUNG CHA
De meados da década de 1970 até sua morte aos 31 anos, em 1982, a artista sul coreana Theresa Hak Kyung Cha criou um rico conjunto de arte conceitual que explorava o deslocamento e a perda.
Para este Programa, o Curador convidado Seyeong Yoon, fez uma pesquisa de vários artistas da Coreia do Sul, seu país natal, até se encantar pelo trabalho de Theresa Cha e sua proximidade de idade: tem a mesma idade agora de quando a artista faleceu.
“Como curador, concentrei-me no público e na cultura, e pensei em quem seria o artista mais apropriado para o público brasileiro, para o público coreano e para o público internacional que seria exposto por meu intermédio. Gostaria de chamar a atenção para os vídeos da artista e, como coreano, gostaria de apresentá-los ao público brasileiro”
Na Cinemateca do MAM, domingo dia 27/07 às 14h.
PROGRAMA: FOCO VADIM KOSTROV
O FOCO Vadim Kostrov apresenta uma variedade de curtas-metragens realizados pelo diretor russo durante o seu atual exílio na França. Após seu estouro prodigioso lançando 8 longas-metragens entre 2019 e 2021 ao redor da juventude de sua terra natal Nizhny Tagil, o jovem realizador agora explora novas poéticas e maneiras de filmar em cidades que não a de sua origem, documentando desde o intenso trânsito até os calmos lampejos de beleza que circundam estes deslocamentos.
No CCJF, sábado dia 05/07 às 14h30.
Site Oficial
https://www.festivalecra.com.
Assessoria de imprensa
Sandra Villela
21 999726666
Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-009
Festival ECRÃ dias 03-05/07, 14h às 20h
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-000
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações e ingressos em bb.com.br/cultura
Festival ECRÃ dias 10-13/07, 14h às 20h
Streaming ECRÃ - Online
Festival ECRÃ dias 17-31/07, 24h por dia
Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Av. Infante Dom Henrique, 85 - Praia do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 20021-140
Festival ECRÃ dias 24-27/07, 14h às 20h
Nenhum comentário