[News] ‘PÉROLA ESCONDIDA’ DO FESTIVAL DE CANNES, PREMIADO DRAMA JAPONÊS ‘SOL DE INVERNO’ CHEGA ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS

 


Depois de percorrer cinemas por todo o Brasil, as belas imagens de Sol de Inverno, elogiado drama do japonês Hiroshi Okuyama, estreiam nas plataformas digitais. A partir desta quinta-feira (26), o filme está disponível para compra e locação no Now, Vivo, iTunes, Microsoft e Google Play. O filme, que teve sua première mundial na seção Un Certain Regard, no Festival de Cannes, ficou entre os 5 melhores do ano na enquete da centenária Kinema Junpo, uma das revistas de cinema mais importantes do mundo.


Inspirado pela letra da canção “Boku no Ohisama” (“My Sun”), da dupla folk Humbert Humbert, e em passagens da infância do diretor, Sol de Inverno acompanha Takuya, um garoto de 10 anos que se encanta pela patinação artística. O The Hollywood Reporter chamou o filme de “jóia escondida” e a Variety elogiou o “apurado senso estético” de Okuyama. Já o Screen Daily diz que o longa revela seus “subtextos”, trazendo à tona o machismo e a homofobia dentro da sociedade japonesa. 


Para tornar as cenas de balé no gelo mais realistas, o diretor tomou uma decisão arriscada: recrutou duas crianças que tinham experiência no esporte, mas nunca haviam atuado antes. O resultado foi surpreendente: os estreantes Keitatsu Koshiyama e Kiara Takanashi ganharam vários prêmios de revelação do ano. O astro Sôsuke Ikematsu, que interpreta o treinador Arakawa, também recebeu prêmios e indicações como melhor ator coadjuvante.


Rodado nas paisagens geladas da ilha de Hokkaido, no norte do Japão, o filme estreou no Brasil durante a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com salas lotadas.


 

SINOPSE:

Numa pacata ilha japonesa, a vida gira em torno da mudança das estações. O inverno é época de hóquei no gelo na escola, mas o jovem e introspectivo Takuya não está muito entusiasmado com isso. Seu verdadeiro interesse está em Sakura, estrela em ascensão da patinação artística. O técnico da jovem, o ex-campeão no esporte Arakawa, vê potencial no garoto e o convida para formar uma dupla com ela para uma próxima competição. À medida que o inverno persiste, os sentimentos aumentam e as duas crianças formam um vínculo profundo e harmonioso. Mas mesmo a primeira neve eventualmente derrete.


O DIRETOR

“Sol de Inverno é o segundo longa-metragem de Hiroshi Okuyama, que nasceu em Tóquio, em 1996. Seu primeiro filme, “Jesus” (2018), estreou no Festival de San Sebastián, onde ganhou o prêmio principal na seção Novos Diretores. Okuyama tinha 20 anos. Além de dirigir, ele escreve seus roteiros, edita e faz a câmera de seus trabalhos. “Jesus” venceu os prêmios de melhor fotografia em festivais de Estocolmo, na Suécia, e Dublin, na Irlanda. Entre seus dois longas, Okuyama dirigiu os nove episódios de uma minissérie para TV, “Makanai: Cozinhando para A Casa Maiko”. Mas sua estreia mesmo foi bem antes disso tudo: em 2009, com apenas 13 anos, ele dirigiu o videoclipe “Graduationparty!!!!!”, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Kyoto.


PRÊMIOS


Festival de Cannes — seleção oficial da mostra Un Certain Regard


Taipei Film Festival — Prêmio Especial do Júri


Academia Japonesa de Cinema — vencedor em revelação do ano, Keitatsu Koshiyama


Kinema Junpo Awards — vencedor na categoria revelação, Keitatsu Koshiyama e Kiara Takanashi, e ator coadjuvante, Sôsuke Ikematsu


Blue Ribbon Awards — indicado nas categorias de revelação, Keitatsu Koshiyama e Kiara Takanashi, e ator coadjuvante, Sôsuke Ikematsu


Mainichi Film Concours — vencedor em melhor ator coadjuvante, Sôsuke Ikematsu  


Hochi Film Awards — vencedor na categoria revelação, Keitatsu Koshiyama e Kiara Takanashi


Asian Film Awards — indicado em melhor ator coadjuvante, Sôsuke Ikematsu


ELENCO

Keitatsu Koshiyama ............... Takuya


Kiara Takanashi ............... Sakura


Sôsuke Ikematsu ............... Arakawa 


Ryuya Wakaba ............... Igarashi


Maho Yamada ............... Maho Mikami


Yunho ............... Kousei


FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Hiroshi Okuyama


Produção: Toshikazu Nishigaya, Yuki Nishimiya e Masa Sawada


Fotografia: Hiroshi Okuyama


Montagem: Hiroshi Okuyama


Direção de Arte: Norifumi Ataka


Música: Yoshinari Sato


Som: Kosuke Yanagida


Ano e país de produção: Japão/França, 2024


Duração: 90 minutos


SOBRE A MICHIKO FILMES

Sol de Inverno é o primeiro lançamento da Michiko Filmes, distribuidora comandada por Michel Simões e Chico Fireman, amigos que se conheceram por causa do amor pelo cinema e que, durante 7 anos, integraram a equipe do Cinema na Varanda, um dos primeiros podcasts de cinema do país.






Nenhum comentário