[News] Peça eXílio encerra temporada com presença de Thiago Ávila, detido ao tentar romper bloqueio a Gaza

 Peça eXílio encerra temporada com presença de Thiago Ávila, detido ao tentar romper bloqueio a Gaza

Última sessão no Galpão do Folias propõe diálogo entre teatro documental e urgências humanitárias contemporâneas

 

https://lh7-rt.googleusercontent.com/docsz/AD_4nXeyU-2aG0hVygcuz7rStCAtIy_AWD8WvrSOMRfK7tgX70S2Lr6zvfxe-4PCknFdofiZGs70rnSYeJu2b23dqWv4B-7cl-vC7vQFAwoE9YjU6b-SOIlV7K21e-0Z_hMYOaPRmRw-8nXtpmdxG8Mwdg?key=zaZIlsgqP6cqrTMoVQ-tgw

Thiago Ávila - foto: divulgação



 

Peça faz apresentações no centro da cidade até segunda-feira dia 30 de junho.

 

 

O encerramento da temporada de eXílio, em cartaz no Galpão do Folias, ganha contornos ainda mais atuais com a participação do ativista Thiago Ávila. Após a sessão de domingo (29/6), o grupo promove um ato em solidariedade ao povo palestino, com a presença do brasileiro que, na madrugada da última segunda-feira (9/6), foi preso por Israel, junto com outros 11 ativistas, no Mar Mediterrâneo. Coordenador internacional da Flotilha da Liberdade, ele levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza a bordo de uma embarcação do movimento.

 

A atuação de Thiago Ávila, uma das principais vozes brasileiras na mobilização por direitos humanos em escala global, dialoga diretamente com os temas que atravessam o espetáculo: deslocamentos forçados, conflitos geopolíticos e neocolonialismo.

 

Criado pelo Coletivo Comum, eXílio parte das migrações contemporâneas para compor um trabalho documental que cruza histórias reais, testemunhos, material de arquivo e análises sociais e políticas. A temporada segue até 30 de junho no Galpão do Folias (Rua Ana Cintra, 213), com sessões de quinta a sábado às 20h30, domingos às 18h e, excepcionalmente, na segunda-feira (30), também às 20h30.

 

Dados recentes - O espetáculo se insere em um contexto mais amplo. Dados recentes do IBGE revelam que, entre 2010 e 2022, o número de pessoas nascidas em outros países e residentes no Brasil saltou de 592 mil para 1 milhão — um crescimento de 70,3%. É a maior marca desde 1980 e evidencia uma mudança no perfil migratório do país. Apenas a população vinda da América Latina mais que triplicou no período, passando de 183 mil para 646 mil pessoas.

 

SINOPSE - Atualmente, mais de 110 milhões de pessoas no mundo, segundo dados oficiais, foram obrigadas a se deslocar por causa de guerras, violações de direitos humanos, condições climáticas e perseguições de todo tipo (políticas, religiosas, étnicas, por orientação sexual). Elas estão sujeitas a violências anti-imigração, como estupro, discriminação, humilhação. Muitas perderam suas vidas.

 

A experiência do exílio também pode ser vivida dentro do próprio país, como no caso das ditaduras e nos processos de desumanização. eXílio é um trabalho teatral, proposto pelo Coletivo Comum, que parte desta atualidade brutal, mas também da perspectiva de que as fronteiras são criações históricas e que, portanto, podem ser alteradas e suprimidas.

 

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Fernando Kinas, com a colaboração de Beatriz Calló e elenco

Direção: Fernando Kinas

Elenco: Fernanda Azevedo, Maria Carolina Dressler, Renata Soul, Ícaro Rodrigues e Roberto Moura

Assistência direção: Beatriz Calló

Cenografia: Julio Dojcsar

Iluminação e operação de luz: Dedê Ferreira

Assistência de iluminação e operação de luz: Márcio Gonçalves

Figurino: Beatriz Calló, com a participação do Coletivo Comum e pessoas em condição de migração e refúgio

Treinamento e direção vocais: Roberto Moura

Pesquisa musical e trilha: Fernando Kinas, com a colaboração de Eduardo Contrera

Assessoria dramatúrgica: Tercio Redondo (Bertolt Brecht e o exílio)

Interlocução crítica: Clóvis Inocêncio (Berna), Beatriz Whitaker, Leneide Duarte-Plon, Dominique Durand e Fasti (Paris), Organon Art Cie (Marseille), Jean-Michel Dolivo (Lausanne), Rabii Houmazen (Marrocos e São Paulo), Museu da Imigração do Estado de São Paulo, Arro (Afeganistão e São Paulo), Padre Assis (Cabo Verde e São Paulo)

Desenho e operação de som: Lienio Medeiros

Programação visual: Casa 36|Camila Lisboa

Fotografia: Fernando Reis

Estágio e assistência de produção: Julia Molino

Serralheiro: Fernando Lemos (Zito)

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto|Márcia Marques, Daniele Valério e Carol Zeferino

Produção: Patricia Borin

Realização: Coletivo Comum

 

SERVIÇO

eXílio
Duração: aproximadamente 135 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

 

GALPÃO DO FOLIAS

Temporada: 19 a 30 de junho de 2025, de quinta a sábado, às 20h30, domingos, às 18h, e, segunda-feira (30/06), às 20h30

Endereço: R. Ana Cintra, 213 - Campos Elíseos, São Paulo - SP

Ingresso: GRATUITO

Sessão com intérprete de libras: 27 de junho

 

Ato em defesa da Palestina e contra o Colonialismo após apresentação: 29 de junho com Thiago Ávila - coordenador internacional da Flotilha da Liberdade.

 

RESERVAS: circulacaoexilio@gmail.com / IG: @coletivocomum

 

Redes Sociais e site: www.coletivocomum.com.br

Instagram @coletivocomum

 

Informações à imprensa

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário