[News] Festival Vaia celebra a palhaçaria e as tradições populares em quatro cidades do Ceará

 Festival Vaia celebra a palhaçaria e as tradições populares em quatro cidades do Ceará


Com programação gratuita, o festival conta com apresentações artísticas em praças, ações formativas em escolas e workshops. A abertura acontece no próximo dia 16 de dezembro, na Praça do Ferreira, em Fortaleza


image.jpeg

Grupo Desequilibradoz é um dos participantes do festival / Foto: Freddy Costa 


“Um Picadeiro de Tradições” é o tema do Festival Vaia nesta nova edição, que vem expandindo a proposta de promover a arte da palhaçaria e valores dos saberes populares. Já a programação, vem com atividades distribuídas pelas cidades de Fortaleza, Pindoretama, Aquiraz e Cascavel entre dezembro de 2025 a janeiro de 2026.


Com programação totalmente gratuita, o festival vai reunir apresentações artísticas de palhaçarias em praças, ações formativas em escolas, trocas de saberes com mestres, comunidades tradicionais e um workshop especial de gestão no universo do circo, conduzido por profissionais da área.


Programação


As atividades iniciam no dia 15 de dezembro, em Aquiraz, com apresentação do espetáculo “Show de Variedades”, com o K’Os Coletivo, além de um workshop de formação com o mesmo grupo. As atividades acontecem na EEMTI Francisco Nailton Cavalcante de Lima. No dia 16 de dezembro, às 15h, será realizada a abertura oficial na Praça do Ferreira, em Fortaleza, em frente ao Cineteatro São Luiz, com diversas atividades de palhaçaria com os grupos Circus Family on The Road (Espanha) e Grupo Desequilibradoz (Maracanaú) para animar o público presente. Haverá ainda concurso da melhor vaia e melhor piada. A atividade terá a presença de pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, síndrome de down e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 


A programação do Festival Vaia 2025 segue no dia 17 de dezembro com uma apresentação do espetáculo de palhaçaria “Circo do K’Os – Os Clássicos da Palhaçaria” realizada pelo grupo K’Os Coletivo para a Comunidade Indígena do Povo Jenipapo-Kanindé, na Lagoa da Encantada, em Aquiraz, às 14h.

No dia 19 de dezembro, às 9h30 e às 13h30, acontece a apresentação do espetáculo de palhaçaria “Show de Variedades”, do grupo K’Os Coletivo acompanhada de um Workshop de Formação com duração de 1 hora/aula, no CEM Professora Maria Ester da Costa Silva, em Cascavel.

Janeiro de 2026

Em janeiro de 2026, o festival segue com atividades como Troca de Saberes no espaço do Circo do Mestre Pimenta, envolvendo o Mestre da Cultura Palhaço Pimenta e grupos participantes do Festival, em Aquiraz; outra Troca de Saberes com o Mestre da Cultura ou grupo tradicional de Cascavel/CE; uma atividade de formação sobre Gestão e Produção para artistas e grupos, com duração de 3 horas/aula, em local ainda a definir; além de apresentações noturnas em estilo Varieté com os grupos participantes do Festival, tanto em Pindoretama quanto em Cascavel.

Também acontecerá a realização do Bloco Vaia, que percorrerá as ruas com a participação dos grupos do Festival e grupos locais. Esta atividade será seguida por uma Varieté na Praia do Iguape, em Aquiraz, onde também ocorrerão apresentações noturnas com grupos participantes e com grupos tradicionais locais. As datas das atividades serão confirmadas em breve. 


Ações formativas 


As ações formativas e apresentações continuam em janeiro de 2026, com atividades diurnas em escolas e instituições, além de programações noturnas em espaços públicos das quatro cidades participantes. 


O Festival Vaia promove momentos de Troca de Saberes, reunindo artistas convidados, mestres de tradições populares e comunidades locais. Esses encontros buscam estimular o compartilhamento de práticas, narrativas e experiências, fortalecendo vínculos culturais e valorizando o patrimônio imaterial do Ceará.


Entre as ações formativas, o destaque desta edição é o workshop de gestão para o circo. A atividade aprofunda temas ligados à organização, sustentabilidade e planejamento artístico, aproximando artistas e coletivos de ferramentas de profissionalização do setor.


Sobre o Festival Vaia


O nome do festival é alusivo à irreverência do Ceará, como o ocorrido em 30 de janeiro de 1942, quando, após tantas semanas de chuva, o sol resolveu aparecer no céu de Fortaleza e acabou vaiado pela população.


Desde suas primeiras edições, o evento constrói pontes entre artistas, comunidades, escolas e mestres da cultura, ocupando ruas, praças e espaços educacionais com arte, brincadeira e diálogo. 


Em 2025, com o tema “Um Picadeiro de Tradições”, o festival reforça seu compromisso de promover o encontro entre gerações e linguagens, mantendo o acesso gratuito e a circulação por diversos territórios do estado.


Quem faz


O Festival Vaia é uma realização da Universidade das Artes, apoiado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria da Cultura do Ceará, com recursos provenientes da Lei  Federal Nº 14.399 de julho de 2022 (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura).


SERVIÇO

Festival Vaia - Um Picadeiro de Tradições

Dezembro de 2025 a Janeiro de 2026 

Abertura oficial: 16/12/2025 - Praça do Ferreira (R. Floriano Peixoto - Centro)


ASSESSORIA DE IMPRENSA

DÉGAGÉ – (85) 3252.5401

Eugênia Nogueira (85) 9 8736.4636 / Sonia Lage (85) 9 9989.5876

Atendimento: Paulo Martins (85) 9.8743.4291

www.degage.com.br /degage@degage.com.br 


08.12.202

Nenhum comentário