[News] Residentes da Sede 2025 apresentam “O Que Nos Passô - Espirais Cênicas na Obra de Grace Passô”

 Residentes da Sede 2025 apresentam

 “O Que Nos Passô - Espirais Cênicas na Obra de Grace Passô”



foto Claudia Ribeiro

 

Até o dia 14 de dezembro, o projeto Sede Viva, na Sede da Cia. dos Atores, recebe o espetáculo “O Que Nos Passô - Espirais Cênicas na Obra de Grace Passô”, uma criação do grupo de artistas formado pelos Residentes da Sede 2025. O projeto conta com a direção de Cesar Augusto e Marcelo Olinto, e, nesta edição, os diretores convidados são a atriz Suzana Nascimento e o dramaturgo Pedro Emanuel, que também assina a supervisão de dramaturgia.

 

A partir da obra de Grace Passô, os Residentes 2025 desenvolveram, por meio de um processo de criação coletiva, espetáculos inspirados na premiada obra da dramaturga e atriz mineira. No dia 12, sexta, tem as apresentações de “Águas que Passô”, com Bruno Carlos, Dani Bareiro, Lenora Jennii, Lorre Yégo Motta e Nalui; e “Gente Sente Tudo”, com André Guerra, Edson Santiago, Marcelo Felga, Roger Cardoso e Rogério Klein.

 

No dia 13, sábado, o público confere “Muda essa História”, com Camila Benito, Duda Fulco, Gabriela Dornelles, Julia Borges e Renata Zuma; o solo “Domingo”, com Edson Santiago; e “Gente Sente Tudo”, com André Guerra, Edson Santiago, Marcelo Felga, Roger Cardoso e Rogério Klein. No dia 14, domingo, os espetáculos “Águas que Passô”, “Domingo” e “Muda essa História” ganham novas sessões.

 

Os quatro espetáculos fazem parte do segundo módulo dos espetáculos criados durante a Residência Artística da Sede da Cia. dos Atores. Outras três montagens — “Amores Surdos”, “Vendo Tudo” e “Sapatos sem Laços” — foram apresentadas entre os dias 06 e 07 de dezembro.

 

“A sexta edição da Residência Artística da Sede da Cia. dos Atores tem como eixo central a obra e o pensamento da multiartista Grace Passô, cujas dramaturgias potentes e transgressoras vêm redefinindo os contornos da cena contemporânea brasileira. Em processo ao longo de 2025, esta edição reafirma o compromisso da Sede com o fomento à criação coletiva, à escuta crítica e à experimentação cênica a partir de referenciais vivos, plurais e insurgentes. Diferentemente das edições anteriores, esta residência parte de um mergulho ainda mais orgânico no campo da criação dramatúrgica, especialmente pela multiplicidade de linguagens e dispositivos que atravessam o trabalho de Grace Passô”, diz Cesar Augusto.

 

Sob a gestão da Cia dos Atores, renomado grupo teatral com 35 anos de existência, o espaço Sede da Cia. dos Atores é um dos locais há mais tempo em atividade na área das artes cênicas na cidade. O projeto Sede Viva foi contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.

 

 

 

Sede da Cia. dos Atores

Em atividade ininterrupta desde 2006, a Sede da Cia. dos Atores foi palco de inúmeros espetáculos e atividades culturais – residências, ensaios, mostras de dramaturgia contemporânea, festivais e oficinas – realizadas na Sala Bel Garcia e nas dependências do espaço. A Sede já recebeu importantes festivais como TEMPO_FESTIVAL, Câmbio e Panorama, além de eventos como o Festival Trans Arte (2019) sobre transexualidade e identidade de gênero. A programação mantém acesso com entrada franca para moradores locais e o passe “trans-free”, oferecendo ingressos gratuitos para pessoas transexuais. O espaço também promove festas, recitais e saraus. Durante o ano, são apresentados cerca de 50 espetáculos e circulam mais de 12 mil pessoas pelo espaço, entre público e alunos.

 

Ficha técnica Sede Viva

Programador: Cesar Augusto

Produtor: Rômulo Chindelar

Técnico geral: Rodrigo Mello

Serviços gerais: Carlos Eduardo da Silva (Lilinho)

Assessoria de imprensa: Catharina Rocha e Paula Catunda

Redes sociais: Rafael Teixeira

Projeto gráfico Sede Viva: Eliz Bossi

Libras: Thamires Ferreira

Administração: Malu Costa

Bilheteria: Maddu Costa

 

 

Sede Viva

Local: Sede da Cia dos Atores

(Rua Manuel Carneiro, 12 – Escadaria Selarón, Lapa)

 

Espetáculo: “O Que Nos Passô - Espirais Cênicas na Obra de Grace Passô”

Dias: 12, 13 e 14 de dezembro, às 19h.

Ingressos pelo site da Sympla

Valores: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

 

Instagram: @sedeciadosatores

Nenhum comentário