[News] Livro rompe com o eixo Rio–São Paulo e reposiciona o Norte-Nordeste no mapa da performance brasileira

 Livro rompe com o eixo Rio–São Paulo e reposiciona o Norte-Nordeste no mapa da performance brasileira



Publicação organizada pelos artistas e pesquisadores Eduardo Bruno e Vitória Vaz aborda práticas decoloniais e dá centralidade a pesquisadores(as) de grupos minorizados


Na terça-feira, dia 9 de dezembro, às 18h, o lançamento do livro Performance Hoje no Brasil na Loja da Reticências, localizada no Centro Cultural Dragão do Mar. O evento contará com a distribuição gratuita de exemplares e será marcado por uma programação acessível, com a presença de intérpretes de LIBRAS, além da doação de um exemplar em braille para a Biblioteca Estadual do Ceará (BECE). O evento é gratuito e aberto ao público, com a proposta de envolver toda a comunidade artística e acadêmica na reflexão sobre as novas formas de produção de conhecimento e na valorização das práticas artísticas periférizadas, sendo também um momento de troca e reflexão sobre a arte contemporânea.


O livro, organizado por Eduardo Bruno e Vitória Vaz, reúne artigos de pesquisadores e artistas da área da performance, com um enfoque especial nas produções do Ceará e da região Norte-Nordeste do Brasil. “Trata-se do resultado de um projeto de pesquisa que visa preencher uma lacuna importante na literatura acadêmica sobre performance, ao trazer à tona o trabalho de pesquisadores(as) e artistas que muitas vezes ficam à margem da produção intelectual centralizada no eixo Rio-São Paulo”, explica Bruno.


Para garantir uma maior diversidade de vozes, a seleção dos artigos foi realizada por meio de uma convocatória aberta, permitindo que diferentes perspectivas fossem representadas neste primeiro volume, que tem como tema central a performance urbana e a análise a partir de uma perspectiva decolonial e da diferença. O corpo editorial, ainda conta com João Paulo Lima (CE), Waldirio Castro (PB) e Xan Marçall (PA).


A proposta do livro é dar visibilidade a grupos historicamente marginalizados, como mulheres, LGBTQIAPN+, pessoas negras, PCDs, entre outros, destacando a importância de suas produções no campo da performance urbana. “A obra se configura, assim, como um espaço para o debate e a troca de saberes, com a intenção de ampliar o alcance e a visibilidade de um pensamento sobre a arte que se distancia dos padrões hegemônicos e promove um olhar inclusivo e plural”, ressalta Vitória Vaz.


Reflexão crítica


Além de contribuir com a visibilidade dos saberes do Norte-Nordeste, a publicação tem a intenção de repensar a forma como o conhecimento sobre arte e performance é produzido e circulado no Brasil, dando espaço a vozes e experiências que, por muito tempo, foram subalternizadas ou desconsideradas. Ao focar nas produções de pesquisadores(as) e artistas de grupos historicamente minorizados, Performance Hoje no Brasil propõe uma nova abordagem para a produção de conhecimento, onde os sujeitos que antes eram apenas objeto de pesquisa agora se afirmam como agentes de transformação e reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea.


O livro Performance Hoje no Brasil é uma publicação apoiada pelo Ministério da Cultura, pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e conta com recursos da Lei Federal nº 14.399/2022, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O projeto é realizado pela Plataforma Imaginários, por meio da Coleção Imaginários.


Lançamento do livro Performance Hoje no Brasil

Data: 9 de dezembro

Horário: 18h

Local: Loja da Reticências – Centro Cultural Dragão do Mar (Fortaleza/CE)

Acesso: Gratuito

Atividades: Distribuição gratuita de exemplares, presença de intérpretes de LIBRAS

Acessibilidade: Entrega de exemplar em braille para a Biblioteca Estadual do Ceará (BECE)

Realização: Plataforma Imaginários – Coleção Imaginários

Apoio: Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), recursos da Lei Federal nº 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

Nenhum comentário