[Evento] Universo Spanta abre edição de 2026 com noite dedicada à Música Preta Brasileira
![]() |
| Ingressos estão à venda pelo Zig Tickets |
O Universo Spanta abre sua edição de 2026 ampliando o som, a vibração e o protagonismo da cultura negra com a Noite Preta, que acontece em 16 de janeiro de 2026. A programação reúne artistas que representam a inovação e a pluralidade da Música Preta Brasileira, conectando ritmos como rap, reggae, R&B, soul, pop, música baiana e MPB, em uma noite pensada para celebrar a diversidade, a força cultural e a resistência. Os ingressos já estão à venda pelo Zig Tickets.
- O Spanta é um festival que celebra a diversidade musical do país e a cada edição a gente busca destacar um tema específico. Ano passado foi a noite do Axé, que foi incrível, conectando a cultura brasileira com o público. Agora, para 2026, resolvemos abrir o evento com a Noite Preta exatamente para explorar a música negra na sua variedade de estilos e com a potência destes artistas convidados. Isso só reforça a nossa posição como um festival diverso e inclusivo e essa noite vai ser incrível. Só vendo para entender - afirma Max Viana, que divide a direção musical do festival ao lado de Guacira Abreu.
Mantendo sua tradição de encontros marcantes, o festival apresenta diferentes vertentes da música negra — de sons ancestrais à criação contemporânea no Palco Guanabara, à beira da Baía. Iscarlett, vencedora do Voa Sabiá 2025 (concurso criado dentro do US para destacar novos talentos), abre a noite trazendo seu pop contemporâneo e um potencial artístico que impressiona. “Ela é uma artista que ainda não é conhecida do público, mas é uma aposta nossa e não tenho dúvidas de que vai fazer uma apresentação inesquecível”, explica o diretor.
Para o diretor, a “Noite Preta” celebra a força e a diversidade da música negra brasileira reunindo, no mesmo evento, “vertentes muito diferentes que dialogam entre si, como BaianaSystem e BK’, que já são conhecidos do público do evento e fazem uma boa conexão”. Mas tem também Rachel Reis com sua MPB, Rael com a mistura de rap e reggae, e Rincon Sapiência e seu rap cheio de estética e identidade. E ainda tem a novidade de Os Garotin, chegando com seu r&b e soul, que reproduz a atmosfera do charme no Viaduto de Madureira.
- Essa combinação cria uma experiência que conversa diretamente com o público do Universo Spanta. Eles vibram com as novidades, mas também se conectam com artistas já consagrados. Vai ser uma noite onde as diferenças vão somar e resultar em um espetáculo inesquecível. Tudo vai pulsar junto - aposta Max.
O resultado é uma noite potente, diversa e inclusiva, que abraça diferentes públicos — do rap ao axé, do pop ao reggae, da cena baiana à cena carioca, da pista ao carnaval. Um encontro que sintetiza o espírito do Universo Spanta: misturar gêneros, revelar novos talentos, celebrar artistas consagrados e criar recortes que dialogam com a pluralidade do público, exaltando a origem e a contemporaneidade da música negra no Brasil.
O mais diverso festival de música brasileira do país apresenta, nesta edição, uma programação que mais uma vez vai agitar o verão carioca. Nomes como Gloria Groove, Ludmilla, Ivete, Ana Castela, Joelma, Mc Cabelinho, Pixote, Filipe Ret, Xande, Dennis, Lauana Prado e muito mais integram o line-up. No mesmo dia, pelo segundo ano consecutivo, a festa começa com o Beco do Spanta, projeto que une o festival ao tradicional reduto do Beco do Rato, comandado por Arlindinho e convidados. Nas duas semanas seguintes, um time de artistas consagrados dos mais variados gêneros e novos talentos vão se apresentar nos Palcos Guanabara, Lapa e Roda. E a participação de blocos e Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval carioca mantém a tradição de antecipar os festejos na Passarela do Spanta.
Para Diogo Castelão, idealizador do Universo Spanta, o evento é um movimento cultural que nasceu no samba, cresceu no Carnaval e hoje é o palco da música brasileira que abre o verão carioca: “Em 2026, o Universo Spanta volta ainda maior, mais diverso e mais conectado com a cidade. O samba continua sendo a nossa essência e o funk ganha ainda mais espaço na programação, ao lado de tantos outros ritmos da música brasileira. A ideia é simples: reunir público, artistas e parceiros em encontros inesquecíveis, com segurança, estrutura e aquele clima de pré-Carnaval que só o Rio sabe fazer. O verão começa aqui e a gente quer todo mundo junto pra ser feliz de novo”, afirma.
Primeira semana
O Beco do Spanta, parceria do Universo Spanta com o tradicional bar Beco do Rato, reduto da boêmia na Lapa, abre os trabalhos no dia 12 de janeiro, com a apresentação do Bloco Spanta Neném, que há mais de 20 carnavais arrasta mais de 10 mil pessoas na Zona Sul do Rio. Arlindinho será o anfitrião de sua tradicional roda de samba recebendo convidados nesta e em todas as segundas-feiras do evento. Completa a noite a Resenha do Mamute, liderada por Jonathan Alexandre, o Mamute, vocalista do Grupo Revelação.
No sábado, dia 17 de janeiro, a programação mantém a tradição do Universo Spanta de misturar gêneros musicais e traz, para o Palco Guanabara, a boiadeira Ana Castela, que faz sua estreia no festival. Com seu som que mistura funk carioca e trap, Mc Cabelinho convida a rapper e compositora Budah. E, para completar a noite, o ritmo potente com remixes de grandes sucessos de Dennis. No Lapa, a descontração sobe ao palco com o bloco Sofridão, que embala o público com o ritmo da sofrência, da pisadinha, do sertanejo e do funk. Na Passarela do Spanta, a Imperatriz Leopoldinense e a Estação Primeira de Mangueira esquentam os tamborins com ritmistas, passistas e mestre-sala e porta-bandeira em um aquecimento para o Carnaval da Sapucaí.
No primeiro domingo (anti-véspera de feriado) do Universo Spanta, a animação é garantida pelo o axé pop de Ivete, que traz para a Marina da Glória sucessos que vão embalar Salvador em 2026. O pagode alegre do grupo Pixote, com o vocalista Dodô, está de volta ao Spanta, que conta também com o samba raiz de Nego Álvaro. O sertanejo com a voz potente de Lauana Prado completa a programação. No Lapa, gêneros musicais diferentes fazem a mistura típica do Spanta. As batidas do Baile do Buchecha homenageiam a história do funk carioca com convidados. Já o tradicional bloco Fogo e Paixão, que reúne multidões no Rio de Janeiro, promete animar o público com seu repertório brega. Na Passarela, a Beija-Flor de Nilópolis e a Vila Isabel ocupam a Marina da Glória com hinos que marcaram a história do Carnaval.
Segunda semana
Na segunda, dia 19 de janeiro, o Beco do Spanta segue com a roda de samba comandada por Arlindinho, com mais uma apresentação do bloco Spanta Neném, e o samba de raiz do Terreiro de Crioulo.
No fim de semana, sexta-feira, dia 23 de janeiro, o Universo Spanta traz dois shows que abusam da performance e das coreografias para o Palco Guanabara. Direto de Belém do Pará, Joelma fará sua primeira apresentação no festival e promete repertório repleto de sucessos de seus 30 anos de carreira. E Gloria Groove, que fez shows históricos em edições passadas, vai mais uma vez contagiar os fãs. No Lapa, Sidney Magal, ícone da música brasileira, vai brindar o público com sucessos como “Sandra Rosa Madalena” e “Meu Sangue Ferve Por Você”. Quem também sobe ao palco é Natascha Falcão, que traz o som da nova música pernambucana. E a turma do Sambay, primeira roda de samba LGBTQIAPN+, faz a segunda apresentação no festival com convidados especiais.
No sábado, 24 de janeiro, uma mistura de ritmos sobe ao Palco Guanabara: Ludmilla, presente em diversas edições do Universo Spanta, um dos maiores sambistas da atualidade, Xande de Pilares, e o rapper Filipe Ret, que fez uma apresentação empolgante em 2025. O bloco Chame Gente vai esquentar o Universo Spanta com participação de Emanuelle Araújo. O samba fica por conta do projeto musical Encontros Casuais, comandado por Inácio Rios e Mosquito. Na Passarela, é a vez do Salgueiro e da Portela animarem os presentes.
Na segunda, dia 26 de janeiro, o Beco do Spanta encerra a edição com a roda de Arlindinho e o show do Samba da Volta, em uma noite de samba, encontros e muita celebração.
Estrutura e ingressos
Em 2026, o Universo Spanta contará com quatro palcos.
Os tradicionais Guanabara, à beira da baía de Guanabara e com cobertura que garante conforto ao público, e Lapa, instalado no pavilhão coberto da Marina da Glória, seguem como pilares do festival. A Roda e o Palco Passarela, que estrearam em 2025, se consolidam e passam a ter programação diária: A Roda, com foco em samba, e o Palco Passarela, ponto de partida dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial, com a participação de ritmistas, passistas, porta-bandeira e mestre-sala.
Os ingressos serão divididos em Pista e Espaço Cidade Maravilhosa, área exclusiva próxima ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios.
Os ingressos estão à venda pela Zig Tickets. E quem estiver cadastrado no Sou Universo Spanta, programa de benefícios do festival, garante descontos em ingressos e produtos, além de acesso a experiências e ativações especiais.
Responsabilidade social
Incorporando a cultura de inclusão e cuidado com as pessoas, o Universo Spanta conta com áreas reservadas para PCDs em todos os palcos, com espaços exclusivos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Haverá também equipe de suporte em acessibilidade, com profissionais treinados para auxiliar o público durante o evento. Além disso, todos os shows dos palcos Lapa e Guanabara contarão com intérpretes de Libras e audiodescrição.
Todo o consumo de bebidas será feito com copos reutilizáveis (eco copos). O festival mantém um sistema de gestão de resíduos que garante o descarte adequado de lixo orgânico e reciclável. A estrutura inclui brigada de incêndio, postos médicos e UTI móvel para atendimento emergencial. E, para garantir a hidratação do público, estarão disponíveis pontos de distribuição de água potável, com cerca de 1,5 milhão de litros previstos para todo o evento.
Sobre o Universo Spanta
O Universo Spanta, mais diverso festival de música brasileira do país, agita os verões cariocas e abre as celebrações do pré-carnaval. Desde 2022, o evento — um desdobramento do bloco de carnaval Spanta Neném — acontece na Marina da Glória, promovendo encontros e celebrações, sempre com uma programação artística dedicada a reunir grande variedade de gêneros musicais e assim atender ao gosto dos mais diferentes públicos. Do pop ao trap, passando pelo axé, sertanejo, entre outros ritmos que fazem do Brasil referência no mundo quando o assunto é música. Samba e carnaval, marcas registradas do DNA da marca, também sempre estão presentes na programação.
Serviço
Universo Spanta 2026
Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro
Setores: Pista e Espaço Cidade Maravilhosa (área exclusiva próximo ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios, com livre acesso às áreas comuns do festival)
Ingressos disponíveis na Zig Tickets.
A classificação etária é de 16 anos. A entrada de menores apenas será permitida desde que estejam acompanhados do(a) responsável(is) legal(is) (ascendentes ou colaterais até o 4º grau), que deverão preencher e entregar o termo de responsabilidade do acompanhante na entrada do evento e permanecer no local do festival enquanto o menor estiver presente.
Programação:
Segunda - 12 de janeiro - Beco do Spanta com Arlindinho e convidados/ Resenha do Mamute/ Bloco Spanta Neném/ Dj Julio EleMesmo
Sexta - 16 de janeiro - Noite Preta
Palco Lapa - Iscarlett/ Rael convida Rincon Sapiência/ Os Garotin
Palco Guanabara - BaianaSystem convida Rachel Reis/ BK’
Sábado - 17 de janeiro
Palco Lapa - Bloco Sofridão
Palco Guanabara - Mc Cabelinho convida Budah/ Ana Castela/ Dennis Dj
Passarela - Imperatriz e Mangueira
Domingo - 18 de janeiro
Palco Lapa - Baile Buchecha + Convidados/ Fogo e Paixão
Palco Guanabara - Pixote/ Ivete/ Lauana Prado
Passarela - Beija-Flor e Vila Isabel
Palco Roda - Nego Álvaro
Segunda - 19 de janeiro - Beco do Spanta com Arlindinho e convidados/ Terreiro de Ciroulo/ Bloco Spanta Neném
Sexta - 23 de janeiro
Palco Lapa - Sidney Magal/ Natasha Falcão/ Sambay
Palco Guanabara - Gloria Groove / Joelma
Sábado - 24 de janeiro
Palco Lapa - Chame Gente com participação de Emanuelle Araújo
Palco Guanabara - Xande/ Ludmilla/ Filipe Ret
Passarela - Salgueiro e Portela
Segunda - 26 de janeiro - Beco do Spanta com Arlindinho e convidados/ Samba da Volta/ Bloco Spanta Neném



Nenhum comentário