[Concerto] XV Rio Winds 2025 – Festival Internacional de Sopros - Em destaque, o recital do Duo Opala com Pierre Descaves (oboé e corne inglês) e Stefano Bravo (piano), neste domingo (23/11), no Museu da República - Entrada Gratuita!

 

O Música no Museu, que celebra 28 anos de trajetória e é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro, promove, de 1º a 30 de novembro, a 15ª edição do Rio Winds Festival – Festival Internacional de Sopros, com 14 concertos gratuitos em espaços históricos e culturais da cidade. O evento reúne músicos do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Uruguai e outros países, celebrando flauta, oboé, clarinete, saxofone e fagote, entre outros instrumentos.

 

Entre os destaques da programação desta semana está o recital do Duo Opala, com Pierre Descaves (oboé e corne inglês) e Stefano Bravo (piano), dia 23 de novembro (domingo), às 13h, no Museu da República. No programa, obras de Robert e Clara Schumann; Bach e César Frank.


Duo Opala, formado pelo pianista Stefano Bravo e pelo oboísta Pierre Descaves, apresenta um repertório refinado que inclui a expressiva Vocalise, de Rachmaninoff, Après un rêve, de Fauré, e a célebre Ária das Bachianas nº 5, de Villa-Lobos, entre outras obras. Stefano Bravo, premiado em diversos concursos nacionais e formado pela UFRJ, destaca-se pelo apuro técnico e pela expressividade singular, enquanto Pierre Descaves, oboísta e corne-inglesista da Orquestra Sinfônica da UFRJ, reúne vasta experiência em grupos de câmara e orquestras brasileiras, além de atuação marcante como solista e educador.

 

Realizado de forma ininterrupta há 15 anos, o Rio Winds Festival encerra o ciclo Música no Museu Internacional 2025 e dá continuidade à versão europeia da XX edição do Rio Harp Festival. Sob curadoria do oboísta Harold Emert (ex-OSB), o festival mantém a missão de democratizar o acesso à música instrumental e aproximar o público de grandes intérpretes dos instrumentos de sopro.

 

Quando comecei o Rio Winds Festival, em 2010, queria trazer ao Brasil a energia dos festivais internacionais dedicados aos instrumentos de palheta dupla. Hoje, ver essa iniciativa completar 15 anos e integrar músicos de tantos países e de quase todos os instrumentos de sopro é uma grande realização”, afirma Harold Emert, curador do festival.

 

O Rio se transforma na capital mundial dos sopros em novembro”, destaca Emert.

 


 

Entre os destaques:

    • 19/11 (quarta-feira) – Grupo de Flautas Doces Fino Som, às 12h30, no CCBB RJ.
    • 23/11 (domingo) – Duo Opala, com Stefano Bravo (piano) e Pierre Descaves (corne inglês), às 13h, no Museu da República.
    • 25/11 (terça-feira) – Coral Riviera del Fiori, regência do maestro José Machado e piano de Luis Eduardo Louro e a participação especial do flautista inglês Colin Foster, às 18h, no Museu Histórico do Exército / Forte de Copacabana.
    • 26/11 (quarta-feira) – William Wielgus (oboé) e Matthew Van Hoose (piano) se apresentam no CCBB RJ, às 12h30, com programa dedicado a Tchaikovsky, Koechlin, Wilhelmine von Bayreuth e J. S. Bach.
    • 29/11 (sábado) Oboé e Quarteto Bax com Harold Emert, oboe, Cláudio Vettori, piano, Fabiana Osawa, mezzo soprano Eduardo Camenietzki, às 18h no Palácio São Clemente, em Botafogo. Programa: Obras do Arnold Bax' e Harold Emert.
    • 30/11 (domingo) Encerramento – Duo Jorge Saraiva (piano) e Leandro Turano (escaleta), às 13h, no Museu da República.

Edições internacionais – Música no Museu Internacional

  • Portugal (15/11) – Recital da pianista Fernanda Canaud em homenagem à Proclamação da República do Brasil, na Galeria Antônio Lopes (Covilhã).
  • Alemanha (15/11) – XX RioHarpFestival – versão europeia, com o Quarteto Munich de Harpas, sob direção de Lara Fonseca.
  • Itália (29/11) - XX RioHarpFestival - versão europeia, com Enrico Euron (Harpa) Quartet

 


Sobre o Música no Museu

Com 28 anos de atividades e reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro, o Música no Museu é hoje o maior projeto de música clássica em circulação no Brasil. Com programação contínua e gratuita, promove a democratização do acesso à música erudita e instrumental, trazendo artistas nacionais e internacionais a palcos históricos e culturais do país e do mundo.

 

Sobre Sérgio da Costa e Silva

Advogado e Administrador de Empresa, ocupou destacadas funções em órgãos públicos e empresas privadas. Em 1997 criou e dirige até hoje o projeto "Música no Museu", série de música clássica do Brasil que também permeia a música popular e no seu âmbito em 2005 o "RioHarpFestival" colocando o Brasil no circuito mundial da harpa ao lado de importantes cidades de quatro continentes e, o RioWindsFestival em 2009. Também criou e dirige o "Concurso Jovens Músicos - Música no Museu" com o apoio da James Madison University. Atuou como Vice-presidente Cultural do Clube Monte Líbano e Diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro por 16 anos. Atual Benemérito e Presidente do seu Conselho de Cultura, membro do Conselho de Cultura da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Vice-Presidente Cultural da Federação das Câmaras de Comércio Exterior.

 

PROGRAMAÇÃO:

XV RioWindsFestival

Festival Internacional de Sopros – De 1 a 30 de novembro de 2025 - Entrada Gratuita

Mais informações: www.musicanomuseu.com.br

 

Informações dos músicos: https://drive.google.com/drive/folders/1MppaJTjoFPF4yA6HLY2vwyMHa2ejSYS5?usp=sharing

 

 

Dia 19 de novembro - quarta-feira

Horário: 12h30

Local: Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março 66- 4º. Andar- sala 26

Capacidade: 95 lugares

Músico: Grupo de Flautas Doces Fino Som.

Programa: Ave Maria de Gounod, Bach e clássicos internacionais.

 

Dia 23 de novembro - domingo

Horário: 13h

Local: Museu da República

Rua do Catete, nº 153, Catete.

Capacidade: 55 lugares.

Músico: Duo Opala: Stefano Bravo, piano e Pierre Descaves, oboé e corne inglês

Programa: Robert e Clara Schumann; Bach e César Frank

 

Dia 25 de novembro - terça-feira

Horário: 18h

Local: Museu Histórico do Exército / Forte de Copacabana

Praça Cel. Eugênio Franco, 1 - Copacabana (Posto 6)

Capacidade: 115 lugares

Músico: Coral Riviera del Fiori. Piano Luis Eduardo Louro e a participação especial Colin Foster (Inglaterra), flauta. Regência José Machado

Programa: Clássicos internacionais.

 

Dia 26 de novembro - quarta-feira

Horário: 12h30

Local: Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66 - 4º andar (sala 26) - Centro

Capacidade: 95 lugares

Músicos: William Wielgus, Oboé, e Matthew Van Hoose, Piano

Programa: Tschaikovski, Koechlin, Wilhelmine Von Bayreuth e J. Bach

 

Dia 29 de novembro – sábado

Horário: 18h

Local: Palácio São Clemente - Consulado de Portugal

Rua São Clemente, 424 - Botafogo

Capacidade: 120 lugares

Músico: Oboé e Quarteto Bax

Harold Emert, oboe, Cláudio Vettori, piano, Fabiana Osawa, mezzo soprano Eduardo Camenietzki

Programa: Obras do Arnold Bax' e Harold Emert, além de G.F. Handel, Camenientzk

 

Dia 30 de novembro - domingo

Horário: 13h

Local: Museu da República

Rua do Catete 153, Catete.

Capacidade: 55 lugares.

Músico: Duo Jorge Saraiva, piano e Leandro Turano, escaleta

Programa: Clássicos brasileiros e internacionais 

______________________________________________

 

ITÁLIA

Dia: 29 de novembro

Horário: 21h

Local: Capela de São Pedro e São Paulo

VAL LE LEMINA (TORINO).

Músico: Enrico Euron (Harpa) Quartet.

Programa: Clássicos internacionais.

www.musicanomuseu.com.br

 

 




Nenhum comentário