[Teatro] Resistência, arte e representatividade: aclamado por público e crítica, “Quebrando Paradigmas” volta aos palcos no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa

 

Lucas Popeta está de volta aos palcos com seu aclamado espetáculo “Quebrando Paradigmas”, que fará apenas seis apresentações no histórico Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa, entre os dias 31 de outubro e 09 de novembro, às sextas e sábados, às 20h, e domingos às 19h.

A peça reflete sobre resistência, arte e representatividade, apresentando, sob o ponto de vista teatral, a trajetória da identidade negra no Brasil. Em cena, Popeta narra a história do país por meio da arte dramática, vista pelos olhos de um jovem negro de 23 anos. Inspirado na vida e no legado de Abdias Nascimento e do Teatro Experimental do Negro (TEN), o projeto destaca figuras históricas fundamentais, como Maria do Nascimento, Arinda Serafim e Marina Gonçalves, ressaltando o protagonismo de mulheres negras na formação cultural do país.

Para o ator Lucas Popeta, contar essa história é muito importante para nossa identidade, porque cada vez mais estamos conhecendo quem realmente construiu o país onde a gente vive e cresce. “Dar nome e voz a essas pessoas é reencontrar a história que não nos ensinaram nas escolas e que agora temos autonomia pra descobrir. É entender de onde viemos e poder escolher, com consciência, pra onde queremos ir. Isso é muito novo, porque há 50 anos atrás a gente não tinha essa mentalidade. Vivemos num país jovem, que ainda está se entendendo enquanto nação. Mas é através da história recuperada que a gente alimenta a esperança de construir um futuro com mais dignidade, mais consciência e condições melhores do que as que os nossos ancestrais tiveram”, explica.

O monólogo é idealizado pelo ator, que também assina o texto. A produção é totalmente independente e conta com a direção geral de Gizelly de Paula, a direção musical de Beà Ayòóla, a direção de movimento de Marili Stefany e a direção de produção de Gabriela Nascimento.



Ficha técnica:


Idealização, dramaturgia e atuação: Lucas Popeta


Direção: Gizelly de Paula


Direção de Produção: Gabriela Nascimento


Direção Musical: Beà Ayòóla


Direção de Movimento: Marili Stefany


Figurino: Carla Costa


Iluminação: Domingos e Wladimir Alves


Preparação Vocal: Adriana Micarelli


Assistência Dramatúrgica: Gabriela Nascimento e Patrícia Regina 


Fotografia: Paulo Aragon


Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho


Grupo/Proponente: Popeta Produções Artísticas


Produção: Independente (sem lei de incentivo)


 


Serviço:


Temporada: de 31 de outubro e 09 de novembro, às sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h 


Local: Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa - Rua Prudente de Morais, 824 - Ipanema, Rio de Janeiro – RJ


Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) pelo site https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/48510?sessionView=LIST&fbclid=PARlRTSANQy71leHRuA2FlbQIxMQABp7Pz5vXvXlQZh9QZR6WFHKtUXlOmqdY521oyJ4PKBT87r184xCd8CF4Rmegj_aem_FH3WtzWUL-l02mJ-FLYnOQ  


Classificação etária: livre


Duração: 60 minutos


Gênero: Drama contemporâneo


Lotação: 200 lugares


Redes sociais: 


https://www.instagram.com/lucaspopeta/ 


https://www.instagram.com/popetaproducoes/  






Nenhum comentário