[Filmes] “O Agente Secreto” leva equipe e elenco para a 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

 

Crédito: Victor Jucá 

Após sessões de pré-estreias lotadas em cinemas do Brasil, “O Agente Secreto”, que tem distribuição patrocinada pela Petrobras, realiza nova parada em sua agenda de festivais brasileiros, com sessões na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Nesta terça-feira, 28, o longa ganha exibição especial no Teatro Cultura Artística, com a presença do diretor Kleber Mendonça Filho, da produtora Emilie Lesclaux e dos atores Wagner Moura, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Laura Lufési, Tânia Maria, Robério Diógenes, Gregório Graziosi, Isadora Ruppert e Suzy Lopes. No dia 3 de novembro, o filme chega ao Frapa, em Porto Alegre, com a presença de Kleber Mendonça Filho. 

A passagem de “O Agente Secreto” pelos principais festivais brasileiros de cinema aquece o público para o lançamento oficial em circuito nacional. A estreia nacional ocorre no dia 6 de novembro, com patrocínio master da Petrobras, que em 2025 comemora 30 anos de apoio ao cinema brasileiro. Continuam à venda os ingressos para as próximas sessões antecipadas, que acontecem no dia 1 de novembro, dando continuidade as prés iniciadas no dia 25 de outubro. 

Trajetória internacional 

No último fim de semana, “O Agente Secreto” foi reconhecido com o prêmio Hugo de Prata de Melhor Ator (Wagner Moura) no Festival de Cinema de Chicago, além de conquistar também o prêmio de Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho) no Critics Choice Celebration of Latino Cinema & Television. Com exibições especiais, sessões de abertura, debates e prêmios, o longa também marcou importantes eventos por todo o mundo. A bem-sucedida trajetória global inclui: 

Festival de Cannes, na França, onde garantiu os prêmios de Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho) e Melhor Ator (Wagner Moura) e o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d'Art et d'Essai); 

Festival de Cinema de Sydney, na Austrália; 

Festival Cinéma Paradiso Louvre, na França; 

Festival de Cinema New Horizons, em Wroclaw, na Polônia; 

Festival de Cine de Lima - PUCP, no Peru, onde recebeu os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial e Melhor Filme pela crítica internacional ( FIPRESCI); 

Festival Internacional de Cinema da Nova Zelândia; 

Festival Internacional de Cinema de Melbourne; 

Festival de Cinema de Telluride; 

AFI Latin American Film Festival (de 18 de setembro a 6 de outubro); 

Sessão dia 21 de setembro no 73º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (de 19 a 27 de setembro). 

Beyond Fest (de 25 de setembro a 9 de outubro);  

63º Festival de Cinema de Nova York (de 26 de setembro a 13 de outubro); 

Filme de abertura do 34º Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz (de 20 a 26 de setembro), que também homenageará Kleber Mendonça Filho no dia 20 de setembro 

Filme de abertura do 23º Festival de Morelia no dia 10 de outubro (de 10 a 19 de outubro);  

BFI London Film Festival (de 8 a 19 de outubro, reunindo o maior colegiado de votantes do Oscar fora dos Estados Unidos); 

Middleburg Film Festival, na Virgínia, onde Kleber foi homenageado com o International Spotlight Award; 

BRAVO Film Festival, em Los Angeles, onde abriu a programação em sessão seguida de debate mediado por Walter Salles; 

SCAD Savannah Film Festival; 

Festival de Cinema de Colônia, na Alemanha, onde Kleber Mendonça Filho recebeu o The Hollywood Reporter Award. 

O longa de Kleber Mendonça Filho agora segue para seu lançamento oficial em diferentes territórios. Assim como no Brasil, “O Agente Secreto” chega ao circuito nacional da Alemanha e de Portugal no dia 6 de novembro. No dia 26 de novembro, o filme entra na primeira etapa de estreias nos EUA, ganhando as telonas de Nova York, e seguindo para Los Angeles, no dia 5 de dezembro, e, posteriormente, expandindo seu alcance para todo o circuito norte-americano. No dia 17 de dezembro, é a vez dos cinemas da França receberem o lançamento. 

A produção tem lançamento garantido em mais de 90 países da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e Oceania, de acordo com a MK2, responsável pela comercialização dos direitos de exibição do filme internacionalmente. Entre os territórios já confirmados estão alguns dos maiores mercados cinematográficos do mundo, como China, México e Coreia do Sul, além de países como Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia.  

“O Agente Secreto” é uma coprodução internacional, com produção da CinemaScópio, e tem como coprodutora a francesa MK2 Films, a alemã One Two Films e a holandesa Lemming. A distribuição no Brasil é realizada pela Vitrine Filmes e com patrocínio da Petrobras. 

SINOPSE 

Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. 

 

ELENCO (em ordem alfabética)    

Albert Tenório    

Alice Carvalho    

Aline Marta    

Buda Lira    

Carlos Francisco    

Edilson Silva    

Enzo Nunes    

Erivaldo Oliveira    

Fabiana Pirro    

Fafá Dantas    

Gabriel Leone    

Geane Albuquerque    

Gregorio Graziosi    

Hermila Guedes    

Igor de Araújo    

Isabél Zuaa    

Isadora Ruppert    

Ítalo Martins    

João Vitor Silva    

Joálisson Cunha    

Kaiony Venâncio    

Laura Lufési    

Licínio Januário    

Luciano Chirolli    

Marcelo Valle    

Márcio de Paula    

Maria Fernanda Candido 

Nivaldo Nascimento    

Robério Diógenes    

Robson Andrade    

Roney Villela    

Rubens Santos    

Suzy Lopes    

Tânia Maria    

Thomás Aquino    

Udo Kier    

Wagner Moura 

Wilson Rabelo    

  

FICHA TÉCNICA     

Produção: Cinemascópio     

Coprodução: MK Productions, Lemming, One Two Films     

Direção & Roteiro: Kleber Mendonça Filho     

Produção: Emilie Lesclaux     

Diretora de Fotografia: Evgenia Alexandrova     

Diretor de Arte: Thales Junqueira     

Figurino: Rita Azevedo     

Caracterização: Marisa Amenta     

Montagem: Eduardo Serrano e Matheus Farias     

Som Direto: Moabe Filho e Pedrinho Moreira     

Edição de Som & Desenho Sonoro: Tjin Hazen     

Mixagem: Cyril Holtz     

Diretores assistentes: Fellipe Fernandes, Leonardo Lacca     

Produção executiva: Dora Amorim     

Diretora de produção: Mariana Jacob     

Distribuição Brasil: Vitrine Filmes     

Distribuição internacional: MK2 

Distribuição EUA: Neon 

Distribuição Reino Unido e LATAM: MUBI    

     

O AGENTE SECRETO (2025)     

Brasil/França/Holanda/Alemanha     

Cor / 2.40:1 Scope / 158 mins     

     

 KLEBER MENDONÇA FILHO | Diretor e roteirista     

Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, Kleber Mendonça Filho tem um trabalho abrangente como crítico, programador de cinema, cineasta e roteirista. Foi responsável pelo setor de cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, durante 18 anos e escreveu como crítico de cinema para o Jornal do Commercio, em Pernambuco, e outros veículos, como a Revista Continente e Folha de São Paulo. É diretor artístico do Janela Internacional de Cinema do Recife e curador-chefe do Cinema do Instituto Moreira Salles em São Paulo.     

Como realizador, migrou do vídeo, nos anos 90, quando experimentou com ficção, documentário e videoclipes, para o digital e o 35mm na década de 2000. Seus curtas-metragens (“Enjaulado”, “A Menina do Algodão”, “Vinil Verde”, “Eletrodoméstica” e “Recife Frio”) receberam mais de 150 prêmios no Brasil e no exterior.     

Seu primeiro longa-metragem é o documentário “Crítico” (2008), realizado ao longo de nove anos como fruto do seu trabalho como observador do Cinema e crítico de filmes. Em 2014, realizou “A Copa do Mundo no Recife”, documentário de 15 minutos feito para o Canal SporTV e Casa de Cinema de Porto Alegre.     

“O Som ao Redor” (2012) foi seu primeiro longa de ficção, exibido em mais de 100 festivais internacionais, lançado comercialmente em 14 países e vencedor de 32 prêmios. O filme foi o representante brasileiro no Oscar 2014.      

“Aquarius” (2016), seu segundo longa, teve uma carreira ainda mais prestigiosa, estreando na competição do Festival de Cannes, distribuído em mais de 100 países, indicado ao César de Filme Estrangeiro e vencedor do Prêmio de Melhor Filme Internacional do Sindicato Francês da Crítica de Cinema.      

Em 2018, co-dirigiu e co-roteirizou, ao lado de Juliano Dornelles, “Bacurau”, que estreou na competição do Festival de Cannes em maio de 2019, vencedor do Prêmio do Júri. Bacurau foi também vencedor do Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro do New York Film Critics Circle e indicado ao Independent Spirit Awards como Melhor Filme Estrangeiro.      

Em 2023, o filme ensaio/documentário “Retratos Fantasmas” também estreou no Festival de Cannes em  sessão especial (“Special Screening"). O Som ao Redor, Aquarius, Bacurau e Retratos Fantasmas foram todos listados na prestigiosa lista de “10 Melhores do Ano" do jornal The New York Times em seus respectivos anos de lançamento nos cinemas dos Estados Unidos. "O Som ao Redor”, "Aquarius, "Bacurau" e "Retratos Fantasmas" levaram às salas de cinema brasileiras cerca de um milhão e quatrocentos mil espectadores.      

EMILIE LESCLAUX |Produtora     

Emilie nasceu na França e criou, ao lado de Kleber Mendonça Filho, a CinemaScópio, em 2008. Produziu seis curtas-metragens, dez longas-metragens e uma série, “Delegado”, de Leonardo Lacca e Marcelo Lordello, ainda inédita, somando mais de 250 prêmios. Produziu 3 filmes que foram para a Seleção Oficial do Festival de Cannes: “Aquarius” (Kleber Mendonça Filho, 2016) , “Bacurau” (Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, 2019, prêmio do Júri), e “Retratos Fantasmas” (Kleber Mendonça Filho, 2023, representante brasileiro para o Oscar 2024). Ainda em 2023, o longa “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião, participou do Festival de Veneza.  E em 2024, o filme “Dormir de Olhos Abertos”, de Nele Wohlatz, foi selecionado na Mostra Encounters do Festival de Berlim, onde ganhou o prêmio da FIPRESCI. Emilie assina a produção do documentário "Seu Cavalcanti", dirigido por Leonardo Lacca, que estreia no dia 11 de setembro, pela Cajuína Audiovisual.     

CINEMASCÓPIO | Produtora 

A Cinemascópio é uma produtora independente pernambucana, criada por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux. Nos anos 2000, os curtas-metragens de Kleber, “A Menina do Algodão” (2003), “Vinil Verde” (2004), “Eletrodoméstica” (2005), “Noite de Sexta, Manhã de Sábado” (2006), “Recife Frio” (2009) e o documentário longa-metragem “Crítico” (2008) ganharam mais de 100 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Entre 2008 e 2015, a CinemaScópio também se destacou como uma das principais produtoras audiovisuais do Recife, produzindo ou coproduzindo filmes de jovens talentos, como Leonardo Sette (“Ocidente”, “Confessionário”), Tião e Nara Normande (“Sem-Coração”), Juliano Dornelles (“Mens Sana in Corpore Sano”) e Leonardo Lacca (“Permanência”). Em 2013, a CinemaScópio lançou o longa de ficção “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, selecionado em mais de 100 festivais e vencedor de 32 prêmios. O filme foi escolhido pelo The New York Times como um dos 10 melhores filmes do ano e representou o Brasil no Oscar. “Aquarius”, segundo longa de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Sonia Braga, estreou na competição principal do Festival de Cannes em maio de 2016. Foi distribuído em mais de 100 países e ganhou 51 prêmios em festivais. “Bacurau”, codirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, estreou na competição do Festival de Cannes em maio de 2019 e ganhou o Prêmio do Júri. Em 2023, o filme ensaio/documentário “Retratos Fantasmas” também estreou no Festival de Cannes em  sessão especial (“Special Screening"). Também produziu os filmes “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião (selecionado no Festival de Veneza em 2023) e “Dormir de Olhos Abertos”, de Nele Wohlatz (vencedor do prêmio FIPRESCI no Festival de Berlim em 2024). A CinemaScópio também é responsável pela realização do festival Janela Internacional de Cinema do Recife, que se tornou um dos eventos de cinema mais importantes do país desde sua criação, em 2008.     

 VITRINE FILMES | Distribuidora Brasil        

A Vitrine Filmes é uma distribuidora de cinema independente que, há 15 anos, promove e valoriza o audiovisual brasileiro e latino-americano. Foi pioneira na descentralização do circuito exibidor com o projeto Sessão Vitrine e, desde 2020, vem ampliando sua atuação com iniciativas como a Vitrine España, dedicada à produção e distribuição de filmes na Europa; o selo Manequim, voltado a títulos com apelo mais amplo; o curso online Vitrine Lab; e a Vitrine Produções, focada no desenvolvimento de novos projetos brasileiros.     

Mais de 5 milhões de pessoas já assistiram aos filmes da Vitrine nos cinemas. Entre os destaques do catálogo estão "Bacurau", vencedor do Prêmio do Júri em Cannes; "Druk - Mais Uma Rodada", vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e "Nosso Sonho", a cinebiografia de Claudinho e Buchecha, maior bilheteria nacional em 2023.     

Em 2025, a Vitrine já lançou "Baby", de Marcelo Caetano, exibido em Cannes, e prepara o relançamento de "Saneamento Básico" e "Ilha das Flores", de Jorge Furtado, com cópias restauradas em 4K. Ainda este ano, chegam aos cinemas "O Último Azul", de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata em Berlim e "O Agente Secreto", novo longa de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura, Maria Fernanda Candido e Gabriel Leone no elenco.     

SOBRE A PETROBRAS 

A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia. A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros. 





Nenhum comentário