[News] O longa-metragem “Meu Verão com Gloria”, da premiada diretora Marie Amachoukeli, divulga data de lançamento, dia 20 de fevereiro, cartaz e trailer
Trailer:
“Meu Verão com Gloria”, o segundo longa-metragem da premiada diretora e roteirista francesa, Marie Amachoukeli, será lançado dia 20 de fevereiro, nos cinemas, em circuito nacional. Filme de abertura da Semana da Crítica no Festival de Cannes, em 2023, mesmo ano em que participou do Festival do Rio, o longa-metragem de ficção, “Meu Verão com Gloria” produzido pela Lilies Films (produtora dos filmes da diretora Céline Sciamma, como Retrato de uma Jovem em Chamas), será o primeiro lançamento da distribuidora Filmes do Estação neste ano.
Cleo tem seis anos e é completamente apaixonada por Gloria, a babá que a cria desde que nasceu, mas após uma perda familiar, Gloria deve retornar urgentemente para Cabo Verde, e elas se reencontram para passar o último verão juntas. A trama traz a beleza e o afeto presentes na relação de uma criança com sua babá, enquanto, simultaneamente, leva a reflexão sobre como muitas mulheres precisam abrir mão da criação diária de seus filhos para cuidar dos filhos de outras famílias.
A história fala também sobre a complexidade que envolve os sentimentos e ressentimentos familiares, imigração e desigualdades econômicas. Tudo isso retratado de maneira carinhosa e comovente.”Meu verão com Glória, nosso primeiro lançamento do ano, é um delicioso, terno e poético filme, desses que deixam a gente leve quando sai do cinema e nos faz ficar pensando e falando sobre. É um filme para férias e para o verão, além de ser para todas as idades.”, declara Adriana Rattes diretora do Filmes do Estação.
Sinopse
Cleo tem seis anos e é completamente apaixonada por Gloria, a babá que a cria desde que nasceu. Após uma perda familiar, Gloria deve retornar urgentemente a Cabo Verde, onde estão seus próprios filhos e Cleo insiste em uma promessa: que as duas se reencontrem o mais rápido possível. A babá, então, a convida para conhecer o seu país, passando um último verão juntas como forma de despedida. Filme de abertura da Semana da Crítica no Festival de Cannes 2023.
Duração: 84'
França - 2023
Direção:MARIE AMACHOUKELI
Roteiro: MARIE AMACHOUKELI
Produtora: LILIES FILMS
Empresas coprodutoras:
CANAL+
CINé+
TV5 MONDE
Fotografia: INÊS TABARIN
Elenco:
LOUISE MAUROY-PANZANI
ILÇA MORENO ZEGO
ABNARA GOMES VARELA
FREDY GOMES TAVARES
ARNAUD REBOTINI
DOMINGOS BORGES ALMEIDA
Marie Amachoukeli - diretora
A diretora Marie Amachoukeli, além de ”Meu verão com Glória”, tem em sua filmografia os curtas premiados “Forbach” (2008), “C’est Gratuit pour les Filles” (2009) e “Demolition Party” (2013), a animação “I Want Pluto to be a Planet Again” (2016) e seu primeiro longa, “Party Girl” (2014), pelo qual ganhou o Camera d’or no Festival de Cannes (Melhor primeiro filme).
Entrevista com a diretora
Críticas internacionais
*Performance Surpreendente*
*Uma história de delicadeza e afeto*
*Espontânea, encantador e cativante*
“A magia de “Meu Verão com Gloria” vem destas duas atrizes não profissionais, a pequena Louise Mauroy-Panzani (como é que o realizador conseguiu fazê-la chorar tanto?) e Ilça Moreno Zego, de origem cabo-verdiana, tão brilhante e sereno.” Télérama.
“A partir desta bela história de amor incondicional entre uma criança e um adulto — ambos interpretados por atrizes não profissionais — que não possuem os tradicionais laços familiares, o diretor cria um filme comovente mas que alonga um pouco a linha por momentos…”Le Parisien.
“Uma das performances mais hipnóticas do ano”. The Guardian.
“O segundo filme de Marie Amachoukeli é um triunfo da sensibilidade política e emocional ao retratar uma jovem e a sua babá. É com notável simplicidade e tato que Marie Amachoukeli transforma seu filme de estreia em uma meditação em camadas sobre o amor materno e a experiência de luto de uma criança. “ Little White Lies.
Filmes do Estação - Distribuidora
A Distribuidora Filmes do Estação, braço de distribuição do Grupo Estação, completa um ano de atuação no mercado, após a retomada de suas atividades, em 2024. Dos sete filmes lançados, três deles fizeram parte de listas de melhores do ano: o documentário francês “Orlando, Minha Biografia Política”, de Paul B. Preciado, e os filmes nacionais “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa e “Malu”, de Pedro Freire, que recebeu menções especiais, sendo incluído nas principais listas de destaques do ano da imprensa brasileira. Em 2024 a distribuidora lançou também os filmes nacionais De Pai para Filho, de Paulo Halm, Fausto Fawcett na Cabeça, de Victor Lopes, Transe, de Anne Pinheiro Guimarães e Carolina Jabor (estes três em parceria com a Arthouse), além do documentário Ospina, Cali, Colômbia, do diretor português Jorge Carvalho.
Para 2025, estão previstos os lançamentos das produções internacionais: “Meu Verão com Glória” (direção Marie Amachoukeli), que participou da Semana da Crítica em Cannes 2023, estreia dia 20 de fevereiro; “Loucos por Cinema!” (direção de Arnaud Desplechin), que participou da última edição do Festival de Cannes, será lançado dia 06 de março, “Clandestina” (direção Maria Mire), “Astrakan 79” (direção Catarina Mourão) e “A Morte de uma Cidade” (direção João Rosa), dia 20 de março; “Sempre Garotas” (direção de Shuchi Talati), participou de Sundance 2024 e estreia dia 17 de abril.
O longa Pedaço de Mim (direção de Anne-Sophie Bailly), será lançado no dia 01 de maio; Querido Trópico (direção de Ana Endara), no dia 05 de junho e Uma Bela Vida (direção de Costa-Gavras), no dia 26 de junho. Completa a lista o filme As Vitrines da diretora e roteirista Flavia Castro, seu quarto longa-metragem, uma produção de Marcello Maia em parceria com a Globo Filmes, com previsão de estreia para o segundo semestre de 2025. A história é inspirada no período da infância da diretora no Chile, quando a família se refugiou na Embaixada da Argentina, em 1973, após o golpe de Pinochet.
Na sua trajetória inicial a distribuidora Filmes do Estação, que foi fundada em 1990, foi responsável pelo lançamento de cerca de 300 títulos, brasileiros e estrangeiros, se especializando também no relançamento de inúmeros clássicos. Dentre os filmes internacionais, pode-se destacar títulos de enorme sucesso como Banquete de Casamento e Comer Beber Viver, de Ang Lee; Buena Vista Social Club, de Wim Wenders; Down by Law, de Jim Jarmusch; Segredos e Mentiras, de Mike Lee; Meu Nome é Joe, de Ken Loach; Barriga do Arquiteto, de Peter Greenaway e a trilogia das cores de Krysztof Kieslowski. Além do relançamento no Brasil de coleções de grandes diretores, como John Cassavetes, Jean-Luc Godard, Eric Rhomer, Pasolini, Carlos Saura, François Truffaut, Fellini e Louis Malle. Dentre os brasileiros, a Filmes do Estação distribuiu filmes independentes icônicos, como Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia, Riscado, de Gustavo Pizzi, Juízo, de Maria Augusta Ramos, Todo Mundo Tem Problemas Sexuais, de Domingos Oliveira, e Fabricando Tom Zé, de Décio Matos.
Instagram: @filmesdoestacao
Nenhum comentário