[News]Série Pianissimo começa nesta quinta-feira, 25, no Teatro Copacabana Palace

 

São Paulo, 22 de abril 2024 — A noite carioca tem quatro eventos inesquecíveis com música clássica e boa companhia na agenda. os próximos quinze dias. Nesta semana, o Copacabana Palace dá as boas-vindas à Série Pianissimo no Rio de Janeiro, iniciativa que apresenta pianistas internacionais. Na quinta-feira, 25, o croata Jan Ninkovich abre os recitais com um programa com JP Rameau, Mozart, Debussy, Liszt, Scriabin e Tchaïkovsky. Já na sexta-feira, 26, a noite será comandada por Can Saraç, prodígio turco que tocará Liszt, Brahms e Chopin. No Rio, as apresentações têm o iniciativo da GES 2, a Casa da Cultura, fundação russa que trabalha com artistas de várias nacionalidades. Os recitais acontecem sempre às 20h e os ingressos podem ser adquiridos no site Sympla.


Fundada em 2017, a iniciativa Pianissimo tem o objetivo de apresentar as novas gerações de músicos internacionais para o público geral. Contando com apresentações nos principais palcos do mundo, como Teatro alla Scalla, em Milão, e o Carnegie Hall, em Nova Iorque. Além disso, o projeto se notabilizou por realizar apresentações em locais incomuns, a exemplo do Italian Skylight Hall, dentro do Museu Hermitage em São Petersburgo e na GES-2, uma antiga central elétrica localizada no centro de Moscou, transformada em um espaço multicultural reconhecido com um dos mais modernos do mundo.


Em 2024, a Série Pianissimo no Rio de Janeiro contará com quatro músicos premiados tocando em um piano de cauda Yamaha, referência em termos sonoros e acústicos. Jan Nikovish, croata; Can Sarac, turco; Massimiliano Grotto, italiano; e Dmitry Shishkin, russo, compõem a récita no Copacabana Palace que foi reaberto em 2023 após mais de 600 artesãos reformarem o seu interior. Atualmente, a casa de espetáculo é gerida pelo Belmond, mesmo grupo que administra o hotel.


Confira o perfil dos pianistas:


Jan Nikovich, croata – 25 de abril


Jan Nikovich é um pianista croata, vencedor de muitas competições de prestígio. Atualmente, ele estuda em diversos países com os renomados professores Ruben Dalibaltayan e Natalia Trull. No currículo ele acumula vitórias nacionais e internacionais de piano.


Jan atua frequentemente por toda a Europa, tanto em recitais como com orquestras de renome; mais recentemente junta a Royal Liverpool Philharmonic sob a orientação do Maestro Domingo Hindoyan.


Ele se apresentou ao lado de Lang Lang em Barcelona e na Allianz Arena em Munique para 70.000 pessoas.


Can Sarac, turco – 26 de abril


Nascido em Istambul, Can Sarac é um pianista emergente, aluno do Prof. Michael Schäfer na Universidade de Música e Teatro de Munique e vencedor de vários prêmios em concursos internacionais. Com apenas 16 anos, atuou no Carnegie Hall, Nova Iorque, tocou o concerto de Beethoven no Teatro Mariinsky com a Orquestra Mariinsky e, em 2023, tornou-se o mais jovem vencedor do prestigiado Prémio Michelangeli da Piano Academy Eppan na Itália.


Massimiliano Grotto, italiano – 2 de maio


O pianista italiano Massimiliano Grotto formou-se na classe do renomado pianista italiano Massimiliano Ferrati e estudou na Alemanha com o professor Arnulf von Arnim. Grotto ganhou vários concursos e prêmios internacionais, nomeadamente o Crescendo em Nova Iorque e o Euregio Piano Award na Alemanha.


Dmitry Shishkin, russo – 3 de maio


Nascido na Sibéria, Dmitry Shishkin formou-se na Escola de Música Gnessin de Moscou para crianças superdotadas e estudou na Itália e na Alemanha. Shishkin venceu o Concurso Internacional de Música de Genebra e tocou com a Orquestra de la Suisse Romande. Os críticos celebram sua abordagem musical criativa e única com a qual alia excelência acadêmica com apreço popular. No âmbito do programa Pianíssimo, Shishkin interpretará composições de Chopin, Debussy e Bach, entre outros compositores.



Serviço


Série Pianissimo no Rio de Janeiro


Onde: Copacabana Palace, Avenida Atlântica 1702, Copacabana, Rio de Janeiro


Data: 25 e 26 de abril e 2 e 3 de maio, sempre às 20h.


Duração: 1:15h, sem interrupções.


Ingressos: Acesse.


Sobre Belmond


Desde a aquisição do icônico Hotel Cipriani em Veneza, em 1976, a Belmond continuou a perpetuar a lendária arte de viajar, levando viajantes globais exigentes em viagens de tirar o fôlego.


Seu portfólio se estende por 24 países, com 45 propriedades notáveis que incluem o ilustre trem Venice Simplon-Orient-Express, retiros de praia remotos como Cap Juluca em Anguilla, refúgios italianos como Splendido em Portofino ou portais incomparáveis para maravilhas naturais do mundo, como o Hotel das Cataratas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. De trens e barcaças fluviais, de alojamentos de safári a hotéis, cada propriedade única oferece uma experiência incomparável com sua própria história para contar. A essência da marca Belmond é construída sobre sua herança, habilidade e serviço genuíno e autêntico. A Belmond vê o seu papel como guardiã do patrimônio intemporal, dedicada a preservar os seus bens através de planos de restauração contínuos e sensíveis. A Belmond faz parte do grupo líder mundial de luxo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton


 


Sobre a Yamaha Corporation


Desde a sua fundação em 1887, o Grupo Yamaha Corporation desenvolveu as suas atividades comerciais com foco em instrumentos musicais, produtos de áudio, escolas de música Yamaha e outros produtos e serviços relacionados com som e música. Com a nossa experiência e sensibilidade únicas, adquiridas através da nossa devoção ao som e à música, a Yamaha está empenhada em criar entusiasmo e inspiração cultural juntamente com pessoas de todo o mundo


Sobre GES-2 Casa da Cultura


A Casa da Cultura GES-2 é um espaço urbano que proporciona todas as condições para o desenvolvimento da cultura contemporânea e da comunidade artística profissional. O GES-2 reúne salas de exposições, biblioteca, cinema e sala de concertos, oficinas, ateliês e residências artísticas, lojas, restaurantes e cafés, parque infantil e salas de aula para eventos públicos e educativos. O objetivo da Casa da Cultura é apresentar a cultura contemporânea a um público mais vasto e incentivar os visitantes a participar ativamente na sua formação. Para obter mais informações, visite ges-2܂org.


GES-2 é o principal local da Fundação V – A – C. A Fundação trabalha com artistas russos para expandir o espaço cultural, organizando exposições, publicando livros e realizando eventos educacionais.




Nenhum comentário