[Crítica] Vidro Fumê

Sinopse:
Baseado em fatos reais, Mary (Ellie Bamber) é uma garota "gringa" que decide mudar o rumo de sua vida e trocar de ares, mudando-se para o famoso e caloroso estado do Brasil, Rio de Janeiro. No entanto, sua passagem pela Cidade Maravilhosa se torna um completo pesadelo quando Mary sofre um sequestro relâmpago junto com seu namorado, Gabriel (James Frecheville). Os dois passam uma noite de terror nas mãos dos sequestradores em uma van branca que circula pela cidade, enquanto a polícia tenta localizá-los. Paralelamente, Miriam, uma jovem negra artista, também vive um terror ao sofrer assédio sexual de um político corrupto, que a chantageia e ameaça pelo seu silêncio.

O que eu achei?
CONTEM GATILHOS E CENAS DE ESTUPR***
O longa é inspirado em fatos reais com um paralelo a violência contra mulheres no Rio de Janeiro.
A abordagem do roteirista foi muito acertada ao "linkar" a realidade dois mundos totalmente opostos: um onde um casal de estrangeiros sofre violência e uma mulher preta que mora dentro de uma comunidade, unindo estas vidas de uma forma bastante chocante, mas sendo super capaz de acontecer.

O longa começa sobre o ponto de vista da história do casal Mary e Gabriel, estrangeiros que residem no Brasil e que vivem aqui estudando com ajuda de seus pais. Durante uma saída noturna com seus amigos, tudo foge do controle deles quando a van que os levaria para uma saída noturna é assaltada e logo após o casal é levado para um sequestro relâmpago. 
A história é bem dividida e separada, pois mostra como os bandidos decidiram e chegaram até ali. A motivação de todo horror obviamente não justifica o acontecido.

Durante mais de 6 horas o casal fica rendido dentro da van, intercalando entre saídas para retiradas de dinheiro em caixas eletrônicos e estupro a Mary, o caso foi divulgado amplamente, mas a dinâmica escolhida pelo diretor me agradou ao não expor de forma grosseira e violar a imagem da mulher.

O gancho final é muito bem alinhado e não deixa dúvidas nem brechas. Destaque para a atuação da atriz protagonista: Ellie Amber, que dizia muito dentro do silêncio de sua personagem.

Lançamento: 25 de abril de 2024

Trailer:

Escrito por Maisa Evelyn Pires

Nenhum comentário