Novidades

[News] Galeria Mario Cohen, de São Paulo, apresenta obras da fotógrafa Elaine Pessoa na ArtRio

 Galeria Mario Cohen, de São Paulo, apresenta obras da fotógrafa Elaine Pessoa na ArtRio

13ª edição do evento carioca acontece de 13 a 17 de setembro, na Marina da Glória, e receberá cerca de 75 galerias







A ArtRio está chegando e como em todas as edições, oferece uma programação diversificada para todos os visitantes, com cerca de 75 galerias e instituições de arte. O evento acontece de 13 a 17 de setembro, na Marina da Glória, onde ocupará um espaço 25% maior em comparação com o ano anterior. Entre as galerias presentes neste ano, a Mario Cohen, de São Paulo, apresentará artistas que dialogam com distintos territórios, os registros das culturas humanas e da paisagem, retratando a natureza e a influência do homem no espaço que ele ocupa. 

Entre os destaques da galeria, a fotógrafa paulista Elaine Pessoa, cujas obras apresentam intervenções sobre fotografias feitas por viajantes do século XIX, registros históricos e imagens geradas por inteligência artificial, trazendo à tona debates sobre o colonialismo ao longo da história até o colonialismo de dados presente na contemporaneidade no seu projeto Exploratorius.  Nesta série, a artista procura enfatizar a necessidade de descolonização da categoria chamada natureza, ou paisagem brasileira, especialmente considerando as desigualdades socioambientais decorrentes dos processos de exploração e apropriação ilegal desde o período colonial até o século 21. 

Desde sua 1ª edição, em 2011, a proposta da ArtRio sempre foi ser uma grande plataforma, com um calendário anual, levando conhecimento e o contato com a arte a diferentes públicos, tanto incentivando a visitação de museus, galerias e instituições como também realizando ações em espaços diversos. 


Para a semana da feira, a organização tem a confirmação da presença de mais de 100 colecionadores e curadores convidados, de fora do Rio de Janeiro, incluindo visitantes de países como Estados Unidos, Panamá, Suíça, Paraguai, Espanha, Peru, Dinamarca, França, Turquia, Bélgica e Itália. A programação inclui ainda visitas a museus e instituições, galerias, ateliês e coleções privadas. Esta ação faz parte do projeto Collectors Program, apoiado pela PRIO.


O espaço estará divido em TERRA, no pavilhão central da Marina da Glória, e o pavilhão MAR, espaço que teve sua área expandida na esplanada com um projeto desenvolvido pelo arquiteto Pedro Évora. Também foi criado um Jardim das Esculturas, com obras de maior escala.


O Comitê Curatorial da ArtRio 2023, responsável pela seleção das galerias participantes, é formado pelos galeristas Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler), Antonia Bergamin (diretora da Galeria Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte), e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4).


A ArtRio 2023 é apresentada pela PRIO e pelo Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Beck’s. A feira tem o apoio das marcas Allos, Rio Galeão e Alta Diagnósticos. Apoio Institucional de IBMEC | Instituto Iduqs, Rabanne, Bombay, Sauer e AlaMaster. Rede Windsor Hoteis, com o Miramar Hotel, como a rede de hotéis oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.


O evento tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura.


A realização da ArtRio é da BEX Produções e coprodução da Dream Factory.


#artrio

#artrio2023

#compartilhearte


ARTRIO 2023

  • Data:14 a 17 de setembro (quinta-feira a domingo)

  • Preview – 13 de setembro (quarta-feira)

  • Horário: 

13 de setembro – Preview das 13h às 21h 

14 a 16 de setembro – das 13h às 21h

17 de setembro – das 12h às 20h

Inteira R$ 80 / Meia R$ 40

  • Local: Marina da Glória - Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória

  • Estacionamento no local, sujeito a lotação 

  • Metrô: Estação Glória

Nenhum comentário