[Nerds & Geeks] Combo Rangers


Há muitos anos, um herói conhecido apenas como "O Poderoso Combo" defendia Cidade City e a Terra de todos os perigos. Porém, um dia o Poderoso Combo teve que se aposentar, pois seus poderes estavam prejudicando sua saúde. Mas isso não o impediu de lutar pelo Amor e pela Justiça. Através das gerações, o Poderoso Combo vem escolhendo crianças de coração puro a quem ele dá uma parte de seu Poder, para que elas se tornem os Combo Rangers! Heróis destemidos, armados de amor e coragem, que lutam por um mundo melhor e são gentis com as outras pessoas!

Combo Rangers é uma série brasileira de webcomics no estilo mangá que foi criada em 1998 pelo autor Fábio Yabu. Os Combo Rangers são claramente baseados em séries de tokusatsu da franquia Super Sentai, tendo começado inicialmente como uma paródia as séries super sentais como Dengeki Sentai Changeman, Choushinsei Flashman e outras franquias de tokusatsu como Ultraman e Kyōdai Hero, mas com o passar do tempo, histórias mais sérias foram desenvolvidas (mesmo sem perder a veia cômica) sobre cinco crianças que são convocadas pelo super-herói aposentado Poderoso Combo para serem heróis que defendem o mundo de invasores alienígenas e monstros espaciais. Conforme a série se desenrolava, surgiram mais aliados e inimigos como Maya, a Garota Arco-Íris, o Pacificador, Spectroseven e outros. A série ganhou versões impressas pelas editoras JBC e Panini Comics, cujas revistas foram publicadas entre os anos 2000 e 2004.

A série ganhou o Troféu HQ Mix três vezes e teve a duração de três temporadas: Combo Rangers (1998-1999), Combo Rangers Zero (1999-2000) e Combo Rangers Revolution (2000-2001) além de duas novas temporadas impressas pelas editoras JBC e Panini que foram lançadas em 2002 e 2003 respectivamente. Porém, após algum tempo, a série foi cancelada juntamente com as edições disponíveis online.

A primeira temporada da série Combo Rangers (a fase bolinha) se passa na Cidade City onde cinco crianças de nove anos: Fox, Kiko, Ken, Lisa e Tati estavam jogando videogame até serem convocados através da televisão pelo super-herói aposentado Poderoso Combo para serem os Combo Rangers e defenderem a Terra dos alienígenas do Império Deskarga, liderados pelo vilão alienígena General Monte. No decorrer do tempo, eles enfrentam vários monstros até se encontrarem com um misterioso Combo Ranger Branco que possuía um uniforme produzido pelo Tio Combo. Após uma breve conversa, eles descobrem que Luke, o Combo Ranger Branco, veio do futuro para salvá-los de um perigo que mudaria toda a história e o planeta. No final, o Império Deskaga é derrotado por um grupo de vilões similares aos Combo Rangers chamados Guerreiros Cristal que logo travam uma batalha com Luke, que se sacrifica por Lisa, fazendo seu papel na história. Então, os guerreiros tornam-se um robô gigante que é destruído pela união dos Combo Rangers que acabam morrendo, mas o desejo do coração de Lisa os faz ressuscitarem, esquecendo-se de suas aventuras e voltando a ter uma vida normal.

A segunda temporada dos Combo Rangers é denominada Combo Rangers Zero. Após sete meses, um cientista chamado Doutor Delírio planejava roubar o medo das pessoas com seus monstros e sua ajudante Fabi para seu Grande Mestre. Durante uma batalha no shopping, Tio Combo pede para os Combo Rangers (atualmente com 11 anos) se transformarem. Em seguida, todos acabam lembrando-se do passado e ganhando novos uniformes evoluídos. Com o passar do tempo, eles encontram Maya, uma menina que possuía ligações com o Luke do futuro que, ao se infiltrar no computador do Tio Combo, entra na equipe. Ao mesmo tempo, Dr. Delírio usa as energias absorvidas para gerar um Combo Ranger Negro que na verdade era o Luke do presente que havia morrido há algum tempo atrás. Todos tentam salvar Luke, mas acabam perdendo seus poderes. Fox, Tati, Lisa, Ken e Kiko decidem procurar o Mago Syros no planeta Toobaine que lhes dão novos poderes e uniformes. Maya acaba descobrindo ser a filha perdida do Dr. Delírio e Luke acaba ganhando novos poderes. No final é revelado que o Grande Mestre era o lado maligno de Tio Combo, Proteus, que se libertou devido à culpa guardada de Combo ao ver seus aprendizes sofrendo. Todos os Combo Rangers e super-heróis travam uma batalha contra Proteus, mas não conseguem derrotá-lo pelo fato de ele ter conseguido muito poder durante o tempo, mas Tio Combo consegue fazê-lo desaparecer quando Maya o convence a não carregar a culpa de todo o sofrimento causado aos Combo Rangers.

A terceira fase das aventuras dos Combo Rangers é chamada Combo Rangers Revolution. Pouco tempo após a batalha contra o Grande Mestre, os Combo Rangers passam a ter uma vida normal até o surgimento de Cardman, um inimigo que queria roubar toda a beleza da Terra juntamente com seu ajudante Deck. Com o passar do tempo, eles se enfrentam e Luke ganha poderes de cura e telepatia. No final, o mundo foi previsto para ser destruído pelo pai de Spectroseven e todos os heróis buscam um meio de salvá-lo até descobrirem que todas as catástrofes que ocorriam no planeta eram causadas por um alienígena gigante que ficou adormecido milhões de anos debaixo da Terra enquanto os Go Go Riders reaparecem para matar os Combo Rangers apenas para ajudar seu mestre, o Mago Syros. Infelizmente a conclusão da temporada é desconhecida, pois seus últimos episódios não foram divulgados pelo criador Fábio Yabu.

 Nesse mesmo ano, o criador Fábio Yabu decidiu parar de escrever os quadrinhos para se concentrar apenas no seu livro "Princesas do Mar" (que em breve se tornaria um desenho animado). Este livro foi um sucesso e motivou o criador a lançar duas continuações. Depois de algum tempo fora do ar, o site voltou a reprisar os capítulos das duas primeiras temporadas e foi abandonado em 2005. Sete anos depois , em dezembro de 2012, Yabu anunciou um projeto de financiamento coletivo para publicar três álbuns anuais de Combo Rangers que seriam distribuídos pela Editora JBC e lançados durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2013 . Em Janeiro de 2013, quase duas semanas depois do início da campanha, o autor conseguiu atingir a meta de R$40.000,00. Todos os álbuns terão roteiros de Fábio Yabu e arte de Michel Borges, que chegou a participar da revista publicada pela Panini. Nesta trama, os Combo Rangers enfrentarão um novo inimigo e o autor diz que durante o desenrolar da história, contará o que aconteceu com os heróis desde o fim das publicações. No final do mês de janeiro, através da página oficial no Facebook, o autor divulgou o novo character design dos heróis e o nome do vilão Satan Boss, que é uma paródia ao vilão da série Jaspion, Satan Goss.

Uma das coisas mais notáveis nas histórias dos Combo Rangers são as frequentes aparições de personagens da cultura popular aparecendo nas histórias geralmente como meros figurantes no fundo das cenas. Algumas paródias e citações conhecidas são de animes como Sailor Moon, Pokémon e Dragon Ball; desenhos animados como a Turma da Mônica, As Meninas Superpoderosas e Superamigos; live-actions como Power Rangers, Ultraman e Jaspion; e vídeo-games como Street Fighter e Phantasy Star. Inclusive alguns personagens como Spectroseven, Anel Verde e Japonaro Kido são baseados em super-heróis da cultura popular.

Infelizmente a série encontrou seu fim em 2004, com o cancelamento da edição impressa pela Panini, que alegou vendas insatisfatórias. O site foi encerrado naquele mesmo ano.
Mesmo com os constantes apelos dos fãs, o autor preferiu ignorar seus apelos e aposentar os personagens para dedicar-se à sua nova criação, Princesas do Mar. Porém, em dezembro de 2012, o autor lançou uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse.me para criação de três álbuns, com distribuição da JBC , Em Janeiro de 2013, o autor conseguiu atingir a meta e anunciou que os álbuns seriam anuais, sendo o primeiro publicado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro .

Atualmente foram lançados dois álbuns pela JBC  com os títulos "Somos Heróis" e "Somos Humanos". Para maiores informações, basta acessar o site e fazer o download no seguinte endereço.

http://soldadorato.blogspot.com.br/2008/04/combo-rangers-completo.html?m=1

Foram lançados alguns action-figures dos Combo Rangers: 
  





Os personagens também ganharam uma série animada que pode ser vista pelo site www.fabioyabu.com.br

Agradecimentos ao meu amigo Alexandre Pytel por ter me ajudado a escrever essa matéria. 



2 comentários:

  1. Nossa que interessante, ainda mais por ser de autor brasileiro. Nao conhecia, mas gostei de saber mais sobre a série.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma,
      Conheci recentemente por indicação desse meu amigo que me ajudou a escrever a matéria. Um dos objetivos do blog é estimular e difundir a literatura nacional.
      Espero que goste!
      Bjs
      PS: pode me add no Face se quiser

      Excluir