[Resenha] A Escolha de Jake


Em 'A Escolha de Jake', Jake Taylor deixa a Califórnia e vai em busca do seu sonho em Louisville. Sua namorada Amy, seus amigos, pastor e família ficam todos para trás. Separados por milhares de quilômetros, Jake e Amy veem suas vidas seguir caminhos opostos - Amy volta a ter contato com o pai, depois se tornar amiga de uma garota com um histórico traumático. Enquanto isso, em Louisville, a popularidade de Jake no time de basquetebol traz perigosas oportunidades - baladas, meninas bonitas... A fé de Jake começa a se esvair e a velha criatura volta a existir.
O que eu achei:
Filhos de pais separados e presenciando as brigas de casal Jake se comporta mal e mesmo com 17 anos, começa a se envolver com bebidas alcoólicas, muitas garotas e leva uma vida completamente desregrada, até que engravida uma das garotas, Amy. Depois disso Jake resolve abandonar o esporte, mesmo sendo o astro do time, ele escolhe se afastar e voltar para seu pastor para resgatar sua fé.
Com a morte de seu amigo de infância ele regressa a LouisVille e deixa Amy grávida para trás. Sua volta não ocorre como o esperado e ele logo se decepciona, as pessoas ao seu redor não se importam com ele, e ao invés de se sentir bem se sente mais desolado e perdido.Mesmo assim Jake ainda se sente melhor ali hoje do que ao assistir as constantes brigas de seus pais na infância.
Voltando a faculdade Jake que tinha abandonado tudo, é convidado para uma festa onde os colegas de equipe o induzem a beber, e mesmo tendo prometido ao seu pastor e a Amy que não beberia mais pois uma nova fé o tinha despertado para a vida, ele não consegue resistir a tentação, e mesmo com pouca idade ele consumia muito álcool e conquistava um número muito grande de garotas.

Algumas mudanças tinham sido muito difíceis de alcançar e agora Jake regredia completamente nelas. Ele ansiava muito voltar para o time, e estava sendo muito desafiado por todos do time, e sua volta seria muito mais difícil que sua saída, sem contar os dilemas que ele enfrentava pelas escolhas que tinha feito. O livro apresenta várias idas e vindas que fazem parte da conduta humana. Vale a pena a leitura.

4 comentários:

  1. Achei o Jake bem inconsequente. Sei que passou por situações familiares difíceis, mas mesmo assim seus atos não se justificam.

    Não li o livro. E se tiver uma oportunidade eu vou ler.
    Mas não gostei tanto assim da trama.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mayara,
    Confesso que a capa não me animou muito para ler o livro. Porém achei a temática bem legal, é muito interessante quando o alcoolismo é retratado. Principalmente que não é fácil largar o vício.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Mayara!
    Acho bom quando o livro mais voltado para adolescente aborda temas importantes como alcoolismo, religiosidade, conflitos fammiliares.
    Seria bom saber o que de fato aconteceu a ele após o retorno para a faculdade...
    Bom feriado!
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Acho válida a leitura de qualquer obra que trata dos dilemas dos jovens.
    O mesmo penso de filmes e séries que abordam os diferentes assuntos de forma mais profunda.

    ResponderExcluir