[Nerds & Geeks] Qual a diferença entre Nerds e Geeks?

   Bem-vindos à mais nova coluna do blog Reino Literário. Nesse espaço falarei de um assunto relacionado ao mundo geek. Mas primeiro é preciso saber distinguir o que significa ser nerd e o que significa ser geek.

Nerds
É um fato pouco conhecido que a expressão ´´nerd´´ foi primeiramente cunhada por ninguém menos que Dr.Seuss, autor de livros infantis como ´´O Grinch´´ e ´´O gato de chapéu´´ ao fazer uma comparação entre a lentidão com roupas listradas (especialmente branca e azul) para pessoas magras.  Ele descreveu um nerd como um personagem hilário, normalmente magro e com problemas para se relacionar com os outros. Hoje em dia, a palavra nerd denomina uma pessoa que tenha um interesse extremo com estudo, na maioria das vezes relacionados à informática, como jogos, programação de computadores e física. Normalmente têm hobbies como xadrez, RPGs e filmes, séries e livros de fantasia.

Geeks
Os geeks podem ser classificados como uma variação dos nerds.O primeiro registro conhecido do termo ocorreu em 1976, com o significado de fool, tolo.Antigamente, nas artes cênicas, como teatro e no circo, os artistas performáticos eram chamados de geeks  (no sentido de designar algo cult) pelos locais em que se apresentavam. Essa realidade só mudou na década de 90, quando a tecnologia atingiu o ápice.Atualmente, é denominado geek todo aquele que é fanático por algum elemento da cultura pop: podem ser histórias em quadrinhos, séries de TV, videogames, ciências (química, astronomia, etc). Alguns comportamentos típicos de um geek são colecionar itens relacionados aos seus vícios e falar incessantemente sobre aquele assunto. Costumam se vestir com blusas e acessórios relacionados aos seus gostos. É a tribo mais comum em eventos como festivais de anime, Comic-Con e feiras de video games.
Programas de TV como The Big Bang Theory ajudaram a popularizar a cultura geek e nos anos 2000, as pessoas se sentem mais seguras em se afirmar que são nerds ou geeks. Essa coluna trará semanalmente, assuntos que a equipe julgar relevante e de interesse aos leitores. Estamos abertos a sugestões, se você tiver alguma sugestão de tópico, entre em contate conosco.
    
   Obs: Não confundir nerds e geeks com hipsters, que são pessoas cujo comportamento influencia os outros, lançadores de tendências, como por exemplo, blogueiras de moda e youtubers.

Texto por Clara Monnerat.

3 comentários: