[News]Cordão do Boitatá festeja 20 anos do Baile Multicultural da Praça XV no domingo de Carnaval

 

Cordão do Boitatá festeja 20 anos

do Baile Multicultural da Praça XV no domingo de Carnaval


No tradicional palco da Praça XV, o grupo recebe, no dia 15/2, Lazzo Matumbi, Teresa Cristina, Rita Benneditto, Beatriz Rabello, Clifford Korman, Claudio Jorge, Jongo da Serrinha, Marcos Sacramento, Mariana Baltar, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Moyses Marques, Maju Nunes, Marcelinho Moreira, Tyaro, Caio Prado, Maryzelia, Ana Bispo e DJ Ivam


 

FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO E LINKS DE VIDEO

 

Cordão do Boitatá encerra em grande estilo a histórica programação carnavalesca de 2026, apresentando a 20ª edição do Baile Multicultural da Praça XV, no dia 15 de fevereiro, das 10h às 16h. No tradicional palco, que há 20 anos virou o epicentro da programação de rua no domingo de Carnaval, o Cordão do Boitatá recebe convidados como Lazzo MatumbiTeresa CristinaRita BennedittoBeatriz RabelloClifford KormanClaudio JorgeJongo da SerrinhaMarcos SacramentoMariana BaltarMarquinhos de Oswaldo CruzMoyses MarquesCaio Prado Maryzelia, Ana BispoMaju NunesMarcelinho MoreiraTyaro e DJ Ivam.

 

Neste ano mágico para o Cordão, estamos preparando um show para emocionar as mais de 80 mil pessoas que brincam conosco na Praça XV, recebendo nomes como Lazzo Matumbi, Teresa Cristina, Rita Beneditto e tantos outros mais. Momento de celebrar esta história de 20 anos em torno da música brasileira e da festa. Estamos aguardando uma visita surpresa muito especial para domingo!”, anuncia Kiko Horta, um dos fundadores e diretor musical do Cordão do Boitatá. “Serão muitas homenagens especiais. Vamos celebrar 80 anos de nascimento de Aldir Blanc90 anos de Wilson MoreiraSivuca e Hermínio Bello de Carvalho, a existência de Preta Gil, os 120 anos de Radamés Gnatalli, e os 25 de Escola Portátil de Música”, destaca o músico e arranjador, que comanda o baile com sua inconfundível sanfona.

 

Orquestra de Palco do Cordão do Boitatá conta com 15 músicos de referência do cenário carioca que fazem vibrar o Baile Multicultural da Praça XV por mais de seis horas seguidas. São eles: Kiko Horta (sanfona e teclado), Cris Cotrim (cavaquinho), Thiago Queiroz (sax alto e barítono), Luiz Flavio Alcofra (guitarra e violão), Paulino Dias (percussão), Carlos Henrique Mangueirinha (percussão), Jorge Quininho (percussão), Marcus Thadeu (percussão), Bruno Aguilar (baixo), Rodrigo Scofield (bateria), Everson Moraes (trombone baixo e trombone), Daniela Spielmann (sax tenor, alto e soprano), Maico Lopes e Nailson Simões (trompete) e Alexandre Romanazzi (flauta e flautim). Reconhecido como grande referência musical no Centro do Rio, dele já participaram mais de 150 artistas e grupos nacionais e internacionais, incluindo nomes como Martinho da Vila, Marisa Monte, João Donato, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Roberta Sá, blocos como Orunmilá e Amigos da Onça, além dos internacionais Nneka, Keziah Jones.

 

Organizado por músicos, o grupo tem um vasto repertório da maioria dos gêneros da música brasileira trazendo muito samba, marchas, afoxés, frevos e outros ritmos. Em um constante processo de reinvenção, arranjos originais de Moacir Santos, Villa-Lobos – são marcas registradas do grupo as músicas Coisa nº 4 e Trenzinho Caipira, –, Pixinguinha, Maestro Duda, Braguinha, além de outros criados especialmente para a orquestra são executados nas apresentações do Boitatá. Cada gênero é interpretado com suas características específicas, trazendo, por exemplo, os diferentes toques das escolas de samba e os sotaques próprios de cada estilo.

 

Patrimônio Imaterial do Estado do Rio e condecorado com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto (2021) e a Medalha da Ordem do Mérito Cultural Carioca (2022), o Grupo Cultural Cordão do Boitatá saiu pelas ruas do Centro do Rio pela primeira vez em 1997, quando iniciou uma história que hoje se confunde com a revitalização do Carnaval de rua da cidade. Desde então, tem sido um dos grandes protagonistas da festa popular. Foi pioneiro na revitalização das fanfarras carnavalescas, arrastando dezenas de milhares de foliões em seu Cortejo da Orquestra de Rua. Há duas décadas realiza seu Baile Multicultural da Praça XV – referência da programação de rua no domingo de Carnaval, para mais de 80 mil foliões.

 

Além de completar 30 anos de Cortejo de Rua e 20 da realização do Baile Multicultural da Praça XV, o ano marca também a volta do Cortejo para a região da Rua Primeiro de Março – atualmente batizado de Circuito Preta Gil, palco dos megablocos da cidade –, de onde foi retirado em 2012 por conta das obras de revitalização do Centro.

 

Este ano, o Cordão do Boitatá conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Secretaria Municipal de Cultura, através de emenda da parlamentar Jandira Feghali, para realização do 20º Baile Multicultural da Praça XV.

 

SERVIÇO:

Baile Multicultural da Praça XV

📍Praça XV

📅 15/2

🕐 10h às 16h


@cordaodoboitata

youtube/cordaodoboitata

 

Nenhum comentário