[News] Superlotação em eventos reacende debate sobre segurança; CAU-CE realiza fiscalizações no período de Carnaval

 Superlotação em eventos reacende debate sobre segurança; CAU-CE realiza fiscalizações no período de Carnaval



Casos recentes de superlotação em eventos de grande porte reacenderam, em âmbito nacional, o debate sobre planejamento urbano, controle de público e segurança em eventos temporários realizados em vias públicas.

No Ceará, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE) intensifica, durante o período de Carnaval, ações preventivas de fiscalização voltadas à segurança das estruturas montadas para eventos. As atividades são realizadas de forma integrada com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE), no âmbito do Ministério Público do Estado do Ceará.

A próxima fiscalização está prevista para sexta-feira, 13 de fevereiro, das 9h às 12h, com vistorias em estruturas instaladas na Avenida Domingos Olímpio, no Aterro da Praia de Iracema e na Praça dos Leões.

As ações têm como foco a segurança técnica e preventiva de camarotes, palcos, praticáveis e sistemas de iluminação. Durante as vistorias, são verificados o cumprimento dos projetos previamente aprovados, a presença de profissionais legalmente habilitados — como arquitetos, engenheiros e técnicos — e itens como aterramento elétrico, travamento das estruturas e rotas de fuga.

O CAU-CE alerta que a concentração excessiva de pessoas em espaços com capacidade limitada aumenta os riscos de acidentes, dificulta a evacuação em situações de emergência e compromete o desempenho de estruturas temporárias.

No dia 23 de janeiro, a autarquia enviou ofício a todas as prefeituras do Estado do Ceará solicitando a indicação do órgão municipal responsável pela análise da documentação e pela autorização de eventos com estruturas temporárias, além da apresentação das respectivas comprovações de responsabilidade técnica, por meio de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).

Nenhum comentário