[News] Clubinho do Samba encerra 2025 com dois dias de apresentações especiais, com estreia da turma de violino

 Clubinho do Samba encerra 2025 com dois dias de apresentações especiais, com estreia da turma de violino



Apresentações acontecem dias 20 e 21 de dezembro, no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier

Com mais de dez anos de atuação e mais de mil e quinhentas crianças e jovens atendidos, o Clubinho do Samba encerra mais um ano de formação artística com duas apresentações especiais nos dias 20 e 21 de dezembro, reunindo crianças e jovens que participam das oficinas gratuitas. Este ano marca ainda a estreia da turma de violino, além das turmas de teatro, canto/coral, percussão, violão, cavaquinho e capoeira, democratizando o acesso à cultura e fortalecendo o legado de João Nogueira. As apresentações acontecem no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier.

“Encerrar o ano com duas apresentações reforça o quanto o Clubinho cresceu e o quanto nossos alunos evoluíram. O projeto existe para abrir portas e ampliar horizontes por meio da arte, oferecendo às crianças e jovens novas perspectivas de vida. Ver esse palco cheio é a prova de que estamos no caminho certo.”, diz Angela Nogueira, idealizadora e diretora geral do Clube do Samba.

No sábado (20/12), os jovens de 13 a 19 anos apresentam o espetáculo teatral “Minha Vida é uma Novela”, um musical que brinca com os clichês das novelas brasileiras. A montagem acompanha uma jovem atriz em busca do estrelato, cuja vida passa a se misturar com a trama que interpreta, levando o público a uma narrativa cheia de humor, drama, mistério e reviravoltas. Com texto adaptado e direção de Tatiana Nogueira, e direção musical e de movimento de Juliana Moulin, o espetáculo traz repertório de canções icônicas das trilhas de novelas dos anos 1980 até hoje.

Já no domingo (21/12), é a vez das crianças de 5 a 12 anos subirem ao palco com a peça “Brincando de Ziraldo”, uma homenagem ao escritor e cartunista brasileiro, além de parceiro do Clube do Samba, tendo criado diversas charges para as camisas do Clube. A história mostra um grupo de crianças que, ao se ver sem internet, acha que não sabe mais brincar, até encontrar um livro de Ziraldo e embarcar em aventuras criativas pelo universo do autor. Lá, enfrentam o vilão Sombra Manchada, que está roubando as cores do mundo. A montagem, também dirigida por Tatiana Nogueira e com direção musical e de movimento de Juliana Moulin, inclui canções como “Superfantástico” e “Aquarela”, garantindo diversão e nostalgia.

Além dos espetáculos teatrais, o público confere apresentações das turmas de percussão, violão, cavaquinho, violino e capoeira, ministradas pelos professores Tatiana Nogueira (teatro), Cacau de Castro (percussão), Henrique Garcia (violão e cavaquinho), Gabriela Lima Reis (violino), Juliana Moulin (canto/coral) e Mestre Ninho (capoeira).


O Clubinho do Samba é gratuito e viabilizado por meio do patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rede Windsor Hoteis, Unisys, FXX Soluções Integradas em Segurança e Serviços e  Instituto Yduqs I Estácio de Sá, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. O Clube do Samba é uma realização da família Nogueira e do Grupo Prismah, mantendo vivo o legado de João Nogueira.

"Foi um orgulho para a Rede Windsor Hoteis apoiar, por mais um ano, uma iniciativa tão importante, como é o Clubinho do Samba, idealizada por um dos maiores nomes do samba, João Nogueira, que deixou um legado bastante significativo para a cultura brasileira. O projeto abre portas para que crianças e jovens possam desenvolver e mostrar os seus talentos em diferentes atividades, como teatro, violão, cavaquinho, percussão, canto coral, capoeira e violino. Conectar o público à grandeza da cultura do nosso país e à educação, é uma das missões da empresa, especialmente por meio do apoio a projetos realizados com a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS/RJ)".

Nenhum comentário