[News] Mostra do CCBB SP dedicada à Lucia Murat chega em sua reta final marcando reencontro em debate entre a cineasta e a atriz Marisa Orth
A mostra gratuita Cinema de Resistência: Um Olhar Sobre o Brasil Invisível entrou em sua reta final no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP). Eu seu último dia, domingo, 29 de junho, às 15h, há um destaque especial na programação: o reencontro entre a diretora Lucia Murat e a atriz Marisa Orth no debate Desigualdades. Ambas colaboraram no drama musical "Maré, Nossa História de Amor", que acompanhamos a filha de um dos chefes do tráfico de drogas da Favela da Maré se apaixonando pelo irmão do líder de uma gangue rival. À elas, se junta a historiadora e professora Lucilene Reginaldo. Logo em seguida, às 17h, o longa-metragem de 2007 será exibido - ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria.
Em um cenário de instabilidade política no Brasil e no mundo, a mostra propõe um convite à reflexão por meio das obras da cineasta e ex-jornalista, cuja filmografia entrelaça memória, experiências pessoais, ficção e realidade histórica. Ao longo de quase um mês, o público teve acesso a 13 longas-metragens, 2 filmes de média e curta-metragem, além de 19 episódios em vídeo, organizados em quatro módulos temáticos: Ditadura e Memória, Povos Originários, Questões Femininas e Desigualdades. A programação será acompanhada por debates com artistas, ativistas e intelectuais, ampliando o diálogo proposto pelos filmes.
Lucia Murat soma 14 longas-metragens feitos exclusivamente para as salas de cinema, consolidando-se como a cineasta latino-americana com a maior produção no formato. Em grande parte desses trabalhos, assinou simultaneamente a direção, o roteiro e a produção - um feito notável e raro, mesmo entre os grandes nomes do audiovisual. Premiada em diversos festivais internacionais e nacionais, como Chicago, Miami, Huelva, Havana, Moscou, Mar del Plata, Festival do Rio, Brasília e Gramado, Lucia teve seu último filme - Hora do Recreio (2025) - laureado com a Menção Especial do Júri Jovem na Mostra Generation 14 Plus, da Berlinale de 2025, em Berlim, Alemanha. Aos 76 anos, a cineasta segue usando o audiovisual como meio de conscientização social.
"Filmar como forma de resistir. Essa parece ter sido a máxima que norteou o trabalho ininterrupto da cineasta Lucia Murat por 41 anos. Pela primeira vez, 34 produções poderão ser vistas em conjunto numa mostra no CCBB do Rio de Janeiro e São Paulo. A mostra abre a possibilidade de discussão sobre temas caros e urgentes do Brasil, como a ditadura militar de 1964, as violências contra os Povos Originários, as desigualdades sociais e questões do feminino", comenta a curadora da mostra, Denise Costa Lopes.
Para o Centro Cultural Banco do Brasil, receber essa mostras reforça seu papel de ser um espaço de trocas e experiências que ampliam a conexão dos brasileiros com a cultura, reafirmando seu compromisso com a valorização do cinema nacional e com a difusão da arte que transforma e provoca debates sobre questões urgentes ao nosso tempo.
Este projeto conta com incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
PROGRAMAÇÃO - ÚLTIMO FIM DE SEMANA
28/06 - Sábado
14h - Episódio da série Testemunho (1992, 12 anos): Antônio Callado, 30'
15h - Praça Paris - Longa-metragem (2017, 110', 16 anos)
17h - Doces Poderes - Longa-metragem (1997, 93', 16 anos)
29/06 - Domingo
14h - Episódio da série Testemunho (1992, 12 anos): Abdias Nascimento, 30'
15h - DEBATE DESIGUALDADES. Convidados: Marisa Orth, Lucilene Reginaldo. Mediação: Lucia Murat
17h - Maré, Nossa História de Amor - Longa-metragem (2007, 105', 16 anos)
SERVIÇO
Mostra "Cinema de Resistência: um olhar sobre o Brasil invisível"
Período: 4 a 29 de junho de 2025
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico - SP
Entrada Gratuita: Ingressos disponíveis 1 hora antes de cada sessão na bilheteria do CCBB e em bb.com.br/cultura
INFORMAÇÕES CCBB SP:
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Contato: (11) 4297-0600 | E-mail: ccbbsp@bb.com.br
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB).
O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Entrada acessível CCBB SP: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
instagram.com/ccbbsp | facebook.com/ccbbsp | tiktok.com/@ccbbcultura
Nenhum comentário