[News] CRIAR JOGOS VIRA CASE INTERNACIONAL E ENCERRA ETAPA EM SP
Presidente do Instituto Burburinho Cultural, Priscila Seixas acaba de voltar da Espanha, onde apresentou, no Congresso Media Ethics, em Valência, o trabalho “Escola Nacional de Informação e Criar Jogos: a integridade da informação no desenvolvimento pedagógico”, no qual ela discute sobre a inserção do conteúdo sobre integridade da informação no curso Criar Jogos, na cooperação realizada entre o Instituto Burburinho Cultural e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) através da Escola Nacional de Informação (Enacin).
E nesta sexta-feira (04), a equipe do Instituto Burburimho estará em São Paulo para o encerramento da 3º Edição do Polo Criar Jogos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima.
O Criar Jogos é considerado o maior curso gratuito de desenvolvimento de games da atualidade. Desde 2022 certificou quase 5 mil pessoas no país. No ano de 2024, mobilizou estudantes em três polos presenciais – os laboratórios temporários –Osasco, Brasilândia e Vila Califórnia, em São Paulo, além do Instituto Federal da Bahia, o IFBA. Desde 2022, o projeto formou estudantes em Belo Horizonte e Paracatu (MG), Curitiba (PR), Itaboraí e Rio de Janeiro (RJ), Guaratinguetá e São Bernardo do Campo (SP), além de São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Os laboratórios presenciais do Criar Jogos são montados a cada ano em instalações cedidas por parceiros da iniciativa pública ou Terceiro Setor.
Alfabetização Digital, Cultura de Jogos, Roteiro e Narrativa, Programação, Edição de Som, Game Design, Arte e Interface, e Criação de Protótipos são temas que fazem parte do conteúdo das aulas. “Difundir o campo de criação dos jogos eletrônicos entre os jovens, gerar conexão entre eles e impulsionar o mercado são aspectos do DNA do projeto. Também estamos desmistificando a ideia de que é impossível tornar mais acessível a atividade de programador de jogos eletrônicos. Como desdobramento, deflagra-se o processo de inovação”, analisa Priscila Seixas, presidente do Instituto Burburinho Cultural.
O Instituto Burburinho Cultural é sediado no Rio de Janeiro, com colaboradores por todo o país e fora do Brasil. Além do Criar Jogos, realiza projetos como o Engenhoka, Pro7eto Arco-Íris, Arena Viva e Pescando Tradições. O Criar Jogos é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da GM, Núclea e Grupo Boticário, realização do Instituto Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil União e Reconstrução.
Nenhum comentário