[News] NOVO FILME DE GUTO PARENTE ESTREIA MUNDIALMENTE NA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DO FIDMARSEILLE

 


A comédia dramática MORTE E VIDA MADALENA, novo longa do diretor cearense Guto Parente, terá sua première mundial no festival FIDMarseille, integrando a competição internacional da 36ª edição do festival, que acontece de 08 a 13 de julho no sul da França. O filme será exibido em três sessões, nos dias 10, 11 e 12 de julho.

Filmado no Ceará, o longa acompanha Madalena, uma produtora grávida de oito meses que busca concluir um filme de ficção científica escrito pelo pai recém-falecido, enquanto lida com o caos de sua vida pessoal e profissional. O elenco reúne nomes como Noá Bonoba, Nataly Rocha, Tavinho Teixeira, Marcus Curvelo, David Santos e Carlos Francisco.

Há aproximadamente 20 anos, Guto Parente dirige, roteiriza e edita obras que transitam entre a comédia, o drama e a fantasia, com pitadas de surrealismo. Ex-membro do coletivo Alumbramento e sócio da Tardo Filmes, Guto tem no currículo longas como ESTRANHO CAMINHO, INFERNINHO, O CLUBE DOS CANIBAIS, A MISTERIOSA MORTE DE PÉROLA e ESTRADA PARA YTHACA, exibidos e premiados em festivais internacionais como Tribeca, Rotterdam, San Sebastian, entre outros.

“Filmar o trabalhador é algo que constitui o cinema desde a saída dos trabalhadores da fábrica dos irmãos Lumiére até hoje. Com MORTE E VIDA MADALENA eu queria filmar o trabalhador do cinema, mais especificamente o trabalhador do cinema independente de baixo orçamento e fora do eixo, que é o cinema que eu habito há 20 anos. O filme é uma homenagem bem humorada a esse cinema de trupe, artesanal e entre amigos, olhando com carinho para seus encantos e mergulhando sem medo nas suas sombras", conta o diretor Guto Parente.

Nesta edição, o FIDMarseille apresenta 120 filmes de 42 países, com 58 estreias mundiais, 51 em competição, além de mostras especiais com retrospectiva dedicada a Radu Jude, sessões públicas de apoio a artistas palestinos, programas juvenis produzidos em parceria com a Escola de Cinema de Łódź e uma exibições itinerantes pelas cidades de Avignon e Arles.

MORTE E VIDA MADALENA tem produção da Tardo Filmes, coprodução do Canal Brasil e da C.R.I.M., e distribuição da EMBAÚBA FILMES. A previsão de estreia em cinemas é no primeiro semestre de 2026.


Ficha técnica

Direção e roteiro: Guto Parente

Produção: Ticiana Augusto Lima

Produção executiva: Caroline Louise, Ticiana Augusto Lima

Direção de fotografia: Ivo Lopes Araújo

Direção de arte: Taís Augusto

Figurino: Thaís de Campos

Maquiagem: Elen Barbosa

Assistência de direção: Breno Baptista

Som direto e edição de som: Lucas Coelho

Montagem: Guto Parente & Irmãs Augusto Lima

Música original e mixagem: Paulo Gama

Elenco: Noá Bonoba, Nataly Rocha, Tavinho Teixeira, Marcus Curvelo, David Santos, Honório Félix, Jennifer Joingley, Linga Acácio, Rodrigo Fernandes, Souma, Tavares Neto, Lui Fontenele, Armando Praça, Tuan Fernandes, Carlos Francisco, Raul Lôbo

Produção: Tardo Filmes

Coprodução: Canal Brasil, C.R.I.M.

Distribuição: Embaúba Filmes


Sobre Guto Parente

Diretor, roteirista e montador, Guto Parente (Fortaleza, 1983) formou-se em cinema na primeira turma da Escola de Audiovisual de Fortaleza, foi membro do coletivo de artistas Alumbramento (2008-16) e é sócio da produtora Tardo Filmes desde 2012. Realizou 7 curtas – entre eles Flash Happy Society (2009) e Dizem que os Cães Veem Coisas (2012), exibido no Festival de Locarno (Suíça) – e 10 longas – entre eles Estrada para Ythaca (2010) e Os Monstros (2011), ambos competindo no BAFICI (Argentina), onde Os Monstros recebeu uma menção especial do júri; A Misteriosa Morte de Pérola (2014), Inferninho (2018) e O Clube dos Canibais (2018), os três lançados no Festival de Rotterdam (Holanda) e exibidos em diversos festivais ao redor do mundo; e Estranho Caminho (2023), vencedor dos prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Performance no Festival de Tribeca (Estados Unidos), assim como de Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante no Festival do Rio (Brasil). Morte e Vida Madalena (2025) é seu 11º longa-metragem.


Sobre a Tardo Filmes

Produtora independente de cinema sediada em Fortaleza, Ceará, fundada por Ticiana Augusto Lima e Guto Parente, a Tardo Filmes completa esse ano 13 anos de existência com 12 longas, 11 curtas e 1 série de TV já produzidos e lançados no mercado. Seus filmes já foram exibidos e premiados nos mais diversos festivais internacionais e nacionais, consolidando-se como uma das produtoras de maior relevância artística do cenário nacional. 


Para mais informações: 

https://www.tardo.com.br


Sobre a Embaúba Filmes

A Embaúba é uma distribuidora especializada em cinema brasileiro, criada em 2018 e sediada em Belo Horizonte. Seu objetivo é contribuir para a maior circulação de filmes autorais brasileiros. Ela busca se diferenciar pela qualidade de seu catálogo, que já conta com mais de 50 títulos, investindo em obras de grande relevância cultural e política. A empresa atua também com a exibição de filmes pela internet, por meio da plataforma Embaúba Play, que exibe não apenas seus próprios lançamentos, como também obras de outras distribuidoras e contratadas diretamente com produtores, contando hoje com mais de 500 títulos em seu acervo, dentre curtas, médias e longas-metragens do cinema brasileiro contemporâneo.





Nenhum comentário