“Este relançamento representa uma oportunidade única de redescobrir um álbum raro e profundamente emblemático de um momento marcante da música brasileira. Gracinha Leporace entrega uma interpretação elegante e sofisticada, em plena sintonia com a essência da bossa nova e com uma geração extraordinária de compositores.” — Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil
Gracinha Leporace começou sua carreira em 1965 no Grupo (vocal-instrumental) Manifesto, do qual faziam parte, entre outros, seu irmão Fernando Leporace, Guarabyra (da dupla com Sá), Lucinha (da dupla com Luli) e os futuros produtores Guto Graça Mello e Mariozinho Rocha. Em 1967, o grupo saiu vitorioso da fase nacional do II Festival Internacional da canção com “Margarida”. Ela também ganhou o prêmio de Melhor Intérprete com “Canção de Esperar Você”. O passo seguinte foi gravar, em 1968, aquele que foi seu único álbum solo. Era raríssimo até essa bem-vinda atual reedição da Universal Music Brasil. O LP tem arranjos do violonista Oscar Castro Neves, uma bela capa e é recheado de pérolas. Confira aqui: https://www.umusicstore.com/gracinha-leporace .
“Gracinha Leporace” é um dos últimos álbuns com a estética original da bossa nova dos anos 1960, e tem canções de seu pai Sebastião Leporace (“Última Batucada”), do irmão Fernando Leporace (“Em Tempo”, com João Medeiros Filho, e a referida “Canção da Desesperança”), além de outros colegas revelados nos grandes festivais, como Sidney Miller (“Madrugada”), a dupla Dori Caymmi e Nelson Motta (“Cantiga”), Guarabyra (“Senhora, Senhorita”), Amaury Tristão e Roberto Jorge (“Mensagem”) e Edu Lobo e Capinan (“Rancho de Ano Novo”). Há também quatro regravações: o dramático samba-canção “Prece”, lançado por Lana Bittencourt em 1956; duas bossas da dupla Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli, “Sem Saída” e “Saudade Fez Um Samba”, esta do repertório do primeiro LP de João Gilberto, bem como sua faixa-título, o clássico dos clássicos da bossa, “Chega de Saudade”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que ela também deu a sua releitura.
Este foi seu único álbum solo, pois logo Gracinha conheceria e se casaria com Sergio Mendes, indo morar com ele, em 1970, nos Estados Unidos, sendo a vocalista oficial de seus discos pelas próximas cinco décadas e meia.
Rodrigo Faour
Março de 2026
Repertório do álbum “Gracinha Leporace”:
Lado A:
1. Última Batucada (Sebastião Leporace)
2. Rancho de Ano Novo (Edu Lobo / Capinan)
3. Madrugada (Sidney Miller)
4. Prece (Vadico / Marino Pinto)
5. Mensagem (Amaury Tristão / Roberto Jorge)
6. Canção da Desesperança (Fernando Leporace)
Lado B:
1. Saudade Fez um Samba (Carlos Lyra/Ronaldo Bôscoli)
2. Senhora Senhorita (Guarabyra)
3. Sem Saída (Carlos Lyra/Ronaldo Bôscoli)
4. Cantiga (Dori Caymmi / Nelson Motta)
5. Em Tempo (Fernando Leporace / João Medeiros Filho)
6. Chega de Saudade (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
Nenhum comentário