[News] “Um Diálogo Musical Franco-Brasileiro” com a Orquestra Petrobras Sinfônica, na Sala Cecília Meireles, em 6 de setembro

 

No dia 6 de setembro, sábado, às 17h, a Sala Cecília Meireles será palco de um encontro sonoro de culturas: a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o concerto "Um Diálogo Musical Franco-Brasileiro", a apresentação integra a programação oficial do Ano Cultural Brasil–França 2025, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.


Sob a regência do maestro francês Michaël Cousteau, reconhecido por suas interpretações que buscam uma comunicação profunda tanto com o público quanto com os músicos, e com as participações especiais dos pianistas premiados Bruno Belthoise (França) e Lígia Moreno (Brasil), o programa celebra a herança musical e o intercâmbio artístico entre as duas nações. Com curadoria assinada por Cousteau e Belthoise, o repertório reúne tradição e contemporaneidade, abrangendo desde o impressionismo francês até a criação brasileira contemporânea.


A apresentação começa com a leveza nostálgica da suíte "Masques et Bergamasques", de Gabriel Fauré, seguida pelo vibrante “Concerto para dois pianos e orquestra”, de Francis Poulenc. O segundo ato abre espaço para a estreia da obra "Fantasia para dois pianos e orquestra sobre temas de Ruy Mingas", da compositora brasileira Cibelle Donza, encomendada especialmente para o projeto. Encerrando a noite, o público será conduzido ao universo encantado das fábulas com a célebre "Ma Mère l’Oye" (Mamãe Ganso), de Maurice Ravel.


O concerto celebra os 50 anos da orquestra e  representa não apenas um ponto alto da temporada da Orquestra Petrobras Sinfônica, mas também um marco simbólico da Temporada França-Brasil 2025, que visa fortalecer os laços culturais, sociais e políticos entre os dois países. A iniciativa, fruto de colaboração entre governos, artistas e instituições, reafirma o papel da música como linguagem universal e ferramenta de diálogo entre os povos.


 


Programa:


ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA


Michaël Cousteau, regência


Bruno Belthoise, piano


Lígia Moreno, piano



GABRIEL URBAIN FAURÉ 


Masques et Bergamasques Suite, op. 112


I. Abertura | Allegro molto vivo


II. Minueto | Allegretto moderato


III. Gavote | Allegro vivo


IV. Pastorale | Andantino tranquilo



FRANCIS JEAN MARCEL POULENC


Concerto, em ré menor, para 2 pianos e orquestra, FP61


I. Allegro ma non troppo


II. Larghetto


III. Allegro molto



CIBELLE JEMIMA ALMEIDA DONZA


Fantasia para dois pianos e orquestra sobre temas de Ruy Mingas



JOSEPH MAURICE RAVEL


Mamãe Ganso (Ma Mère l’Oye)


I.  Prélude | Très lent


II. Danse du rouet et scène | Allegro


III. Pavane de la belle au bois dormant | Lent


IV. Les entretiens de la belle et de la bête. Mouvement de Valse | Modéré


V. Petit poucet | Très modéré


VI. Laideronnette, impératrice des pagodes | Mouvement de marche

VII. Apothéose. Le jardin féerique | Lent et grave



Serviço:

Orquestra Petrobras Sinfônica - "Um Diálogo Musical Franco-Brasileiro"

Data: Sábado, 6 de setembro de 2025

Horário: 17h

Local: Sala Cecília Meireles – Rio de Janeiro

Ingressos e mais informações:  https://funarj.eleventickets.com/





Nenhum comentário