[Teatro] Teatro Sérgio Cardoso recebe apresentação gratuita de Samba de Roda com Mestras e Mestres do Recôncavo Baiano

 

Arquivo Casa Mestre Ananias


Como parte da programação do XIX Caruru de São Cosme Damião, o Teatro Sérgio Cardoso,  espaço da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA),  recebe, no dia 20 de setembro, sábado, às 11h, o espetáculo Mestras da Bahia na Garoa do Recôncavo. A apresentação acontece no saguão do teatro e celebra a tradição do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, reunindo mestres e mestras que mantêm viva essa expressão ancestral em São Paulo.

O movimento Samba Garoa do Recôncavo da Casa Mestre Ananias, através do projeto São Paulo é Bahia Viva, já trouxe à capital 54 mestres e mestras desde 2014. A iniciativa articula ações culturais de referência, conectando a cultura popular da Bahia ao território urbano paulistano. A apresentação no teatro integra esse ciclo e traz ao público o grito da chula, a viola machete, o dueto vocal e a pisada firme das sambadeiras, elementos que evocam um Brasil profundo, oral, coletivo e encantado.

A ação também reafirma o legado da Casa Mestre Ananias, ponto de cultura dedicado à memória do mestre baiano Ananias Ferreira, capoeirista, sambador e pioneiro na preservação dessas tradições. A casa atua com base na transmissão oral dos saberes e na formação de crianças como princípio de continuidade.

A atividade marca o início das celebrações do XIX Caruru de São Cosme Damião, festa popular de origem afro-baiana que mescla religiosidade, fartura e samba. A festa acontece dia 28 de setembro, com a presença de mestras sambadeiras e mestres sambadores de Acupe e São Francisco do Conde, comunidades do Recôncavo da Bahia.


Serviço

Mestras da Bahia na Garoa do Recôncavo Com Samba Garoa do Recôncavo da Casa Mestre Ananias

Data: 20 de setembro de 2025, sábado, às 11h

Entrada gratuita

Duração: 1h20

Classificação: Livre



Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em 45 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental  nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde. 

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.



Sobre a Amigos da Arte

A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.


Instagram | Site  





Nenhum comentário