[Mostra]  CCBB Rio completa 36 anos!

 

O museu mais amado do Rio está de parabéns! Em outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro comemora 36 anos. Em mais de três décadas de história, a instituição cultural mais visitada do país se estabeleceu como um marco da revitalização do centro histórico e um grande queridinho dos cariocas.

Em 12 de outubro de 1989, o Banco do Brasil deu seu primeiro passo como grande apoiador da cultura brasileira ao inaugurar o seu primeiro Centro Cultural. Desde então, passaram pelo CCBB mais de 60 milhões de visitantes e foram realizados mais de 2.500 projetos culturais.

Desde 2011, o CCBB Rio de Janeiro inclui o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, que lista os cem museus e centros culturais mais visitados do mundo. Em 2024, o CCBB foi o museu mais visitado da América do Sul e o 64º do mundo. Também foi eleito o Centro Cultural mais amado da capital fluminense pelos leitores da Revista Veja Rio pela 6ª vez seguida. Referência de diversidade e acolhimento, teve seu programa educativo indicado ao Prêmio ICOM (International Council of Museums - Conselho Internacional de Museus), que reconhece ações sustentáveis em museus.

Em 2025, o museu já ultrapassou a marca de 700 mil visitantes. Dentre as exposições, Fullgás, Arte Subdesenvolvida e Ancestral: Afro-Américas encantaram o público, atraindo, juntas, mais de meio milhão de pessoas.

Os palcos também fizeram história, lotando os três teatros do prédio com sucessos para todas as idades, como a encantadora Mostra Carroça de Mamulengos, e montagens inéditas como Matilde, comédia feita em homenagem ao comediante Paulo Gustavo. Além disso, Vinte! foi um dos espetáculos mais indicados ao 36º Prêmio Shell de Teatro no primeiro semestre.

O CCBB também se consolida como um oásis no Centro do Rio para eventos de todos os tipos. Feira das Yabás, Junta Local, Resenha Black Bom, entre outros tantos parceiros o ajudaram a se estabelecer como um dos mais democráticos museus cariocas.

O prédio histórico no qual é situado, inaugurado em 1906 como sede da Associação Comercial do Rio, foi projetado por Joaquim Béthencourt da Silva, arquiteto do Império. Na década de 1920, o Banco do Brasil adquiriu o local e passou a utilizá-lo como sua sede até os anos 1960. Depois, serviu o público como agência bancária por mais de duas décadas até ser transformado na instituição cultural que é hoje.

Para seguir sendo um lar para a cultura carioca, o CCBB está passando por restaurações. O término dos trabalhos está previsto para 2026, mas os visitantes já podem notar alguns dos efeitos da revitalização em primeira mão, como o restauro do seu centenário piso de mármore, cerca de 1.227 m², sobre o qual andam milhares de pessoas todos os dias.

As luminárias, verdadeiras obras de arte, também foram contempladas pelos esforços dos restauradores. Ao todo, o espaço possui mais de 200 lustres que, juntos, compõem um tesouro de mais de 120 mil peças de vidro e cristal. Os objetos também são adornados com motivos que remetem a plantas e figuras mitológicas como o deus grego do comércio, Hermes.

A grandiosidade do espaço se traduz em sua utilização voltada para promoção da cultura. De quase 20 mil m ² de área construída, o CCBB dedica mais de dois mil m ² para exposições, além de contar com três teatros, duas salas de cinema, Biblioteca com mais de 250 mil exemplares, auditórios e salas multiusos. O prédio ainda abriga um Arquivo Histórico e o Museu Banco do Brasil, dedicados a preservar e dividir a história da primeira instituição bancária do país e do CCBB.

Ao longo de sua história, o CCBB Rio buscou acolher o público brasileiro em toda a sua vasta diversidade e ser um local onde todos se sintam à vontade para criar, testemunhar, expressar e viver a cultura. Primeiro dos cinco CCBBs, foi o pioneiro no investimento em cultura pelo Banco do Brasil, multiplicado para as cidades de Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. Juntos, se complementam para ampliar a conexão do brasileiro com a cultura.

Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar. 

 

Confira abaixo as estreias de outubro!

Você já olhou para uma estátua e conseguiu se reconhecer nela? A partir do dia 08, a exposição Flávio Cerqueira: Um Escultor de Significados apresenta esculturas em bronze que imortalizam os heróis e as heroínas do cotidiano, compondo um jardim de afetos. A curadoria é de Lilia Schwarcz, antropóloga e historiadora, parceira de Flávio há mais de uma década. Já no dia 29, chega Manguezal. Com obras em diversos formatos, e até um carro alegórico, lama e argila se transformam em veículos para a criatividade de artistas como Lasar Segall e Hélio Oiticica. Olhar o mangue como berçário de espécies marinhas, barreira natural contra as marés, sequestrador de carbono e fonte de alimento, reforça a urgência de sua preservação e conecta o visitante à fundamentais temas abordados na COP 30.

O show tem que continuar e as estreias seguem pelos teatros. A partir do dia 10, Marechal Rondon e Theodore Roosevelt convidam a todos para uma jornada em Nas Selvas do Brasil, que reinterpreta a famosa expedição da dupla pelos interiores do Brasil. Para as crianças, o grupo Eranos ocupa o CCBB com a Mostra Primeiras Infância. Pela primeira vez no Rio, os artistas apresentam uma vasta e diversificada programação infantil, com exposição, oficinas e sessões de teatro. No dia 22, Um Julgamento leva os dilemas éticos do norueguês Henrik Ibsen aos palcos. A montagem de Christiane Jatahy conta com grande elenco, incluindo Wagner Moura e Julia Bernat.

Os projetores também não param! A partir do dia 15, acontece o Rio Mountain Festival que, dedicado à natureza a às atividades ao ar livre, transforma montanhas e cachoeiras em verdadeiras estrelas da tela grande. Já no dia 29 começa o 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil, que celebra a 7ª arte da Itália dividindo-a com o público brasileiro. A parceria Cinemateca do MAM no CCBB continua firme e forte, além de serem realizadas as últimas sessões de Chaplin.

Os amantes da música podem se programar. Dia 04 tem início a 7ª Semana de Música Barroca da Unirio, parceria da universidade com o Centro de Música Barroca de Versalhes e o Consulado Geral da França no Rio. Já no dia 23 a Orquestra Petrobras Sinfônica retorna ao CCBB para a série Notas Comentadas. E ainda tem a programação clássica do mês do Música no Museu!

E como outubro é mês de aniversário, vamos falar de festas! Dias 11 e 12, o CCBB comemora 36 anos com o combo Junta Local + FLOPEI, união da feira gastronômica queridinha do Rio com a inclusiva festa literária. Já no dia 18 é a vez das tias voltarem com as delícias dos quintais suburbanos em mais uma Feira das Yabás. E tem mais gente de parabéns. No dia 25, o CCBB realiza um grande baile charme na Praça da Pira com a edição de aniversário de 12 anos do Baile Black Bom.

Nos dias 11 e 12, o Espaço Conceito Banco do Brasil RJ vai celebrar o Aniversário do BB e do CCBB se transformando em uma arena tecnológica para a Batalha de Robôs. Além disso, de 16 a 19, o Espaço vai receber o primeiro encontro presencial do podcast O Tempo Virou como parte da Virada Sustentável, o festival que ocupará diversos locais no Rio de Janeiro.

E no encontro presencial de outubro, o Clube de Leitura recebe, no dia 08, a autora franco-ruandesa Scholastique Mukasonga. Consagrada internacionalmente ao preservar a memória de Ruanda com sua prosa influenciada pela tradição oral africana, a escritora irá debater sobre A Mulher de Pés Descalços, obra dedicada à sua mãe.

A programação contará também com o colóquio As outras faces da moeda, que acontece no dia 18. O evento é uma iniciativa vinculada à pesquisa acadêmica em torno das peças apresentadas na exposição de longa duração “Do Sal ao Digital: O Dinheiro na Coleção Banco do Brasil” que faz parte do Museu Banco do Brasil.

Informações detalhadas sobre toda a programação, ingressos e releases de cada evento estão disponíveis no site bb.com.br/cultura. 

Confira o resumo da programação do mês abaixo: 

 

EXPOSIÇÕES 

Entrada gratuita. 

 

FLÁVIO CERQUEIRA: UM ESCULTOR DE SIGNIFICADOS   

2º andar - 08 de outubro a 12 de janeiro de 2026

Quarta a segunda - Das 9h às 20h  

A exposição apresenta uma retrospectiva da carreira de Flávio Cerqueira, artista que se destaca pela criação de esculturas em bronze com forte carga narrativa. Suas obras figurativas capturam gestos cotidianos e personagens brasileiros em momentos de pausa, introspecção e resistência, convidando o público a refletir sobre o tempo, a memória e o espaço. As esculturas revelam uma poética marcada pela valorização de pessoas comuns, elevadas com dignidade e respeito. No térreo, a instalação O jardim das utopias reúne trabalhos pensados para áreas abertas, inspirados em fontes ornamentais e esculturas de praças públicas, propondo um espaço de imaginação e leveza em meio à rotina urbana.

Curadoria: Lilia Schwarcz.

Classificação indicativa: livre        

  

MANGUEZAL

4º andar - 29 de outubro a 02 de fevereiro de 2026

Quarta a segunda - Das 9h às 20h  

A exposição convida o público a mergulhar na poética dos manguezais, territórios férteis onde natureza, memória e cultura se entrelaçam. São apresentadas obras de artistas como Lasar Segall, Hélio Oiticica, Celeida Tostes, Carybé, Ania Rízia, Salisa Rosa, Gabriel Haddad e Leonardo Bora, entre outros, em linguagens como escultura, fotografia, instalação e pintura. Um dos destaques é o carro alegórico instalado no térreo do CCBB, concebido por Haddad e Bora, que reforça a dimensão popular e festiva do mangue como espaço de criação e resistência. A mostra revela a força simbólica da lama e da argila, moldando identidades e práticas ancestrais, e celebra os saberes que brotam do chão úmido, os rituais afro-indígenas, o samba e os movimentos populares. Com visualidade marcante e abordagem sensível, Manguezal propõe novos olhares sobre o ambiente, a arte e os modos de habitar o mundo.

Curadoria: Marcelo Campos.

Classificação indicativa: livre        

 

JOSÉ PEDRO CROFT: REFLEXOS, ENCLAVES, DESVIOS

1º andar - quarta a segunda  

Até 17 de novembro

 

ARTES CÊNICAS 

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura   

Oficinas, workshops e outras atividades relacionadas: entrada gratuita. 

 

NAS SELVAS DO BRASIL

Teatro I - 10 de outubro a 30 de novembro  

Quinta a sábado: 19h Domingo: 18h

Dois atores embarcam no desafio de encenar a célebre expedição do Marechal Rondon e do ex-presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, pelo mítico Rio da Dúvida, no início do século XX. À medida que a narrativa avança, os limites entre atores e personagens se dissolvem, arrastando-os para dentro da própria selva. Entre especulações sobre a expedição histórica e os anseios do presente, a floresta revela seus riscos e os sinais das mudanças climáticas que ameaçam o futuro de todas as espécies.

Texto: Pedro Kozowski. Direção: Daniel Herz. Elenco: Gustavo Gasparani e Isio Ghelman

Duração: 72 min   

Classificação indicativa: 14 anos

 

MOSTRA PRIMEIRA INFÂNCIA - OCUPAÇÃO TEATRAL ERANOS   

Teatro III, Corredor e Sala de Ensaios – 10 de outubro a 2 de novembro  

Quarta a domingo: 09h às 20h    

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o Eranos Círculo de Arte, grupo artístico de Itajaí (SC), ocupa o CCBB com uma programação múltipla para crianças de até 6 anos de idade, que inclui acontecimentos teatrais, cinema, oficinas para crianças, exposição, formação para adultos, além da estreia do espetáculo inédito Bebê e o boi babau. A mostra é um convite para a primeira infância fazer parte de uma experiência estética contemporânea, pensada especificamente para sua idade. 

Todas as atividades da ocupação têm classificação livre e são gratuitas. 

  

Espetáculos teatrais

O BARQUINHO AMARELO

De 11 de outubro a 02 de novembro 

Sábados e domingos às 11h

Duração: 35 min | Classificação indicativa: livre, indicado para crianças a partir de 1 ano.

Ingressos: à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura 

O Barquinho Amarelo, propõe uma ponte entre gerações, resgatando brincadeiras, imagens e sonoridades das infâncias vividas no interior, ao mesmo tempo em que celebra o universo imaginativo, comum a todas as crianças. Utiliza rastreamento de movimento do elenco como motor para as projeções digitais interativas em uma proposição de teatro visual para as infâncias. Na peça, as crianças são convidadas a acompanhar a jornada do Barquinho Amarelo, bem como encontrar a Galinha Cocó, o Cavalinho de madeira e o intrépido Sapo Ló. Ao final todos podem se juntar ao grupo e criar seus próprios barquinhos. 

O BEBÊ E O BOI BABAU

De 11 de outubro a 02 de novembro

Sábados e domingos às 15h

Duração: 38 min | Classificação indicativa: livre, indicado para crianças a partir de 1 ano.  

Ingressos: à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura 

O Bebê e o Boi babau surge a partir da pesquisa do Eranos em teatro de animação para e com crianças, agora explorando as ricas veredas do teatro popular brasileiro. A dramaturgia original, criada a partir da observação e contato com bebês na relação com formas animadas, acompanha um Bebê destemido que embarca em uma jornada, cruzando o caminho de personagens inveterados. O Bebê - chamado Pistache e seu Boi Estêlo, subvertem a ordem estabelecida pelo mundo dos adultos e dos seres mágicos, trazendo uma nova perspectiva sobre o viver e o morrer. 

#MERGULHO - EXPERIÊNCIA TEATRAL PARA CRIANÇAS

De 11 de outubro a 1º de novembro

Sábados às 17h

Duração: 30 min | Classificação indicativa: livre, indicado para crianças a partir de 1 ano.  

Ingressos: à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura 

#Mergulho é uma obra intimista voltada especialmente para crianças de 1 a 6 anos de idade, que conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e que buscam, com a ajuda da plateia, se encontrar. Utiliza como ferramenta técnica a projeção digital aplicada ao chão, um meio que viabiliza uma linguagem sensorial e imagética e que permite uma série de possibilidades de interação entre cena e plateia, entre imagem e os sentidos do espectador. 

PÔ!EMA – CRIAÇÃO POÉTICA COM CRIANÇAS

De 12 de outubro a 02 de novembro

Domingos às 17h

Duração: 30 min | Classificação indicativa: livre, indicado para crianças a partir de 3 anos.  

Ingressos: à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura 

Uma Ema que se alimenta de poemas! Na performance “Pô! Ema” as crianças encontram uma escritora em crise que sente sua inspiração e suas poesias estão ‘sumindo’. Com a ajuda da plateia, ela descobre que na verdade uma Ema (em projeção digital) está se alimentando de suas criações. As crianças então, são convidadas a criar junto com a escritora, poemas fresquinhos para alimentar a Ema e seus filhotinhos. 

 

CINEMA – CINE ERANOS     

10 de outubro a 31 de outubro  

Quartas, quintas e segundas: 9h às 20h Sextas: 9h às 15h 

Cine.EMA: é uma série de poemas animados voltados para a primeira infância, criados a partir das poesias do livro Pô!Ema – poesia de criança da escritora Sandra Coelho. As poesias do livro trazem a figura de uma Ema que se alimenta de poemas, elemento de mediação simbólica entre a criança e as poesias. A proposta é aproximar o universo da infância, atrelando a construção poética voltada para crianças ao desenho animado, em uma obra poética de natureza híbrida.

Os Pequenos Mundos: uma aventura com caixas. Conta a história de uma boneca que ganha vida e ajuda um pequeno caixa-cervo perdido em sua jornada para reencontrar seus pais. Nesta aventura, eles se deparam com diversas criaturas como a caixa-risonha, o caixa-pássaro, a caixa-balão, o planeta-caixa e o gigante-caixa. A dramaturgia aponta para a importância do cuidado e da fantasia no tempo da infância. A proposta é ancorada no conceito dos brinquedos não estruturados - como elemento de constituição estético da narrativa, objetos que estimulam a imaginação e a ludicidade.

Duração: 30 min

Classificação indicativa: livre, indicado para crianças a partir de 1 ano de idade.

 

Oficinas para crianças:

OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO AS FORMAS ANIMADAS

11 de outubro a 2 de novembro | Sala de ensaio - Teatro III 

Sábados e domingos às 13h30

Voltada para crianças da primeira infância acompanhadas de adultos responsáveis, esta oficina tem como proposta criar um momento de sensibilização para a expressão infantil através das formas animadas com atividades práticas de construção, demonstração de animação com diversos tipos de bonecos e exercícios de animação.

Ministrante: Giuliana Pellegrini. Duração: 50 min.

Classificação indicativa: livre, indicado para crianças a partir de 1 ano de idade. 

 

Oficinas para adultos:

FORMAÇÃO PARA ADULTOS – TEATRO PARA PRIMEIRA INFÂNCIA

10 a 31 de outubro I Teatro III

Sextas-feiras às 17h

Propõe um espaço de discussão e formação através de um clico de oficinas sobre as práticas relacionadas ao teatro para primeira infância, através de 4 módulos com temas relacionados:  Protagonismo Infantil no teatro para primeira infância, Teatro de animação e primeira infância, Dramaturgia no teatro para primeira infância e Laboratório de criação. Ministrantes: Sandra Coelho e Leandro Maman.

Duração: 4 oficinas de 3h de duração. Classificação indicativa: 16 anos.

 

UM JULGAMENTO

Teatro II – 22 de outubro a 03 de novembro

Quarta a sábado e segunda: 19h Domingo: 18h

No clássico drama de Henrik Ibsen, O inimigo do povo, a história se desenrola numa cidade termal onde, após anos de crise, os habitantes começam a sobreviver do turismo. Mas Thomas Stockmann, o médico responsável pelo balneário, descobre que as águas estão poluídas e decide escrever um artigo para imprensa, colocando em risco a economia local. A cidade, então, decide declarar Thomas Stockman como Inimigo do povo, e a peça termina com um linchamento público e o exílio dele e de sua família. É a partir deste ponto, que se situa Um julgamento, trabalho mais recente de Chistiane Jatahy, na qual a diretora dá continuidade a sua extensa e premiada pesquisa sobre as fronteiras entre teatro e cinema, entre realidade e ficção, além de inaugurar um novo caminho dramatúrgico nas suas abordagens contemporâneas de textos clássicos.

A partir de O inimigo do povo, de Henrik Ibsen. Direção: Christiane Jatahy. Elenco: Danilo Grangheia, Julia Bernat, Lucas Paraizo e Wagner Moura. 

Duração: 86 min   

Classificação indicativa: 14 anos

 

VOU FAZER DE MIM UM MUNDO   

Teatro I – Térreo 

Até 5 de outubro    

 

NEGRA PALAVRA - POESIA DO SAMBA       

Teatro III – 2º andar

Até 06 de outubro

  

MÚSICA 

Entrada gratuita 

 

VII SEMANA DE MÚSICA BARROCA DA UNIRIO

De 04 a 11 de outubro | Salas 19 e 26 - 4º andar 

Diversos horários 

A Semana de Música Barroca da UNIRIO, em parceria com o Centro de Música Barroca de Versalhes e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, é um projeto artístico-pedagógico que celebra mais de uma década de intercâmbio e cooperação internacional. Em sua sétima edição, a iniciativa reafirma seu compromisso com a formação de jovens músicos e a difusão do repertório barroco francês no Brasil. A programação inclui masterclasses, ensaios abertos e concerto final com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais.

Classificação indicativa: livre. Programação completa no site: bb.com.br/cultura    

Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura       

 

MÚSICA NO MUSEU    

Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Quartas-feiras    

O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB.  Confira programação completa em bb.com.br/cultura   

01/10 - Jorge Saraiva, piano. Programa: Clássicos internacionais.  

08/10 - Claudio Vettori, piano. Participação especial:  Harold Emert, oboé.  Programa: Árias de ópera e clássicos internacionais.  

15/10 - Renato Rabe, Ukuleke.  Programa:  Ao Mestre Vivas, uma homenagem musical nas quatro cordinhas mágicas do Ukulele.  

 22/10 - Patricia Glatzl, piano.  Programa:  Homenagem post mortem a Miguel Proença.  

 29/10 - Matheus Constante, piano.  Programa:  Clássicos internacionais.  

Curadoria: Sérgio da Costa e Silva    

Classificação indicativa: livre 

 

ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA - NOTAS COMENTADAS

 De 23 a 25 de outubro | Sala 26 - 4º andar 

Quinta a sábado às 19h

A Orquestra Petrobras Sinfônica retorna ao CCBB com sua série de música de câmara, parte do selo Prata da Casa, onde os músicos associados da Orquestra montam a programação. A série "Notas Comentadas" trará um repertório diversificado, indo do clássico ao popular, do brasileiro ao internacional, sempre apresentado ao público pelo setor educativo da Orquestra. 

Classificação indicativa: livre. Programação completa no site: bb.com.br/cultura    

Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura

 

CINEMA 

Entrada gratuita 

Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em bb.com.br/cultura 

  

RIO MOUNTAIN FESTIVAL 2025 

Cinemas I e II

De 15 a 19 de outubro 

O Festival oferece uma seleção de filmes que celebram as atividades ao ar livre, os esportes de aventura, a consciência socioambiental e a rica cultura de montanha. Ao longo de 12 sessões temáticas, serão exibidos 30 filmes que abordam uma diversidade de esportes de montanha, como escalada, trekking, esqui, mountain bike, caiaque, skate, entre outros. Além das exibições cinematográficas, o projeto oferece uma programação complementar que inclui a exposição fotográfica “Patagônia, montanhas d’água”, do fotógrafo Luan Chaves, além de conversas com autores, palestras e atividades especialmente voltadas para o público infanto-juvenil, como slackline, muro de escalada vertical e simulador de asa delta.   

Curadoria: Alexandre Diniz, Alexandre Lazarev, Adhemar Sette, Patrícia Freire e Seblem Mantovani  

 

FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL - 20ª EDIÇÃO  

Cinemas I e II

De 29 de outubro a 07 de novembro e de 12 a 29 de novembro

O Festival celebra, desde 2005, a excelência e a criatividade do cinema italiano, conectando o público brasileiro à essa rica tradição cinematográfica. Idealizado por Nico Rossini e Erica Bernardini, o projeto evoluiu de uma semana temática para um dos principais festivais culturais do país, recebendo grandes nomes do cinema italiano e promovendo filmes inéditos e retrospectivas históricas. As sessões, sempre gratuitas, acontecem em salas de cinema, centros culturais e universidades de todo o Brasil.

Curadoria: Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM

   

CINEMATECA DO MAM NO CCBB 

Cinema II 

De 1º a 13 e 20 a 27 de outubro  

A Cinemateca do MAM traz ao CCBB a mostra “Um cinema britânico?”, que propõe uma reflexão sobre o conceito de “cinema nacional” a partir da construção da identidade britânica no audiovisual. Partindo da crítica de Rosa Luxemburgo aos nacionalismos como instrumentos de dominação estatal, a seleção de filmes procura entender como o cinema se tornou ferramenta de criação de “comunidades imaginadas”. A produção britânica, marcada por tensões internas e influências externas, revela contradições profundas: da hegemonia inglesa sobre expressões escocesas, galesas e irlandesas à exclusão de sotaques e culturas locais. A programação evidencia essas fissuras, com destaque para Hitchcock, o humor ácido da Ealing, os cineastas “exilados” dos anos 1960 e obras “esquisitas” que desafiam padrões. A mostra revela ainda como o cinema britânico, longe de ser homogêneo, é um campo de disputas simbólicas, ironias e críticas à própria ideia de “britanidade”.

Curadoria: Hernani Heffner 

  

CHAPLIN 

Cinema I 

Até 13 de outubro

 

IDEIAS 

Entrada gratuita 

 

CLUBE DE LEITURA CCBB 2025 

08 de outubro – 17h30 - Quarta 

Biblioteca - 5º andar         

 

O Clube de Leitura recebe em outubro a escritora franco-ruandesa Scholastique Mukasonga, cuja obra literária resgata a memória do povo tutsi e denuncia as violências do genocídio de Ruanda. Com uma escrita marcada por elementos autobiográficos e tradição oral, sua obra aborda temas como identidade, colonialismo, o papel social da mulher e memória coletiva. Scholastique recebeu premiações importantes, como o Prix Renaudot (2012), o Prêmio Seligmann (2014) e o Prêmio Simone de Beauvoir (2021), e se consolidou como uma das principais vozes da literatura africana contemporânea.

Curadoria: Suzana Vargas. Mediação: Suzana Vargas e Ramón Nunes Mello.   


ESPAÇO CONCEITO 

Térreo - Quarta a segunda 

Entrada Gratuita 

  

IV BATALHA DE ROBÔS | ESPAÇO CONCEITO BANCO DO BRASIL RJ

11 e 12 de outubro

Para comemorar o aniversário do Banco do Brasil e do CCBB, a Batalha de Robôs retorna ao Espaço Conceito em sua 4ª edição trazendo diversão, entretenimento, segurança e inserção. A competição contará com a participação de times de universidades e do ensino médio. Muito além do entretenimento, a competição de robótica desenvolve, entre outras competências tecnológicas, a capacidade de inovação, espírito empreendedor, trabalho em equipe e superação de desafios. Serão utilizadas arenas padronizadas conforme competições internacionais, assim como regras para cada modalidade.

 

VIRADA SUSTENTÁVEL / O TEMPO VIROU

16 a 19 de outubro

Considerado o principal podcast climático do país, O Tempo Virou realiza seu primeiro encontro presencial às vésperas da COP 30. Mediado por Giovanna Nader, criadora e apresentadora do podcast, o evento promove debates sobre mudanças climáticas, justiça ambiental e sustentabilidade com profissionais de destaque em diversas áreas.

 

QUEREMOS! NO CCBB

2 de outubro – Indie Carioca

 

PROGRAMA EDUCATIVO 

1° andar - Quarta a segunda 

Entrada Gratuita 

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas é um programa de mediação cultural que desenvolve ações para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil. 

O programa apresenta Visitas Teatralizadas, com personagens de época que contam a história do prédio e do Centro do Rio. As visitas possuem audiodescrição e começam no térreo do CCBB e seguem para o quarto andar, onde se encontram as exposições permanentes. Para consultar as datas e horários das visitas com intérprete de Libras, acesse a programação no site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo/ 

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas oferece visitas mediadas à exposição em cartaz no quarto andar do CCBB. Através da mediação em galeria, alunos e demais visitantes terão a oportunidade de ampliar seu repertório e conhecer mais sobre as obras presentes na mostra. 

 

EVENTOS 

Entrada gratuita 

 

ANIVERSÁRIO DO CCBB - JUNTA LOCAL + FLOPEI    

11 e 12 de outubro - Área externa   

Sábado e domingo, das 12h às 19h   

Em comemoração aos 36 anos do CCBB, Junta Local e a FLOPEI ocupam a área externa, celebrando a literatura, os impressos, a gastronomia, e o vibrante centro do Rio de Janeiro.

A Junta Local estará presente com sua feira gastronômica, oferecendo comida boa, local e justa, promovendo conexões entre quem faz e quem consome. Para comemorar esta data especial, o convidado do dia 11 é o sambista Arlindinho.

A FLOPEI (Festa Literária dos ocupantes da Praça XV e intermediações) é fruto da união entre Junta Local, Tijuana, Blooks e LIBRE, com apoio do CCBB, e reúne editoras, livrarias, sebos e artistas gráficos apaixonados por papel e pela cidade.

Esta edição estará concentrada no CCBB e Rua do Mercado, e contará com espaço para atividades infantis na área externa CCBB, com contação de histórias, e outras atividades lúdicas, das 11h às 14h.

Benefício especial: Desconto de 20% em todas as barracas da Junta Local e FLOPEI no pagamento com cartões BB.

 

 

FEIRA DAS YABÁS 

18 de outubro - Área externa 

Sábado, das 13h às 20h    

A Feira das Yabás retorna para área externa do CCBB celebrando a ancestralidade afro-brasileira. Teremos a tradicional roda de samba do seu criador, o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, e sua banda, com convidados especiais.  As comidas das tias representando a gastronomia dos quintais suburbanos, como feijoada, angu à baiana, frango com quiabo, tripa lombeira, macarrão com carne assada e muito mais.

A Feira levará suas tradições e costumes ao território da zona portuária tão representativo da cultura negra no Rio de Janeiro e lá mostraremos um outro lado da cultura diaspórica brasileira.

Benefício especial: Desconto de 10% em todas as barracas no pagamento com cartões BB.

 

BLACK BOM NO CCBB – ESPECIAL 12 ANOS   

25 de outubro - Área externa 

Sábado, das 16h às 00h    

É hora de dançar!  O Grupo Black Bom está de volta ao CCBB, desta vez com seu Baile Completo.

O Baile contará com Banda Consciência Tranquila, DJs, intervenções audiovisuais, performances de dança e feira cultural negra.

Prepare-se para um momento de pura energia ao som dos maiores clássicos da Black Music.

Benefício especial: Desconto de 10% em todas as barracas no pagamento com cartões BB.

   

MUSEU BB 

Entrada gratuita 

4º andar 


COLÓQUIO AS OUTRAS FACES DA MOEDA NA ANTIGUIDADE

18 de outubro – Auditório

Sábado, das 10h às 17h

No dia 18 de outubro de 2025, o CCBB Rio de Janeiro promove o colóquio “As outras faces da moeda na Antiguidade”, evento que integra a programação da exposição “Do Sal ao Digital: O dinheiro na Coleção Banco do Brasil” aos atuais debates sobre numismática e cultura greco-romana. O encontro reúne especialistas e professores do Laboratório de Línguas Antigas (LALIA/UFRRJ) para discutir o papel das moedas como documentos históricos, culturais e simbólicos nas civilizações antigas.

Com uma abordagem interdisciplinar, o colóquio propõe uma reflexão sobre como esses pequenos objetos revelam práticas sociais, dinâmicas de poder e trocas culturais, indo além de sua função econômica. A atividade é voltada para estudantes, professores, pesquisadores e o público interessado em história, arqueologia e cultura.

 

DO SAL AO DIGITAL: O DINHEIRO NA COLEÇÃO BANCO DO BRASIL 

 

O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA   

  

BIBLIOTECA 

5º andar - Quarta a segunda

Regras de visitação e mais informações em: bibliotecasbb.com.br e/ou biblioteca.ccbbrj@bb.com.br 

 

EXPOSIÇÃO ENTRE TÁBUAS E TELAS: A HISTÓRIA DO LIVRO

Até 30 de novembro

 

SERVIÇO   

Releases e materiais de divulgação de cada programação disponíveis no site do CCBB. 


Centro Cultural Banco do Brasil   

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)   

Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br   

Mais informações em bb.com.br/cultura 

Siga o CCBB nas redes sociais: 

facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj |tiktok.com/@ccbbcultura 

Ingressos:   

Meia entrada para estudantes, maiores de 65 anos e pagamentos com cartões BB. 

Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura. 

Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).  

ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017). 





Nenhum comentário